Turma CS302 - História da TV e do Vídeo - Turma A

Código / Turma

CS302 A

Nome

História da TV e do Vídeo

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
11/12/2020 17:07
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Gilberto Alexandre Sobrinho

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo dos processos de desenvolvimento da televisão, nos contextos mundial e nacional. A disciplina busca compreender a história da televisão do ponto de vista da evolução tecnológica, dos aspectos relativos à linguagem, em suas singularidades e convergências, e de questões de gênero e de recepção. A abordagem do meio contempla também uma visão sobre os determinantes econômicos, sociais e políticos no desenvolvimento da televisão e, por fim, busca estabelecer as diretrizes do papel da TV na definição de uma cultura audiovisual.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

CURTIN, Michael, HOLT, Jennifer, SANSON, Kevin. Distribution revolution: conversation about the digital future of film and television. Oakland: University of California Press, 2014.

ESQUENAZI, Jean-Pierre. As séries televisivas. Lisboa: Texto & Grafia, 2011. GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.

HALL, Stuart. Codificação/Decodificação. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

HUDSON, Dale, PEDERSON, Claudia, ZIMMERMANN, Patricia. Iterações ambientais: habitats digitais e a construção de mundos de telas múltiplas. SOBRINHO, Gilberto Alexandre Sobrinho. Cinemas em redes: tecnologia, estética e política na era digital. Campinas: Papirus, 2016.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

NEWMAN, Michael Z. Video revolutions: on the history of a médium. Nova Iorque: Columbia Press, 2014.

PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de televisão. São Paulo: Perspectiva, 2012.

PARENTE, Andre. (Org.) Imagem-máquina. A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeio: 34, 1993. RAMOS, José. M. Cinema, televisão e publicidade: cultura popular de massa no Brasil nos anos 1970-

80. São Paulo: Annablume, 2004.

RIBEIRO, Ana Paula.Goulart. Et al. História da televisão no Brasil: do início aos dias de hoje. São Paulo: Contexto, 2010.

RUSH. Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006. SOBRINHO, Gilberto Alexandre Vídeo e televisão independentes no Brasil e a produção de documentários. Lumina, Vol.8 • nº1 • junho 2014.

SOBRINHO, Gilberto Alexandre As imagens indisciplinadas do documentário em vídeo: panorama do analógico ao digital. Lumina, Vol.10 • nº3 • dezembro 2016.

SOUZA, José Carlos Aronchi. Gêneros e formatos na televisão brasileira. São Paulo: Summus, 2021.

WILLIAMS, Raymond. Televisão: tecnologia e forma cultural. Belo Horizonte: Boitempo, 2016.

*outros títulos poderão ser incluídos durante a apresentação do programa no primeiro dia de aula. 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 4
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

O objetivo da disciplina é oferecer um panorama crítico da história e das teorias da televisão e do vídeo, bem como instrumentalizar alunos e alunas teórico-criticamente em relação aos produtos televisivos e videográficos e suas interconexões. A abordagem dos estudos destacam aspectos tecnológicos, socioculturais e de linguagem, e o foco nas análises sublinham questões de gênero, etnia, nação e de raça na programação televisiva e na obra de artistas ligados ao vídeo. Finalmente, busca-se oferecer ferramentas de análise para compreender a história da TV e do Vídeo nos âmbitos da cultura analógica e digital.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Atividades de leitura, presença nas discussões em sala de aula, seminários, provas escritas.

Cronograma (Plano de Aula)

* O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PODERÁ TER MODIFICAÇÕES EM SUA VERSÃO FINAL E SERÁ APRESENTADO OFICIALMENTE AOS ESTUDANTES NO PRIMEIRO DIA DE AULA. 

I - A RADIODIFUSÃO TELEVISIVA

  1. O pensamento de Raymond Williams e a visão culturalista sobre tecnologia e TV. Fluxo e as características da programação televisiva: a grade televisiva, gêneros e formatos -

Texto: Programação: Distribuição e fluxo, de Raymond Williams

 

  1. Gêneros e formatos na televisão brasileira

Texto: Gêneros e formatos na televisão brasileira, de José Carlos Aronchi de Souza

 

  1. Televisão, Estado, cidadania e mercado: as formas do público e do privado na exploração televisiva

Textos: “Cinema, televisão e cinema publicitário”, de José Mário Ortiz Ramos, e “A renovação estética da TV”, de Igor Sacramento e Ana Paula Goulart Ribeiro

 

  1. Os estudos culturais e a TV: debatendo recepção e relações étnico-raciais e de gênero e sexualidade -

Textos: Codificação/Decodificação, de Stuart Hall

Filmes: A negação do Brasil (Joel Zito Araújo, 2000) e Hebe – A estrela do Brasil (Maurício Farias, 2019)

 

  1. – A EMERGÊNCIA DO VÍDEO

 

  1. - O vídeo: história, estética e linguagem

Texto: Video revolutions: on the history of a medium, de Michael Newman

 

  1. – Expressões e narrativas do videoativismo

Textos: Vídeo e televisão independentes no Brasil e a realização de documentários e As imagens indisciplinadas do documentário em vídeo: panorama do analógico ao digital, todos de Gilberto Alexandre Sobrinho

 

  1. – A videoarte e outras expressões artísticas ligadas ao vídeo – Textos: Videoarte e Videoinstalação, de Michael Rush.

 

  1. – GÊNEROS E FORMATOS

 

  1. - As narrativas seriadas

Textos: Capítulos “As séries imóveis” e “As séries evolutivas”, de Jean-Pierre Esquenazi, em “As séries televisivas” e o capítulo “A telenovela e sua estrutura”, de Renata Pallottini, em “Dramaturgia de televisão.

 

  1. - Notícias e reportagens e documentários: negociações e construções com o real

Textos: A influência do jornalismo, de Pierre Bourdieu, Televisão/Revolução: o caso Romênia, de Jean Baudrillard e A televisão e a guerra do Golfo, de Laymert Garcia dos Santos.

Filme: Videogramas de uma revolução (1992, Harun Farocki e Andrei Ujica

 

IV– ECOSSISTEMAS DIGITAIS

  1. - Comunicação em redes: definindo a cultura da convergência

Textos: Introdução: Venere no altar da convergência: um novo paradigma para entender a transformação midiática, de Henry Jenkins, e As três ecologias, de Felix Guatarri.

 

  1. – As dinâmicas na distribuição pós-digital

Textos: “Iterações ambientais: hábitats digitais e a construção de mundos de telas múltiplas”, de Dale Hudson, Claudia Pederson e Patricia Zimmermann. “As três ecologias”, de Felix Guattarri e “Making a revolution”, de Martin Curtin, Jennifer Holt e Kevin Sanson

 

 

12, 13 e 14: Seminários –

Temas:

  1. Transmissão e representação de grandes eventos públicos (esportes, carnaval, manifestações políticas etc.);
  2. Programas e programação infantil;
  3. Reality shows: formatos e recepção;
  4. Música e televisão: indústria fonográfica, videoclipe, shows etc.
  5. Youtube e os agenciamentos na produção amadora e profissional;
  6. O documentário na televisão e no vídeo
  7. Série narrativa ficcional
  8. Televisão, vídeo e a cultura geek
  9. Televisão, vídeo e a veracidade: pós-verdade e Fake News
  10. Televisão e o branded content

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, visionamento e análise de material audiovisual, trabalhos em grupos e orientações de alunos.

Não serão utilizados dispositivos de TW (Trigger Warming), o conteúdo de sala de aula é de responsabilidade do professor.

Observação (Plano de Aula)

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