Turma CS402 - Fotografia e Movimento - Turma A
CS402 A
Fotografia e Movimento
Google Meet, Google Classroom
Fabiana Tito
11/12/2020 17:09
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A aplicação da fotografia em cinema, vídeo e outros meios que se utilizam da imagem em movimento. Princípios conceituais, técnicos e artísticos da direção de fotografia para os meios audiovisuais. A direção de fotografia no Brasil.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
ARANTES, Pricila, ARTE E MÍDIA: PERSPECTIVAS DA ESTÉTICA DIGITAL, São Paulo: Editora Senac, 2005.
ARMES, Roy. ON VIDEO. São Paulo: Summus, 1999
ARONOVICH, Ricardo. EXPOR UMA HISTÓRIA. Gryphus, 2004
AUMONT, Jacques, A IMAGEM. Campinas: Papirus, 2001.
ÁVILA, Renato Nogueira Perez, STREAMING, CRIE SUA PRÓPRIA RÁDIO E TV DIGITAL, Rio de Janeiro, Brasport, 2004
DANCYGER, Ken. TÉCNICAS DE EDIÇÃO PARA CINEMA E VÍDEO. Rio de Jaeiro: Campus-Elsevier, 2003
MASCELLI, J. V. Os cinco Cs da cinematografia – técnicas de filmagem. São Paulo, Summus, 2010.
MOURA, Edgar. 50 ANOS LUZ. São Paulo: Senac, 2001
SALLES, Filipe. MANUAL BÁSICO DE CINEMATOGRAFIA. (Disponível em www.mnemocine.com.br)
WATTS, Harris. DIREÇÃO DE CÂMERA. São Paulo: Summus, 1999
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Capacitar o aluno para interpretação e captação da imagem em movimento no cinema, no vídeo, na televisão e em outros meios audiovisuais, tanto do ponto de vista técnico como estético.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação nas aulas e no desenvolvimento dos Projetos.
Cronograma (Plano de Aula)
- Princípios da captação de imagem em movimento. Mecanismo de tração das câmeras cinematográficas, fenômeno da persistencia da Retina.
- Cinematografia e videografismo: imagem química e imagem eletrônica. Diferenças de suporte, compressão, qualidade e resolução.
- Bitolas e formatos em Cinema e Vídeo. Sistemas de captação, finalização e exibição: telecinagem e film transfer.
- A composição da imagem: regra dos terços, equilíbrio e sintaxe visual; Enquadramento e angulação. Interpretação visual do roteiro. Uso de diferentes objetivas. - Noções básicas de iluminação: luz enquanto elemento narrativo: qualidade, função, contraste e cor.
- Filtros e gelatinas para cinema e vídeo.
- Tipos de refletores, filamento, fluorescente, LED e Plasma com o viés de analize do CRI (Color rendering index)
- Resposta dos sensores digitais à luz
- Interpretação de roteiro e criação de climas através da luz.
- Tipos de Câmera e suas características: Sensores, resolução x pixel,
- Fotometragem e controle de exposição. Histograma, leitura de Waveform e Vectorscope,
- acessórios de set e maquinaria: travelling, grua, drone, steadycam.
- Formatos e bitolas digitais, finalização e exibição de conteúdo digital.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas com referências visuais diversas; aulas práticas em estúdio de iluminação, maquinaria e controle de câmera. Durante a Pandemia, as aulas permanecerão apenas remotas por lives via google Meet.