Turma CS508 - Redes: Convergência e Sociedade - Turma A

Código / Turma

CS508 A

Nome

Redes: Convergência e Sociedade

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
11/12/2020 17:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Cesar Baio

Ementa (Catálogo da DAC)

Fundamentos conceituais da convergência tecnológica digital. As questões técnicas e tecnológicas da convergência. As questões políticas, legislativas e mercadológicas na área de telecomunicações. Novos paradigmas de comunicação. O contexto educacional no Brasil e as tecnologias digitais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Bibliografia geral da disciplina
(ver no programa a leitura específica de cada aula)

BACHELARD, Gaston Poética do Espaço. São Paulo: Martins Editora, 2008.
BEIGUELMAN, Giselle. Admirável Mundo Cíbrido. 2004. Disponível em:
https://www.academia.edu/3003787/Admir%C3%A1vel_mundo_c%C3%ADbrido.
Acesso em: 08 mar. 2019.
DAVIS, Douglas. Artand the future: a history – prophecy of collaboration between
Science, Technology and Art. New York: Praeger Publishers, 1973.
DUARTE, Fábio; QUANDT, Carlo; SOUZA, Queila. O tempo das redes. São Paulo:
Perspectiva, 2008.
FLUSSER, Vilém O mundo codificado - por uma filosofia do design e da comunicação.
São Paulo: Cosac e Naify, 2007.

Universidade Estadual de Campinas
Instituto de Artes

Departamento de Multimeios,

Mídia e Comunicação
GELERNTER, Mark Sources of Architectural Form: A Critical History of Western Design
Theory. Manchester: Manchester University Press, 1995.
GERE, Charlie Digital Culture. London: Reaktion Books, 2002.
HOWES, David (ed.) Empire of the senses - the sensual culture reader. Oxford: Berg,
2005.
KAHN, Douglas Noise Water Meat - A history of sound in the arts. Cambridge: MIT
Press, 2001.
KITTLER, Friedrich. A história dos meios de comunicação. In: LEÃO, Lúcia (org.). O chip
e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
LEÃO, Lucia. O labirinto da hipermídia: Arquitetura e navegação no ciberespaço. São
Paulo: Iluminuras, 1999.
LEÃO, Lucia (org.) Interlab. Labirintos do pensamento contemporâneo. São Paulo:
Iluminuras/Fapesp, 2002.
LEMOS, André. Mídias Locativas e Territórios Informacionais. In: SANTAELLA, Lúcia.;
ARANTES, Priscila. (ed), Estéticas Tecnológicas: Novos Modos de Sentir., SP:
EDUC., pp. 207-230, 2007.
LEVIN, Thomas Y.; FROHNE, Ursula; WEIBEL, Peter (eds.) CTRL [SPACE] – Rhetorics of
Surveillance from Bentham to the Big Brother. Karlsruhe: ZKM / Massachussets: MIT
Press, 2002.
MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e idéia: dez definições. In: LEÃO, Lúcia
(org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora
SENAC, 2005.
MULDER, Arjenand; BROUWER, Joke (eds) Interact or Die! ‘There is drama in the
networks.’. Rotterdam: V2 Publishing/NAiPublishing, 2007.
MINKER, Wolfgang; WEBER, Michael.; HAGRAS, Hani.; CALLAGAN, Victor.; KAMEAS,
Achilles(eds.) Advanced Intelligent Environments. New York: Springer, 2009.
OKADA, Alexandra. Cartografia Cognitiva. Cuiabá: Editora KCM, 2008.
PARENTE, André. Enredando o pensamento: redes de transformação e subjetividade. In:
PARENTE, André. (org.) Tramas da rede. Porto Alegre: Sulina, 2004.
WEISER, Mark. Some computer science issues in ubiquitous computing.
Communications of the ACM. 1993, 36 (7): 75-84. Disponível em:
http://cseweb.ucsd.edu/~schulman/class/cse291_f18/docs/weiser_cacm.pdf. Acesso
em: 08 mar. 2019.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 2
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

A disciplina busca desenvolver os fundamentos para a compreensão do fenômeno das redes e suas características de convergência. Abordaremos conceitos relativos ao design expandido e as mídias que utilizam as redes e os ambientes locativos que caracterizam a era da computação ubíqua, pervasiva, com vistas a uma compreensão crítica e ao fomento para o desenvolvimento de soluções inovadoras da sociedade das redes em constante transformação. Para tanto, estabelece um campo de discussão interdisciplinar a partir de estudos que tratam de modo crítico a origem e desenvolvimento da estéticas tecnológicas, inteligência coletiva e gestão do conhecimento em paralelo com a revolução digital. Discutiremos sobre trabalhos e conceitos que devem informar o design dos ambientes inteligentes, fixos e móveis, tais como interação,
imersão, instalação, controle, vigilância, acoplamento, prótese, mobilidade, nomadismo e robótica. A metodologia do curso envolve leitura de textos, discussões em classe, exercícios práticos, apresentação de seminários e elaboração de monografia.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação
A avaliação será realizada considerando:
Apresentação Audiovisual - 20%
Trabalho escrito - 40%
Trabalho prático - 20%

Critérios de avaliação:

Apresentação Audiovisual:
Domínio dos aspectos conceituais: definições e relações entre conceitos importantes
Exemplos escolhidos para discutir os temas
Suporte - Utilização de recursos de apresentação
Discurso e narrativa da apresentação em áudio
Distribuição do conteúdo no fórum

Trabalho teórico analítico individual
Definição dos conceitos
Coerência entre os temas e os exemplos (corpus)
Análise
Texto e estrutura discursiva

Trabalho prático em grupo
Desenvolvimento do protótipo/estrutura da plataforma/sistema
Coerência na escolha do universo de dados/comunidade/rede off-line
Estrutura do sistema de informação (hierarquia dados, desenvolvimento de interface etc - não se trata da implementação mas do projeto/design de informação)

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Apresentação se seminários, realização de trabalhos em sala de aula.

Observação (Plano de Aula)

em branco