Turma CS500 - História do Cinema Brasileiro - Turma A

Código / Turma

CS500 A

Nome

História do Cinema Brasileiro

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
11/12/2020 17:09
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia

Ementa (Catálogo da DAC)

Proporcionar uma visão de conjunto da história da realização cinematográfica brasileira, destacando os principais momentos, as obras e os realizadores. Refletir sobre as propostas estéticas, situando-as nos processos histórico, social e político. Discutir as relações entre o cinema e as ideias sobre cultura no Brasil. Estudo sobre a economia do cinema e as ideias sobre o processo de industrialização do cinema. As relações entre cinema, televisão, vídeo e novas mídias.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

em branco

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 4
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Proporcionar uma visão de conjunto da história da produção cinematográfica brasileira, destacando os principais momentos, as obras e os realizadores. Refletir sobre as propostas estéticas e econômicas, situando-as no processo histórico, social e político. Discutir as relações entre o cinema e as culturas do Brasil.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

O trabalho final será uma monografia com tema a escolher dentro do programa.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Por meio de seminários, com textos previamente indicados, procurar compreender a inserção estética, econômica e política  dos filmes.

O trabalho final será uma monografia com tema a escolher dentro do programa.

 

Observação (Plano de Aula)

Conteúdo programático:

Em cada aula será exibido um filme relativo a períodos demarcados do cinema brasileiro e do País. Uma linha histórica que passa por Humberto Mauro, cinema dos anos 1940 (estúdios cariocas), a Chanchada, a Vera Cruz, Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal, Boca do Lixo, a intervenção estatal (Embrafilme) e a Retomada.