Turma AC110 - Improvisação Teatral - Turma B

Código / Turma

AC110 B

Nome

Improvisação Teatral

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
14/12/2020 15:19
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Lucienne Guedes Fahrer

Ementa (Catálogo da DAC)

Introdução à improvisação teatral, introduzindo o aluno na prática do jogo cênico, com todos os elementos constituintes da cena teatral. O silêncio, a palavra e o jogo como eixos norteadores. 

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Bonfitto, M.; O ator compositor. As ações físicas como eixo: de Stanislavski a Barba. São Paulo, Perspectiva, 2002. 

Chacra, S.; Natureza e Sentido da Improvisação Teatral. São Paulo: Perspectiva, 1983.

Courtney, R.; Jogo, Teatro, Pensamento. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Spolin, V: Improvisação para o Teatro, Perspectiva, São Paulo, 1986

Stanislavski, Constantin. Manual do ator. 2ª ed. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes,

1997.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 6
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

- Desenvolver a percepção do aluno em relação aos diversos elementos que compõem a experimentação de uma conduta cênica ativa: corpo-voz, espaço, ritmo-musicalidade, objetos e adereços, e figurinos;

- Desenvolver potencialidades relacionais a partir dos elementos trabalhados;

- Desenvolver a percepção do trabalho do ator enquanto processualidade;

- Desenvolver uma conduta cênica ativa como prática compositiva.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

O aluno-ator será avaliado pela sua frequência, pontualidade, evolução na assimilação prática e teórica dos conteúdos, disponibilidade para a superação de problemas, capacidade relacional e crítica, leituras, apresentação de tarefas e contribuição na produção e reflexão do trabalho coletivo.

- Ao final deverá apresentar um Relatório Final do Curso

 

Cronograma (Plano de Aula)

CRONOGRAMA:

Obs: este cronograma/plano de trabalho é passível de alterações, inclusões e subtrações, de acordo com o desenvolvimento da disciplina, sobretudo levando em conta as aulas on line em situação de distanciamento social.

1ª. Semana – O “ator-caçador” como perspectiva pedagógica e de criação.

2 ª. Semana –Improvisação como percepção de si .

3 ª. Semana – Improvisação como expansão de si.

4 ª. Semana – Improvisação como expansão de tema.

5 ª. Semana – Improvisação como expansão a partir de material iconográfico.

6ª, semana – A velocidade e o desenho.

7ª. Semana – O fluxo e as qualidades de movimento (Laban).

8 ª. Semana – Improvisação como conectividade 1 – o espaço negativo e a topografia.

9 ª. Semana - Improvisação como conectividade 2 – o gesto, a repetição, o contraponto. Avaliação parcial do desenvolvimento da disciplina.

10ª. Semana- Improvisação como conectividade 3 – as velocidades, os estímulos sonoros.

11 ª. Semana - Improvisação como expansão de situação.

12 ª. Semana – Improvisação em situação dramática.

13 ª. Semana – Improvisação em parâmetros épicos I - narratividade.

14 ª. Semana – Improvisação em parâmetros épicos II – ideia (implicações  sociais).

15 ª. Semana – Improvisação em estímulo lírico/poético.

16ª. Semana – O corpo e a cidade

17ª. Semana – Os objetos como mediadores entre o sujeito e o mundo

18ª. Semana – Avaliação e reflexão crítica do processo da disciplina. Entrega de trabalho escrito.

 

Metodologia (Plano de Aula)

As aulas terão prioritariamente exercícios práticos e serão estruturadas a partir do conteúdo programático exposto. As reflexões sobre os conteúdos poderão deflagrar novas práticas, sejam de aprofundamento de tópicos específicos sejam aquelas necessárias a uma melhor compreensão do sentido e função dos conteúdos, visando o pleno exercício das experiências psicofísicas realizadas

Observação (Plano de Aula)

Conteúdo programático:

  • A improvisação e o jogo com a própria corporeidade: o trabalho sobre si mesmo e capacidade de abstração;
  • A improvisação e a composição da presença cênica solo;
  • A improvisação interacional: o jogo com a percepção do outro, do espaço, dos  objetos, do tempo;
  • A improvisação e o jogo com o silêncio e a palavra;
  • A improvisação e o jogo com as dinâmicas da conduta ativa;
  • A improvisação e o jogo com estruturas narrativas.