Turma AC110 - Improvisação Teatral - Turma B
AC110 B
Improvisação Teatral
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Fabiana Tito
14/12/2020 15:19
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Introdução à improvisação teatral, introduzindo o aluno na prática do jogo cênico, com todos os elementos constituintes da cena teatral. O silêncio, a palavra e o jogo como eixos norteadores.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Bonfitto, M.; O ator compositor. As ações físicas como eixo: de Stanislavski a Barba. São Paulo, Perspectiva, 2002.
Chacra, S.; Natureza e Sentido da Improvisação Teatral. São Paulo: Perspectiva, 1983.
Courtney, R.; Jogo, Teatro, Pensamento. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Spolin, V: Improvisação para o Teatro, Perspectiva, São Paulo, 1986
Stanislavski, Constantin. Manual do ator. 2ª ed. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes,
1997.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Desenvolver a percepção do aluno em relação aos diversos elementos que compõem a experimentação de uma conduta cênica ativa: corpo-voz, espaço, ritmo-musicalidade, objetos e adereços, e figurinos;
- Desenvolver potencialidades relacionais a partir dos elementos trabalhados;
- Desenvolver a percepção do trabalho do ator enquanto processualidade;
- Desenvolver uma conduta cênica ativa como prática compositiva.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
O aluno-ator será avaliado pela sua frequência, pontualidade, evolução na assimilação prática e teórica dos conteúdos, disponibilidade para a superação de problemas, capacidade relacional e crítica, leituras, apresentação de tarefas e contribuição na produção e reflexão do trabalho coletivo.
- Ao final deverá apresentar um Relatório Final do Curso
Cronograma (Plano de Aula)
CRONOGRAMA:
Obs: este cronograma/plano de trabalho é passível de alterações, inclusões e subtrações, de acordo com o desenvolvimento da disciplina, sobretudo levando em conta as aulas on line em situação de distanciamento social.
1ª. Semana – O “ator-caçador” como perspectiva pedagógica e de criação.
2 ª. Semana –Improvisação como percepção de si .
3 ª. Semana – Improvisação como expansão de si.
4 ª. Semana – Improvisação como expansão de tema.
5 ª. Semana – Improvisação como expansão a partir de material iconográfico.
6ª, semana – A velocidade e o desenho.
7ª. Semana – O fluxo e as qualidades de movimento (Laban).
8 ª. Semana – Improvisação como conectividade 1 – o espaço negativo e a topografia.
9 ª. Semana - Improvisação como conectividade 2 – o gesto, a repetição, o contraponto. Avaliação parcial do desenvolvimento da disciplina.
10ª. Semana- Improvisação como conectividade 3 – as velocidades, os estímulos sonoros.
11 ª. Semana - Improvisação como expansão de situação.
12 ª. Semana – Improvisação em situação dramática.
13 ª. Semana – Improvisação em parâmetros épicos I - narratividade.
14 ª. Semana – Improvisação em parâmetros épicos II – ideia (implicações sociais).
15 ª. Semana – Improvisação em estímulo lírico/poético.
16ª. Semana – O corpo e a cidade
17ª. Semana – Os objetos como mediadores entre o sujeito e o mundo
18ª. Semana – Avaliação e reflexão crítica do processo da disciplina. Entrega de trabalho escrito.
Metodologia (Plano de Aula)
As aulas terão prioritariamente exercícios práticos e serão estruturadas a partir do conteúdo programático exposto. As reflexões sobre os conteúdos poderão deflagrar novas práticas, sejam de aprofundamento de tópicos específicos sejam aquelas necessárias a uma melhor compreensão do sentido e função dos conteúdos, visando o pleno exercício das experiências psicofísicas realizadas
Observação (Plano de Aula)
Conteúdo programático:
- A improvisação e o jogo com a própria corporeidade: o trabalho sobre si mesmo e capacidade de abstração;
- A improvisação e a composição da presença cênica solo;
- A improvisação interacional: o jogo com a percepção do outro, do espaço, dos objetos, do tempo;
- A improvisação e o jogo com o silêncio e a palavra;
- A improvisação e o jogo com as dinâmicas da conduta ativa;
- A improvisação e o jogo com estruturas narrativas.