Turma CS106 - Métodos e Técnicas de Pesquisa e de Desenvolvimento de Produtos em Midialogia - Turma A
CS106 A
Métodos e Técnicas de Pesquisa e de Desenvolvimento de Produtos em Midialogia
Google Classroom
Fabiana Tito
11/12/2020 17:05
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina tem como objetivos discutir e realizar trabalhos práticos sobre os seguintes assuntos: método científico e técnicas de pesquisa, pesquisa científica, normas da ABNT, a linguagem científica, monografias, artigos, relatórios, realização de projetos e método científico aplicado ao campo da comunicação.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
BACHELARD, Gaston. A epistemologia. Rio de Janeiro : ed. 70, 1971.
________. A formação do espirito científico (1938). Rio de Janeiro : Contraponto, 1996
ECO, Humberto. Como se faz uma tese (1977). São Paulo : Perspectiva, 1989.
GREGO, John. Sosa, Ernest (org.). Compêndio de epistemologia. São Paulo : Loyola, 2018.
RUDIGER, Francisco. Ciência Social Crítica e Pesquisa em Comunicação. Porto Alegre : Ed. Unisinos, 2002.
GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Human Architecture: Journal of the Sociology of Self-Knowledge, v. XI, issue 1, 2013, p. 73-90.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
A disciplina tem como objetivos discutir e realizar trabalhos práticos sobre os seguintes assuntos: método científico e técnicas de pesquisa, a linguagem científica, fichamento e resenhas, monografias, artigos, relatórios, realização de projetos e método científico aplicado ao campo da comunicação/audiovisual. Almeja-se também introduzir a pesquisa científica em nossa universidade, o conhecimento da sua estrutura de pesquisa e ensino, assim como da estrutura macro brasileira de desenvolvimento e veiculação de pesquisas universitárias.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A nota final da disciplina será composta pela produção de exercícios propostos em sala de aula,
pela realização de seminários em grupo e pela realização do trabalho final da disciplina.
Cronograma (Plano de Aula)
1ª aula : Estruturas de pesquisa
- A estrutura da Unicamp e do Instituto de Artes
- Ensino, pesquisa e extensão
- As agências de fomento (Capes, CNPq, Fapesp)
- O percurso da pesquisa (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado)
- O campo das pesquisas em Ciências Humanas/Humanidades/Comunicação/Artes. As sub-áreas: Cinema e audiovisual, Mídias digitais, Publicidade, Relações públicas, Jornalismo, Biblioteconomia
2ª aula : Como organizar uma pesquisa
- A epistemologia : racionalismo ativo x filosofia empírica
- Exegese e hermenêutica
- Hipótese sem contradição e erros retificados
- O tema, a abordagem, o campo teórico
- Como estruturar um projeto de pesquisa : o objeto, o objetivo, a problemática, a justificativa, os materiais e métodos, o sumário, as fontes.
3ª aula :
- As fontes de pesquisa : fontes primárias, fontes secundárias e fontes discutíveis. Fontes bibliográficas e objetos de pesquisa.
- Visita guiada à biblioteca
4ª aula :
- Os obstáculos epistemológicos (Bachelard)
- O plágio, a informalidade, as generalidades, a superficialidade
- A importância da análise
- Outras epistemologias
5ª à 15a aula :
- Fichamentos, resenhas, artigos e projetos de pesquisa : discussão sobre a prática e proposta de trabalho
Metodologia (Plano de Aula)
A disciplina será desenvolvida por meio de aulas presenciais expositivas e de experiências e exercícios práticos em grupo e/ou individuais.