Turma CS507 - Narrativas Audiovisuais: Teorias, Análises e Processos - Turma A

Código / Turma

CS507 A

Nome

Narrativas Audiovisuais: Teorias, Análises e Processos

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
11/12/2020 17:11
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paulo Cesar da Silva Teles

Ementa (Catálogo da DAC)

Trata-se do estudo conceitual da narrativa voltado para sua manifestação nos produtos em mídias audiovisuais (cinema, televisão, vídeo e novas mídias), por meio de abordagens distintas. Os gêneros e os formatos narrativos e a expressão audiovisual. Narrativas clássicas, modernas e contemporâneas. Narrativas e os domínios das telas expandidas no contexto do digital. Narrativas, identidades e alteridades.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BAZIN, A. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BELLOUR, R. Entre-imagens: foto, cinema, vídeo. Campinas: Papirus, 1997.

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 1985.


CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1976.

CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico dos gregos à atualidade. São Paulo: Unesp, 1997.

CREEBER, Glen. Serial television: a big drama on the small screen. Londres: BFI, 2004.

PALLOTTINI, Renata. O que é dramaturgia. São Paulo: Brasiliense, 2005.
 

__________________. Dramaturgia de televisão. São Paulo: Moderna, 1998.
 

RIESER, Martin, ZAPP, Andrea. (Org.) New screen media: cinema, art and narrative. Londres: BFI, 2004.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2010.

XAVIER, I. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

O estudo prático da narrativa em suas extensões audiovisuais.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nas atividades estabelecidas.

Cronograma (Plano de Aula)

  • Introdução à fotografia, breve histórico de seus princípios técnicos (câmara escura, fotossensibilidade, exposição à luz)
  • Imagem analógica x imagem digital. Diferenças e características
  • Características dos materiais sensíveis: filme e sensores eletrônicos: noção de contraste, latitude, sensibilidade e granulação/ruído
  • Captação básica de imagens fotográficas: mecanismo de exposição e escala ISO
  • A imagem estática e a imagem dinâmica: captação do movimento no cinema e no vídeo.
  • Funcionamento das câmeras de vídeo: operação básica
  • Tipos de câmeras e suas qualidades. Compressão, Formatos de tela e de arquivos.
  • Lentes e objetivas: distância focal e profundidade de campo.
  • Análise de informação digital em vectorscope e fotometragem digital.
  • Iluminação para vídeo: qualidade e função da luz
  • Tipos de luzes e suas aplicações
  • Análise da cor e filtragem; white balance e color correction
  • Enquadramento e composição de quadro: leis de equilíbrio estático e dinâmico; razão áurea
  • Fluxo de trabalho em diferentes frentes: audiovisual, TV, cinema.
  • Streaming e compactação de arquivos: qualidade e compatibilidade.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas, visionamento e manipulação de materiais audiovisuais, análises e discussões em caráter de Extensão.

Observação (Plano de Aula)

em branco