Turma CS303 - Edição de Produtos Audiovisuais - Turma A

Código / Turma

CS303 A

Nome

Edição de Produtos Audiovisuais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
11/12/2020 17:07
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paulo Cesar da Silva Teles

Ementa (Catálogo da DAC)

A montagem ou edição é uma das etapas principais na produção do sentido na produção audiovisual e sua realização implica em uma análise minuciosa de todo material de imagem e som que deverá compor o produto final. É o momento final da criação, quando se determina a articulação das imagens, entre elas e sua relação com o som. Objetiva fornecer um instrumental, técnico e crítico para a concepção e realização dos procedimentos editoriais. Enfoca as questões de produção de sentido nos diversos meios de comunicação.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conteúdo programático:

A montagem fílmica no cinema silencioso: de Lumière e Méliès à narrativa decupada multiplanar de Griffith.

2. A montagem na desconstrução na narrativa cinematográfica no cinema silencioso: a montagem intelectual, o surrealismo, o expressionismo e as abstrações experimentais.

3. “Fragmentos da verdade”: as experiências de Kuleshov, a montagem poético-autoral de D. Vertov e as colagens de J.L. Godard. 

4. A arte e a técnica das inserções de ruídos, músicas incidentais, silêncio e diálogos na construção sonora audiovisual.

5. A introdução e o papel das cores na produção e na finalização cinematográfica.

6. A edição multiplanar em tempo real: aspectos narrativos, tecnológicos e conjunturais da linguagem televisiva ao vivo e seus desdobramentos contemporâneos.

7. Características genéricas das produções seriadas para televisão e novas mídias: heranças radiofônicas e cinematográficas. 

8. Colorização: produção e pós-produção de paletas cromáticas.

9. Videoarte, videoclipes, home videos e plataformas on-line: aspectos comparativos e transformadores entre a produção de vídeos analógicos e digitais.

10. Edição e pós-produção: plataformas digitais e os desafios da pós-produção transmídia, cross-media em  múltiplas telas.

11. Aspectos hiper-narrativos de produtos interativos em realidades virtuais e aumentadas: arquiteturas sistêmicas e agenciamento sob perspectivas narratológicas e ludológicas.

12. Iniciação à edição algorítmica via IA.

13. Práticas em softwares de edição

Bibliografia (Catálogo da DAC)

AUMONT, Jacques. A estética do filme. 5 a. Ed. Campinas/SP: Papirus, 2007 (Coleção Ofício de Arte e Forma).

BORDWELL, David; KRISTIN THOMPSON. A arte do cinema: uma introdução. Campinas e São Paulo: Editora da UNICAMP  e EDUSP, 2013.

BUSHOFF, Nrunhild (Ed.) Developing interactive narrative content. Munique: Sagas Sagasnet Reader, 2002.

CHION, Michel. A Audiovisão. Lisboa: Texto & Grafia, 2008.

DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo – história, teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

EISENSTEIN, Serguei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

___________. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

KULECHOV, Leon. Tratado de la realización cinematográfica. Editora Futuro: Buenos Aires, 1947.

LEONE, Eduardo. Reflexões sobre a montagem cinematográfica. Belo Horizonte: Editora

UFMG/Mídia@rte, 2005.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: SENAC, 2000

__________. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1988.

__________. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.

MURRAY, Janet. Hamlet no hollodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Unesp / Itaú Cultural, 2003.

MURCH, Walter. Num piscar de olhos – a edição sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

REISZ, Karel e MILLAR, Gavim. A técnica da montagem cinematográfica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/Embrafilme, 1978.

RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013. 

RYAN, Marie-Laure. Narrative as virtual reality. Baltimore / London, 2001.

SAMADA, Yuri; SAMADA, Vera. Vídeo digital. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.

TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 1
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Fundamentar e instrumentalizar técnica e criticamente à prática da edição de som e imagens nas diferentes e contemporâneas inferfaces de veiculação de conteúdo audiovisual.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação da capilaridade dos trabalhos práticos realizados com os objetivos da dsiciplina.

Cronograma (Plano de Aula)

Apresentação e discussão do Programa.

Montagem e Edição: conceitos, sentidos e ética. Efeito Kuleshov

Assistir ao vídeo "Aula I" e ao filme "A Revolução não será Televisionada".

Da ilusão ao espetáculo

Roda de conversa: debate e proposição do trabalho 01 (para quem tem câmera).

Realização de trabalho prático;. Redescobrindo Meliès

Apresentação e discussão dos trabalhos práticos.

Do espetáculo à narrativa: a gênese cinematográfica / Planos cinematográficos, decupagem e continuidade / O cinema de Eisenstein: a “quarta parede” e a “gramatologia” da montagem cinematográfica.

Assistir a trechos dos filmes

"O Encouraçado Potemkin" e "Outubro" (S. Eisenstein).

Continuidade de eixos de câmera e de ação.

Roda de conversa: debate e proposição do trabalho 02 (para quem tem câmera).

Pré-produção e roteirização de adaptação de trecho do filme: “Corra, Lola, Corra!”(Fassbinder). / Gravação e Edição de adaptação livre de “Corra Lola Corra” – exercícios práticos de instrumentalização (eixos de câmera, de ação e sonoplastia: ruídos e “foleys”.

A sonoridade na tela e a linguagem audiovisual: bases para uma edição sonora

Assistir a trechos do filme “Tempos Modernos”. (Chaplin, 1936)

O cinema documentário de Dziga Vertov: “olhar autoral dos fatos” / Documentários "Artificiais"

Assistir previamente ao filme "Um Homem com Uma Câmera".

Palestra com Convidado(a)


 

24/05

Cores: construção e desconstrução cromática de palletas

Youtube

Assistir vídeo Aula IV

e materiais fornecidos pelo Pedro Pinho.

Debate no google Meet.

31/05

 

Google Meet 09:30

Apresentação dos trabalhos práticos 2.

(1o corte)

07/06

A "desconstrução narrativa": da poética cinematográfica à videoarte instantânea.

Youtube

Assistir aos filmes "Um cão andaluz" (Buñuel), os do Man Ray e alguns que eu vou postar ainda (Youtube, Tik Tok).

14/06

"Live Edition" a linguagem sui-generis televisiva

Youtube (live) 09:00h

 

Processos Interativos (games, RV): a narrativa e a regra.

 

 

Google Meet 09:00

Apresentação dos trabalhos finais.

Metodologia (Plano de Aula)

Disponibilização de conteúdo EaD (textos em PDF, vídeos e links de conteúdo disponível na Internet selecionado para referências.

Aulas expositivas ao vivo e gravadas.

Execução de exercícios práticos individuais (sujeito à disponibilidasde tecnológica).

Rodas de comversa em ambiente virtual para orientações e retorno crítico (feedback) dos trabalhos realizados.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco