Turma CS200 - Captação e Edição de Áudio - Turma A
CS200 A
Captação e Edição de Áudio
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Fabiana Tito
11/12/2020 17:05
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Discutir sobre os processos de gravação e registro sonoro e de produção sonora em ambiente analógico e digital. Contextualizar sobre a importância do material sonoro nas diversas produções de mídias audiovisuais e/ou suportes digitais, visando a instrumentalização para o conhecimento básico sobre as tecnologias de produção sonora e habilitar para a manipulação básica de material sonoro gravado em ambiente digital e sua utilização nas diversas mídias existentes.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
- ALTEN, Stanley R. Audio in Media. California, Wadsworth, 1990.
- ANDERSON, Craig. MIDI for musicians. New York, Amsco Publications, 1986.
- COLEMAN, M. Playback: From the vitrola to MP3, 100 Years of music, Machines and Money. New York, DaCapoPress, 2003.
- EARGLE, John. The Microphone Handbook. New York, Ela Publishing, 1981.
- GIBSON, David, PETERSON, George. The Art of Mixing: a Visual Guide to Recording, Engineering and Production (Mix Pro Audio Serie). Mix Bookshelf, 1995.
- JOURDAIN, Robert. Música, cérebro e êxtase. Objetiva, Rio de Janeiro, 1998.
- LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo, Editora 34. 1995.
- PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo, Martins Fontes, 1984.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
- DERTOUZOS, Michael. O que será. São Paulo, Schwarcz, 1997.
- MASSEY, Howard. The MIDI Home Studio. New York, Amsco Publications, 1988.
- KARLIN, Fred. On the Track: a guide to contemporary film scoring. New York, Schirmer Book, 1990.
- McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. São Paulo, Cultrix, 1969.
- MUGGIATI, Roberto. Rock o grito e o mito: a música pop como forma de comunicação e contracultura. Petrópolis, Vozes, 1973.
- SANS, Howard. Editorial Staff Dictionary of Audio & Hi-Fi. Indianapolis, Howard W. Sans & Co. Ltda, 1975.
- SCHAEFFER, Pierre. La Musique Concrete. Paris, Presses Universitaires de France, 1967.
- WILKINSON, T. A. The Approach to Professional Audio, Butterworth-Heinemann, 1994.
- WILKINSON, Scott; Oppenheimer, Steve; Ishan; Mark. Anatomy os a home studio – How everything really works, from microphones to midi mix. Bookshelf, 1995.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Trabalhar conceitos básicos de equipamentos de registro, gravação e mixagem, visando instrumentalizar o aluno ao manuseio básico de equipamentos em diversas situações de trabalho.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Média entre os trabalhos apresentados.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
em brancoObservação (Plano de Aula)
Conteúdo programático:
Aula 1 – Breve histórico das tecnologiaas de registro sonoro – terminologia.
Aula 2 – Conceitos básicos de áudio
Aula 3 – Microfones – tipos e finalidades, técnicas básicas de posicionamento, discussão sobre fontes sonoras e equipamentos de registro.
Aula 4 – Edição e finalização em áuido e as interfaces sonoras.
Aula 5 – Tecnologia e linguagens sonoras.
Aula 6 – Manipulação básica de equipamentos: microfones, mesas de áudio, compressores, gravadores digitais, softwares e hardwares dedicados à produção sonora.
Aula 7, 8,9 – Seminários de alunos
Aula 10, 11, 12, 13 – Aulas de audição e discussão sobre trabalhos de áudio para diversas mídias
Aula 14 e 15 – Avaliação.