Turma CS402 - Fotografia e Movimento - Turma A

Código / Turma

CS402 A

Nome

Fotografia e Movimento

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
11/12/2020 17:09
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Filipe Mattos de Salles

Ementa (Catálogo da DAC)

A aplicação da fotografia em cinema, vídeo e outros meios que se utilizam da imagem em movimento. Princípios conceituais, técnicos e artísticos da direção de fotografia para os meios audiovisuais. A direção de fotografia no Brasil.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARANTES, Pricila, ARTE E MÍDIA: PERSPECTIVAS DA ESTÉTICA DIGITAL, São Paulo: Editora Senac, 2005. 
ARMES, Roy. ON VIDEO. São Paulo: Summus, 1999
ARONOVICH, Ricardo. EXPOR UMA HISTÓRIA. Gryphus, 2004
AUMONT, Jacques, A IMAGEM. Campinas: Papirus, 2001. 
ÁVILA, Renato Nogueira Perez, STREAMING, CRIE SUA PRÓPRIA RÁDIO E TV  DIGITAL, Rio de Janeiro, Brasport, 2004
DANCYGER, Ken. TÉCNICAS DE EDIÇÃO PARA CINEMA E VÍDEO. Rio de Jaeiro: Campus-Elsevier, 2003
MASCELLI, J. V. Os cinco Cs da cinematografia – técnicas de filmagem. São Paulo, Summus, 2010.
MOURA, Edgar. 50 ANOS LUZ. São Paulo: Senac, 2001
SALLES, Filipe. MANUAL BÁSICO DE CINEMATOGRAFIA. (Disponível em www.mnemocine.com.br)
WATTS, Harris. DIREÇÃO DE CÂMERA. São Paulo: Summus, 1999

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Capacitar o aluno para interpretação e captação da imagem em movimento no cinema, no vídeo, na televisão e em outros meios audiovisuais, tanto do ponto de vista técnico como estético.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nas aulas e no desenvolvimento dos Projetos.

Cronograma (Plano de Aula)

- Princípios da captação de imagem em movimento. Mecanismo de tração das câmeras cinematográficas, fenômeno da persistencia da Retina.
- Cinematografia e videografismo: imagem química e imagem eletrônica. Diferenças de suporte, compressão, qualidade e resolução.
- Bitolas e formatos em Cinema e Vídeo. Sistemas de captação, finalização e exibição: telecinagem e film transfer.
- A composição da imagem: regra dos terços, equilíbrio e sintaxe visual; Enquadramento e angulação. Interpretação visual do roteiro. Uso de diferentes objetivas. - Noções básicas de iluminação: luz enquanto elemento narrativo: qualidade, função, contraste e cor. 
- Filtros e gelatinas para cinema e vídeo.
- Tipos de refletores, filamento, fluorescente, LED e Plasma com o viés de analize do CRI (Color rendering index) 
- Resposta dos sensores digitais à luz
- Interpretação de roteiro e criação de climas através da luz. 
- Tipos de Câmera e suas características: Sensores, resolução x pixel, 
- Fotometragem e controle de exposição. Histograma, leitura de Waveform e Vectorscope, 
- acessórios de set e maquinaria: travelling, grua, drone, steadycam.
- Formatos e bitolas digitais, finalização e exibição de conteúdo digital.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas com referências visuais diversas; aulas práticas em estúdio de iluminação, maquinaria e controle de câmera. Durante a Pandemia, as aulas permanecerão apenas remotas por lives via google Meet.

Observação (Plano de Aula)

em branco