Turma CS303 - Edição de Produtos Audiovisuais - Turma A
CS303 A
Edição de Produtos Audiovisuais
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
11/12/2020 17:07
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A montagem ou edição é uma das etapas principais na produção do sentido na produção audiovisual e sua realização implica em uma análise minuciosa de todo material de imagem e som que deverá compor o produto final. É o momento final da criação, quando se determina a articulação das imagens, entre elas e sua relação com o som. Objetiva fornecer um instrumental, técnico e crítico para a concepção e realização dos procedimentos editoriais. Enfoca as questões de produção de sentido nos diversos meios de comunicação.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Conteúdo programático:
A montagem fílmica no cinema silencioso: de Lumière e Méliès à narrativa decupada multiplanar de Griffith.
2. A montagem na desconstrução na narrativa cinematográfica no cinema silencioso: a montagem intelectual, o surrealismo, o expressionismo e as abstrações experimentais.
3. “Fragmentos da verdade”: as experiências de Kuleshov, a montagem poético-autoral de D. Vertov e as colagens de J.L. Godard.
4. A arte e a técnica das inserções de ruídos, músicas incidentais, silêncio e diálogos na construção sonora audiovisual.
5. A introdução e o papel das cores na produção e na finalização cinematográfica.
6. A edição multiplanar em tempo real: aspectos narrativos, tecnológicos e conjunturais da linguagem televisiva ao vivo e seus desdobramentos contemporâneos.
7. Características genéricas das produções seriadas para televisão e novas mídias: heranças radiofônicas e cinematográficas.
8. Colorização: produção e pós-produção de paletas cromáticas.
9. Videoarte, videoclipes, home videos e plataformas on-line: aspectos comparativos e transformadores entre a produção de vídeos analógicos e digitais.
10. Edição e pós-produção: plataformas digitais e os desafios da pós-produção transmídia, cross-media em múltiplas telas.
11. Aspectos hiper-narrativos de produtos interativos em realidades virtuais e aumentadas: arquiteturas sistêmicas e agenciamento sob perspectivas narratológicas e ludológicas.
12. Iniciação à edição algorítmica via IA.
13. Práticas em softwares de edição
Bibliografia (Catálogo da DAC)
AUMONT, Jacques. A estética do filme. 5 a. Ed. Campinas/SP: Papirus, 2007 (Coleção Ofício de Arte e Forma).
BORDWELL, David; KRISTIN THOMPSON. A arte do cinema: uma introdução. Campinas e São Paulo: Editora da UNICAMP e EDUSP, 2013.
BUSHOFF, Nrunhild (Ed.) Developing interactive narrative content. Munique: Sagas Sagasnet Reader, 2002.
CHION, Michel. A Audiovisão. Lisboa: Texto & Grafia, 2008.
DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo – história, teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
EISENSTEIN, Serguei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
___________. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
KULECHOV, Leon. Tratado de la realización cinematográfica. Editora Futuro: Buenos Aires, 1947.
LEONE, Eduardo. Reflexões sobre a montagem cinematográfica. Belo Horizonte: Editora
UFMG/Mídia@rte, 2005.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: SENAC, 2000
__________. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1988.
__________. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
MURRAY, Janet. Hamlet no hollodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Unesp / Itaú Cultural, 2003.
MURCH, Walter. Num piscar de olhos – a edição sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
REISZ, Karel e MILLAR, Gavim. A técnica da montagem cinematográfica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/Embrafilme, 1978.
RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
RYAN, Marie-Laure. Narrative as virtual reality. Baltimore / London, 2001.
SAMADA, Yuri; SAMADA, Vera. Vídeo digital. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.
TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Fundamentar e instrumentalizar técnica e criticamente à prática da edição de som e imagens nas diferentes e contemporâneas inferfaces de veiculação de conteúdo audiovisual.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação da capilaridade dos trabalhos práticos realizados com os objetivos da dsiciplina.
Cronograma (Plano de Aula)
Apresentação e discussão do Programa.
Montagem e Edição: conceitos, sentidos e ética. Efeito Kuleshov
Assistir ao vídeo "Aula I" e ao filme "A Revolução não será Televisionada".
Da ilusão ao espetáculo
Roda de conversa: debate e proposição do trabalho 01 (para quem tem câmera).
Realização de trabalho prático;. Redescobrindo Meliès
Apresentação e discussão dos trabalhos práticos.
Do espetáculo à narrativa: a gênese cinematográfica / Planos cinematográficos, decupagem e continuidade / O cinema de Eisenstein: a “quarta parede” e a “gramatologia” da montagem cinematográfica.
Assistir a trechos dos filmes
"O Encouraçado Potemkin" e "Outubro" (S. Eisenstein).
Continuidade de eixos de câmera e de ação.
Roda de conversa: debate e proposição do trabalho 02 (para quem tem câmera).
Pré-produção e roteirização de adaptação de trecho do filme: “Corra, Lola, Corra!”(Fassbinder). / Gravação e Edição de adaptação livre de “Corra Lola Corra” – exercícios práticos de instrumentalização (eixos de câmera, de ação e sonoplastia: ruídos e “foleys”.
A sonoridade na tela e a linguagem audiovisual: bases para uma edição sonora
Assistir a trechos do filme “Tempos Modernos”. (Chaplin, 1936)
O cinema documentário de Dziga Vertov: “olhar autoral dos fatos” / Documentários "Artificiais"
Assistir previamente ao filme "Um Homem com Uma Câmera".
Palestra com Convidado(a)
24/05
Cores: construção e desconstrução cromática de palletas
Youtube
Assistir vídeo Aula IV
e materiais fornecidos pelo Pedro Pinho.
Debate no google Meet.
31/05
Google Meet 09:30
Apresentação dos trabalhos práticos 2.
(1o corte)
07/06
A "desconstrução narrativa": da poética cinematográfica à videoarte instantânea.
Youtube
Assistir aos filmes "Um cão andaluz" (Buñuel), os do Man Ray e alguns que eu vou postar ainda (Youtube, Tik Tok).
14/06
"Live Edition" a linguagem sui-generis televisiva
Youtube (live) 09:00h
Processos Interativos (games, RV): a narrativa e a regra.
Google Meet 09:00
Apresentação dos trabalhos finais.
Metodologia (Plano de Aula)
Disponibilização de conteúdo EaD (textos em PDF, vídeos e links de conteúdo disponível na Internet selecionado para referências.
Aulas expositivas ao vivo e gravadas.
Execução de exercícios práticos individuais (sujeito à disponibilidasde tecnológica).
Rodas de comversa em ambiente virtual para orientações e retorno crítico (feedback) dos trabalhos realizados.