Turma CS601 - História e Imagem: Laboratório de Cultura Visual e Mídia - Turma A

Código / Turma

CS601 A

Nome

História e Imagem: Laboratório de Cultura Visual e Mídia

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
11/12/2020 17:13
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Iara Lís Franco Schiavinatto

Ementa (Catálogo da DAC)

Analisar as configurações e funcionamentos das imagens e mídias audiovisuais nos séculos XIX - XXI, percebendo seus sentidos políticos e suas elaborações conceituais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

em branco

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 3
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

A questão central deste semestre consiste em analisar deslizamentos de sentido em experiências contemporâneas que relacionam os sentidos entre mídia e história,
atentando a algumas questões centrais: os processos de subjetivação aí envolvidos, as operações de memória e esquecimento articuladas e suas tensões, as temporalidades em jogo, as visualidades e suas potências, o campo conceitual e metodológico armado e em debate.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Concebida, nesta disciplina, como avaliação continuada. Contempla:


● Pontualidade e participação ativa e pertinente na plataforma de ensino-
aprendizagem.
● Seminários apresentados em forma escrita
● Participação e empenho qualificado no projeto trabalhado em equipe.

● Capacidade de mobilizar informações.
● Capacidade de relacionar informações.
● Capacidade de síntese e apreensão do conteúdo e dos trabalhos de análise do
campo imagético.
● Capacidade de se expressar e de escrita
● Capacidade de trabalho individual
● Capacidade de trabalho em equipe
● Escrita de textos
● Edição de imagens
● Escrita de uma resenha
● Preparação de material visual/audiovisual sobre as imagens/mídias da pandemia

Cronograma (Plano de Aula)

Aula 1 Transferência de atividade para Calourada
Aula 2, 3 e 4: Sobre Mídias, o mundo do trabalho e a sua precarização. E o Oscar vai...
Bibliografia:
SENNETT, Richard. A corrosão do caráter. Rio de Janeiro: Record, 2014. Capítulos:
3.Flexível; 4.Ilegível; 7.Fracasso.
SENNETT, Richard. Juntos. Rio de Janeiro: Record, 2015. Capítulos: 2.Equilíbrio
Frágil; 4.Desigualdade.
Filmes:
Campo A – Via on mainstream
AMERICAN FACTORY, de Julia Reichert, Steven Bognar.
CORINGA, de Todd Phillips
PARASITA, de Bong Joon-ho
Campo B – Via off maistream
Estou me guardando para quando o carnaval chegar, de Marcelo Gomes.
Eu, Daniel Blake, de Ken Loach

Aula 5 1 de abril
Entrega de um texto escrito pela equipe, articulando o texto lido e para o qual preparou
o seminário e o filme escolhido.
Todos leem os textos dos colegas colocados online.

Aula 6
A Montagem e seus processos nas distintas poéticas a partir da imagem de arquivo
Assistir ao filme: “Varda por Agnès”, de Agnès Varda.
Ler: ROLLET, Sylvie. (Re)atualização da imagem de arquivo: ou como dois filmes de
Harun Farocki conseguem “anarquivar” o olhar. Revista Ecopós, Rio de Janeiro, v.17
n.2.
“Inspiração, criação e compartilhar”
“Algumas vezes, tive que trabalhar dentro da história”
(Agnès Varda in “Varda por Agnès)
Nessa atividade, alguns tópicos envolvidos para areflexão conceitial e metodológica
para o projeto maior do semestre:
a)O arquivo em ebulição: formas de expressão criativa e discursiva dadas a partir da
montagem, desde a composição fílmica às diversas experiências no campo da fotografia
e das instalações.
b)Dimensões imagéticas dadas pela sensibilidade de um olhar retido sobre as condições
da história.
c)A utilização da mídia de seu tempo: o campo de compartilhamento e divulgação como
terreno de desafios para além do domínio técnico.
Aula 7 de abril Questões de temporalidades, experiências e formas de
rememoração
Connerton, Paul. A memória social. Em Como as sociedades recordam. Oeiras: Celta,
1989, p. 7-46.
Beiguelmann, Giselle. Reinventar a memória é preciso. Beiguelmann, Giselle &
Magalhães, Ana Gonçalves. Futuros Possíveis. Arte, museus e arquivos digitais. São
Paulo: Edusp, Itaú Cultural, Petrópolis, Fapesp, 2014.
Aula 8 e 9 Mídias e processo de subjetivação: formas de rememoração do cinema e
as temporalidades narradas
Ver os filmes e debatê-los com elaboração de uma resenha sobre eles em equipe
Assistir os filmes abaixo arrolados e em equipe, sempre ONLINE, escrever um
texto de 20 a 25 linhas sobre o processo de subjetivação e as formas de
rememoração ativadas no filme escolhido, centrando-se na figuração da
celebridade/star.

Era uma vez em Hollywood (2019)
Dor e Glória (2019)
Veja uma apresentação de análise do processo de subjetivação sobre Madame
Bovary por Margareth Rago
em https://www.institutocpfl.org.br/podcast/madame-bovary-e-as-tiranias-da-
intimidade-margareth-rago/
Para uma leitura de apoio boa e que pode te acompanhar:
https://www.academia.edu/34506646/GUATTARI_Felix_ROLNIK_Suely._Cartografia
s_do_desejo_livro_completo_?auto=download
Capítulo Subjetivdade e História
Aula 10 a 15
Produção, edição e plano de difusão de um vídeo sobre isolamento social e
pandemia feito com pesquisa de imagens existentes
Diante das circunstâncias vividas da emergência sanitária , a proposta é a seguinte:
1- Fazer um levantamento de imagens e mídias que dizem os eventos vividos no tempo
presente.
2- Montarmos um acervo deste material - que inclui mídias diversas.
Sugiro montarmos um grupo FECHADO no FB, visto que se trata de pesquisa em
andamento, para carregar as imagens encontradas (nacionais e estrangeiras). Para
facilitar sugiro que Laura Manganote, Giovana Sanches Ribeiro e Bruno Denardo -
sorteei os nomes - coordenem o grupo para não nos perdermos.
E todos os grupos podem usar as imagens e as mídias aí arroladas para a realização da
atividade seguinte.
À título de exemplo, penso em algumas imagens que eu consideraria - inclusive em suas
tipologias e deslizamentos.
* na ordem das imagens jornalísticas e repetidas diariamente: aa coloração do vírus que
perdeu a cor vermelha no Jornal Nacional para um rosa e azul - em tons bebê;
* em vários meios e em várias imagens: o problema da máscara que aparece em várias
situações (desde profissionais ensinando didaticamente como usá-las até a fotografia de
médicos em ação ou com seus rostos machucados de tanto portá-las, misturadas com o
vídeo do Adnet);
* em ilustrações das redes sociais: o uso da figura de Batman - desde como tossir até o
médico que se integra à liga da justiça;
* nas cenas de contraposição da figura de quem trabalha presencialmente (no escritório,
por exemplo) e o style estando em home office
Se tudo transcorrer bem, proponho desenvolvermos a seguinte atividade:

Esta pesquisa imagética e em mídias convida a uma reflexão da condição vivida.
Diante disso, cada equipe elabora um vídeo de 1:30 a 2:30 minutos baseando-se nesta
pesquisa de arquivo.

Sendo que recomendo VEEMENTEMENTE pensarem muito no trabalho de montagem
de Farocki e em Vardá, nas formas de abordagem de temas contemporâneos dos filmes
que tratam da questão do trabalho e das questões de subjetivação que estão em jogo.
Durante o mês de maio, o grupo carrega uma tarefa de produção, edição e difusão do
seu vídeo aqui neste plataforma de ensino e aprendizagem.
Vemos o material disponibilizado e, se for o caso, fazemos algum comentário e/ou
sugestão proativo para o andamento da pesquisa.
Notem é necessário ter uma reflexão feita e escrita com calma e centramento para
comentar qualquer texto, a fim de contribuir.
Trata-se de um desafio coletivo de desenvolver conduta e afeto trabalhando em rede,
isolados socialmente, e fazendo uma reflexão consistente que exige nós paciência em
tratar consigo e com o outro.
Pois, não queremos nos perder em discussões bobas, irritadiças ou sem foco.
Se conseguirmos chegar a bom termo, no final, teremos um grupo de vídeos que
testemunha este período vivido e vamos nos esmerar para desenvolver uma reflexão
sobre esta situação de isolamento social e pandemia através de imagens e mídias.

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina ocorrerá nesta plataforma de ensino-aprendizagem enquanto o isolamento
social prevalecer.
Ela envolve várias atividades:
* ver filmes e material imagético online
* escrever textos de seminário com colegas em equipe online
* editar o material pesquisa em um pequeno vídeo
* leitura de artigos e capacidade de discussão deles
* exercícios sobre os textos lidos
* escrita de uma resenha individual de 30/35 linhas sobre um filme elencado no programa do curso.
* Trabalho coletivo de pesquisa com imagens referentes a esta experiência de pandemia.

Observação (Plano de Aula)

em branco