Turma CS301 - História do Rádio - Turma A
CS301 A
História do Rádio
Google Meet, Google Classroom
Fabiana Tito
EMENTA: •Estudo do rádio, do ponto de vista da tecnologia, do mercado, das relações socioeconômicas e políticas, da linguagem, dos gêneros e da recepção. Enfoque histórico e teórico, por meio da reflexão conceitual e de experiências, partindo de seu surgimento, passando pelo "Período de Ouro", até sua convivência com a televisão e o atual período de convergência digital. A interação entre o rádio e as demais mídias: cinema, televisão e novas mídias. O rádio como um importante mediador da cultura brasileira e da cultura audiovisual.
DINÂMICA:
Atividades Coletivas Remotas: Seminários pnline; Discussão de textos, Escuta crítica comentada e discutida; •Opção de Produção: Realização de Roteiro, Programas de Rádio e Drama Radiofônico, dentro da temática da História do Rádio no Brasil
Atividades Individuais: Realização de trabalhos práticos sobre Narrativa Sonora; Leitura, Escuta e Reflexão sobre Material de Apoio; Acompanhar as atividades, realizar tarefas e entregar resultados cf. definido e divulgado no GoogleClassroom. Opção de Trabalho escrito: Monografia
ATIVIDADES
•Videoaulas
•Atividades mediadas por videoconferência
•Seminários remotos
•Discussões de textos e escuta critica
•Trabalhos práticos
•Trabalhos individuais
•Trabalho prático criativo opcional em Grupo
AQUISIÇÕES:
•Vivência e consciência de narrativas sonoras e paisagens sonoras – através de atividades práticas individuais;
•Prática de escuta critica;
•Técnicas de produção sonora aplicadas à produção radiofônica e radiodifusão;
•Pesquisa documental, elaboração de roteiro e produção em grupo de peça de radio – radio drama – abordando algum aspecto da história do Radio no Brasil – atividade em grupo
•Pesquisa documental e reflexão crítica em trabalho escrito em formato de Monografia – cf. TEMPLATE a ser disponibilizado durante o semestre.
11/12/2020 17:06
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo do rádio, do ponto de vista da tecnologia, do mercado, das relações socioeconômicas e políticas, da linguagem, dos gêneros e da recepção. Enfoque histórico e teórico, por meio da reflexão conceitual e de experiências, partindo de seu surgimento, passando pelo "Período de Ouro", até sua convivência com a televisão e o atual período de convergência digital. A interação entre o rádio e as demais mídias: cinema, televisão e novas mídias. O rádio como um importante mediador da cultura brasileira e da cultura audiovisual.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Conteúdo programático:
- Apresentação da disciplina 02/03
Filme: A era do rádio (Woody Allen, 1987)
- A paisagem sonora: conceituação e ênfase nas sonoridades pós-Revolução Industrial e Eletrônica. 09/03
SCHAFER, R. M. Capítulos: A Revolução Industrial e A Revolução Elétrica. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. São Paulo: Editora Unesp, 2001.p.107-147
- Teorias do rádio (áudio) 16/03
BRECHT, B. Teoria do rádio (1927-1932). In: MEDITSCH, E. Teorias do rádio: textos e contextos, volume 1. Florianópolis: Insular, 2005. P.35-98
- Os gêneros radiofônicos – ênfase na ficção 23/03
ALVES, W. A cozinha eletrônica. In: MEDITSCH, E. Teorias do rádio: textos e contextos, volume 1. Florianópolis: Insular, 2005. p.303-326
5. Histórico do rádio no Brasil 30/03
CALABRE, L. A era do rádio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
- A experimentação artística: radioarte
a) Radio performance; b) Radio documentário; c) Rádio e cultura popular; d) Montagem e rádio
7. Laboratório de criação em rádi
Bibliografia (Catálogo da DAC)
•ALVES, W. A cozinha eletrônica. In: MEDITSCH, E. Teorias do rádio: textos e contextos, volume 1. Florianópolis: Insular, 2005. p.303-326
•BRECHT, B. Teoria do rádio (1927-1932). In: MEDITSCH, E. Teorias do rádio: textos e contextos, volume 1. Florianópolis: Insular, 2005.
•BRIGGS, A., BURKE, P. Uma história social da mídia. Rio de Janeiro: 2004.
•CALABRE, Lia. A era do radio. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar
•COLLACO, Vera. Radioteatro e o direito de sonhar In.: Congreso Internacional de Teatro Iberoamericano y Argentino, 2008. Anais… Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires
•CROOK, Tim. Radio Drama: theory and practice. London: Routledge, 1999.
•DE PAULA, Julio. No Ar On Line. 2011
•ESSLIN, M. Uma anatomia do drama. Trad. B. Heliodora. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
•FERRARETTO - KLOCKNER E_o_radio EdiPUCRS, 2010 Disponivel em: < E o rádio?: novos horizontes midiáticos (pucrs.br) >
•KOPETZKY, Helmut Vamos ouvir novamente
KOPETZKY, Helmut. Auf der inneren Leinwand. Feature-Workshop publicado pela revista Cut, ago. 2000.
•< Auf der inneren Leinwand | Helmut Kopetzky (helmut-kopetzky.de) >
•LEDOS J.-J. Petite contribution à l’histoire de la radio Paris: L’Harmattan, 2012
•MANZANO. Ouvido-reporter - jornalismo acústico INTERCOM 2002
•McLEISH, Robert. Produção de Rádio. Trad. Mauro Silva. São Paulo: Summus, 2001.
•MEDEIROS, Ricardo. Radioteatro: entre dois amores. UFSC. Disponível em: < R0938-1 (intercom.org.br) >
•NOISEAU, 2003 Le documentaire_radio INSAS FR. Disponvel em: < documentaire_Noiseau.PDF (lesonbinaural.fr) >
•SCHACHT - BESPALHOK “O feature radiofônico” UEL Disponível em: < R1184-2.PDF (intercom.org.br) >
•SCHAFER, R. M. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
•SILVA, Júlia L. De O. Albano. Rádio: oralidade mediatizada. São Paulo: Annablume, 1999.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Estudo teórico e prático das formas, técnicas, das ideias e dos conceitos do rádio, suas relações com outras mídias e seu papel na construção de paisagens sonoras.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Atividades de leitura e discussão de textos em sala de aula e trabalho final.
AVALIAÇÃO
Opção por TRABALHO Criativo EM GRUPO
Opção por Trabalho Escrito Individual
Nota N
Media Final = N
Cronograma (Plano de Aula)
PROGRAMA
•A Historia do Rádio;
•Tecnologia do Rádio;
•A Historia do Radio no Brasil
–A era do Radio – L. A. CALABRE / Documentarios BBC
•Teorias do Rádio
•Gêneros radiofônicos:
–Drama radiofônico;
–Documentário sonoro;
–Rádio como Arte – A. COHEN
–A cozinha eletrônica – W. ALVES
•Seminários com Radialistas e Pesquisadores convidados;
•Exercícios individuais de Narrativa Sonora com recursos técnicos alternativos;
•Opção 1: Criação em grupo de um drama radiofônico relacionado a algum aspecto da História do Rádio no Brasil;
•Opção 2: Trabalho escrito de aprofundamento sobre algum dos assuntos abordado durante o semestre nesta disciplina.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, seminários, discussões de textos, audições comentadas e discutidas , trabalhos praticos e trabalho final.
•Videoaulas
•Seminários
•Trabalhos práticos
•Escuta comentada e discutida de produções radiofônicas
•Leitura e discussão de textos em sala de aula.
•Pesquisa Documental
•Opção1: Produção de um rádiodrama relacionado à História do Rádio no Brasil
•Opção 2: Realização de Trabalho escrito – Monografia – aprofundamento e reflexão critica sore assuntos abordados em aula
Observação (Plano de Aula)