Turma CS304 - História do Cinema I - Turma A
CS304 A
História do Cinema I
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Fabiana Tito
11/12/2020 17:07
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina apresenta um panorama abrangente da história do cinema, da irrupção do "primeiro cinema" à formação e estabelecimento do cinema clássico. O método inclui o estudo de escolas e gêneros, análises de filmes e reflexões sobre a forma, o texto e o contexto de produção, bem como a inter-relação entre filme e outras artes e mídias.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Conteúdo programático:
I - Da técnica à arte: a formação do primeiro cinema
1. Perspectiva artificialis na pintura, na fotografia e no cinema;
2. Primeira década (1895 a 1907): o cinema de atrações;
3. Segunda década (1907 a 1915): o cinema de transição.
II – Cinema clássico e conquista da narratividade: a imagem-movimento
1. Estabelecimento dos três domínios do cinema nos anos de 1920: cinema ficcional, cinema documental e cinema experimental;
2. Hollywood e o sistema de estúdios;
3. Cinema de ficção versus cinema de realidade, nascimento do documentário: “tratamento poético das atualidades” (Grierson), “tomar a vida de improviso” (Vertov), “ponto de vista documentado’ (Vigo);
4. As sinfonias urbanas (Cavalcanti, Ruttman, Vertov, Ivens, Vigo);
5. Expressionismo alemão;
6. Impressionismo francês;
7. Montagem soviética;
8. Surrealismo;
9. A noção de gênero no cinema: western, musical, film noir;
10. Conclusão: o pós-guerra e a ruptura do cinema moderno, com o deslocamento da imagem-movimento para a imagem-tempo.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
AUMONT, Jacques et al. – A estética do filme. Campinas, Papirus, 1995.
BURCH, Noel – Práxis de cinema. São Paulo, Perspectiva, 1995.
COSTA, Flávia C. – O primeiro cinema: Espetáculo, narração, domesticação. São Paulo, Azougue, 2ª edição, 2005.
DELEUZE, Gilles – A imagem-movimento. São Paulo, Brasiliense, 1985.
MACHADO, Arlindo – Pré-Cinemas & Pós-Cinemas. Campinas, Papirus, 1997.
MASCARELLO, Fernando (org.) – História do Cinema Mundial. Campinas, Papirus, 2006.
RAMIÓ, J. R. & THEVENET, H. A. (orgs.) – Fuentes y Documentos del Cine/La Estética, las Escuelas y los Movimientos. Barcelona, Fontamara, 1985.
XAVIER, Ismail – Sétima arte, um culto moderno. São Paulo, Perspectiva, 1978.
_____________ (org.) – A experiência do cinema. Rio de Janeiro, Graal/Embrafilme, 1983.
_____________ (org.) – O cinema do século. Rio de Janeiro, Imago, 1996.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
O propósito da disciplina é introduzir o aluno na história do cinema, recortando nesse momento dois períodos – primeiro cinema e cinema clássico – que se desdobrarão na disciplina seguinte, História do cinema II, em cinemas moderno e contemporâneo, munindo-o, assim, de uma visão crítica desta história, construída a partir de suas relações com heranças artísticas anteriores e de sua formação como arte por excelência da modernidade.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A avaliação será feita com base na frequência e participação nas aulas, nos seminários grupais e num texto individual de cada participante sobre o tema do seminário.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, com projeção de filmes e realização de seminários de textos específicos sobre os temas abordados.
Observação (Plano de Aula)