Turma CS400 - Computação Gráfica - Turma A
CS400 A
Computação Gráfica
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Fabiana Tito
11/12/2020 17:08
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Conceitos básicos de produção em Computação Gráfica voltada à finalização de produtos audiovisuais.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Plataformas digitais: digitalização, produção e geração de imagens. Exercícios básicos de digitalização, arquivamento e desenhos bi-dimensionais em software disponível;
- Interfaces gráficas bi-dimensionais (2D): ordenação de “camadas” (layers), diagramação; e vetorização. Exercícios práticos em estações de trabalho e softwares disponíveis;
- Princípios de animação digital: stop-motion (desenhos e fotografias) X interpolação digital; key-frames; Exercícios práticos de movimentos expressivos com imagens recortadas, desenhos e textos em estações de trabalho e softwares disponíveis;
- Interfaces gráficas para desenho e animação tridimensional (3D): princípios de geometria espacial; multi-planificação e iluminação virtual a partir de vistas frontais, laterais e “de topo”; modelagem (polional e nurbs) e texturização; animação (transformação e locomoção de objetos e câmeras virtuais) a partir dos eixos de altura, largura e profundidade.
- Expressividade e narratividade em computação gráfica: simulação, emulação e videografismos;
- Sonorização e sincronismo: o impacto sonoro em animações e videografismos digitais: exemplos de estilos, exercícios e realização em estação de trabalho;
- Pós-produção e efeitos digitais: exercícios e realização em estações de trabalho;
- Edição e finalização: conceitos, exercícios e realização em estações de trabalho;
- Masterização e compressão (CODECS) para diferentes formatos digitais: DVD, computadores (desktops e laptops); mídias portáteis (celulares, i-pods,palm-tops, etc.) mídias “interiores” e exteriores (monitores e telas instalados em locais públicos);
- Realização de experimentos e produtos.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ADOBE TEAM. After Effects. Guia Autorizado Adobe. Rio de Janeiro: Ed.Campus.
ETTEDGUI, P. (1999) Production design &art direction - screencraft. Woburn: Focal Press.
FINCH, M. (2000) Art in motion. Sidney: John Libbery & Company Limited.
TANAKA, Edson.(2004) Adobe Illustrator CS. São Paulo: Elsevier Editora.
COMPLEMENTAR
BUGGAY, E. (1999) After Effects. Florianópois: BookStore
HUMO. e RAUNHEITTE, L. (2004) Processamento e compressão digital de imagens. São Paulo: Ed. Mackenzie.
LIMA, A. (2007) Desenvolvendo personagens em 3d com 3ds Max. Rio de Janeiro. Ed. Ciência Moderna.
NOLAN, M. e LeVinter R. (1998) Fine art: Lições em Photoshop de desenho e pinturas digitais.São Paulo: Ed. Quark.
OLIVEIRA, A. (2007) Estudo dirigido de 3ds Max 9. São Paulo. Ed. Érica Ltda.
VALIENTE, R. (2008) Arte e tecnica de la animación: clásica, corpórea, computada, para juegos y interactiva. Buenos Aires: Ediciones de la Flor.
WELLS, P. (2002) Understanding amination. London and New York: Routedge.
WONG,L e WONG, B. (2001) Visual design on the computer. New York: W. W. Norton & Company.
BIBLIOGRAFIA ELETRÔNICA
http://library.creativecow.net/tutorials acessado em 25/02/2010.
http://naldzgraphics.net/tutorials/50-most-amazing-adobe-after-effects-tutorials-you-need-to-learn/ acessado em 25/02/2010.
http://tv.adobe.com/ acessado em 25/02/2010.
http://www.allanbrito.com/ acessado em 25/02/2010.
http://www.video-tutes.com/packages/AfterDesign1.php acessado em 25/02/2010. acessado em 25/02/2010.
http://www.my3dtutorials.com acessado em 25/02/2010.
http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutoriais.htm acessado em 25/02/2010.
http://www.3d-tutorial.com/ acessado em 25/02/2010.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Tornar o aluno apto a realizar produtos audiovisuais a partir de conceitos e intrumentalizações básicos, de natureza técnica e expressiva. em Computação Gráfica .
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- Trabalhos apresentados,
Cronograma (Plano de Aula)
- Plataformas digitais: digitalização, produção e geração de imagens. Exercícios básicos de digitalização, arquivamento e desenhos bi-dimensionais em software disponível;
- Interfaces gráficas bi-dimensionais (2D): ordenação de “camadas” (layers), diagramação; e vetorização. Exercícios práticos em estações de trabalho e softwares disponíveis;
- Princípios de animação digital: stop-motion (desenhos e fotografias) X interpolação digital; key-frames; Exercícios práticos de movimentos expressivos com imagens recortadas, desenhos e textos em estações de trabalho e softwares disponíveis;
- Interfaces gráficas para desenho e animação tridimensional (3D): princípios de geometria espacial; multi-planificação e iluminação virtual a partir de vistas frontais, laterais e “de topo”; modelagem (polional e nurbs) e texturização; animação (transformação e locomoção de objetos e câmeras virtuais) a partir dos eixos de altura, largura e profundidade.
- Expressividade e narratividade em computação gráfica: simulação, emulação e videografismos;
- Sonorização e sincronismo: o impacto sonoro em animações e videografismos digitais: exemplos de estilos, exercícios e realização em estação de trabalho;
- Pós-produção e efeitos digitais: exercícios e realização em estações de trabalho;
- Edição e finalização: conceitos, exercícios e realização em estações de trabalho;
- Masterização e compressão (CODECS) para diferentes formatos digitais: DVD, computadores (desktops e laptops); mídias portáteis (celulares, i-pods,palm-tops, etc.) mídias “interiores” e exteriores (monitores e telas instalados em locais públicos);
- Realização de experimentos e produtos.
Metodologia (Plano de Aula)
Explanações em ambientes virtuais ao vivo e gravadas, realizações exemplificadoras, exercícios técnicos com softwares específicos, fomento ao exercício criativo, orientações individuais, acompanhamento nas etapas de criação, produção e pós-produção. Fomento à realização interdisciplinar.
- Provocação, diálogo, leituras críticas, contatos audiovisuais, pesquisas de campo (quando for o caso), realização de trabalhos monográficos (individuais e em grupos) e/ou audiovisuais.
Observação (Plano de Aula)