Turma AC110 - Improvisação Teatral - Turma A
AC110 A
Improvisação Teatral
Fabiana Tito
14/12/2020 15:18
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Introdução à improvisação teatral, introduzindo o aluno na prática do jogo cênico, com todos os elementos constituintes da cena teatral. O silêncio, a palavra e o jogo como eixos norteadores.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Bonfitto, M.; O ator compositor. As ações físicas como eixo: de Stanislavski a Barba. São Paulo, Perspectiva, 2002.
Chacra, S.; Natureza e Sentido da Improvisação Teatral. São Paulo: Perspectiva, 1983.
Courtney, R.; Jogo, Teatro, Pensamento. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Spolin, V: Improvisação para o Teatro, Perspectiva, São Paulo, 1986
Stanislavski, Constantin. Manual do ator. 2ª ed. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes,
1997.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Desenvolver a percepção do aluno em relação aos diversos elementos que compõem a experimentação de uma conduta cênica ativa: corpo-voz, espaço, ritmo-musicalidade, objetos e adereços, e figurinos;
- Desenvolver potencialidades relacionais a partir dos elementos trabalhados;
- Desenvolver a percepção do trabalho do ator enquanto processualidade;
- Desenvolver uma conduta cênica ativa como prática compositiva.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
O aluno-ator será avaliado pela sua frequência, pontualidade, evolução na assimilação prática e teórica dos conteúdos, disponibilidade para a superação de problemas, capacidade relacional e crítica, leituras, apresentação de tarefas e contribuição na produção e reflexão do trabalho coletivo.
- Ao final deverá apresentar um Relatório Final do Curso
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
As aulas terão prioritariamente exercícios práticos e serão estruturadas a partir do conteúdo programático exposto. As reflexões sobre os conteúdos poderão deflagrar novas práticas, sejam de aprofundamento de tópicos específicos sejam aquelas necessárias a uma melhor compreensão do sentido e função dos conteúdos, visando o pleno exercício das experiências psicofísicas realizadas
Observação (Plano de Aula)
Conteúdo programático:
- A improvisação e o jogo com a própria corporeidade: o trabalho sobre si mesmo e capacidade de abstração;
- A improvisação e a composição da presença cênica solo;
- A improvisação interacional: o jogo com a percepção do outro, do espaço, dos objetos, do tempo;
- A improvisação e o jogo com o silêncio e a palavra;
- A improvisação e o jogo com as dinâmicas da conduta ativa;
- A improvisação e o jogo com estruturas narrativas.