Turma AP110 - Modelagem I - Turma A

Código / Turma

AP110 A

Nome

Modelagem I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet
Criado por
Karen Teodoro Menezes
Observações Oferecimento

Disciplina prática oferecida remotamente em função da pandemia Civid-19

Atualizado em
15/12/2020 17:57
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Ivanir Cozeniosque Silva

Ementa (Catálogo da DAC)

Modelagem e Moldagem em materiais diversos. Aplicação de escala para o projeto artístico. Elaboração de modelos maquetes em materiais diversos. Apresentação e elaboração de seminários e pesquisas de campo referentes ao universo próprio da criação artística. 

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

- ARGAN, Carlo Giulio. El Arte Moderna. Tomo II  Valência,  Ed. Ando Torres, 1975.

- ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção. São Paulo, EDUSP, 1980.

- BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço: In Os Pensadores. São Paulo. Abril Cultural, 1978.

- CHIARELLI, Tadeu. Amilcar de Castro: Corte e Dobra. São Paulo, Cosaac&Naify,    

  2003.

- CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna; trad. Walter Dutra -  São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1988.|

- DAVAL, Jean-Luc. Avant-Gardens Journal des les années vingt et les années trente. Genebra. Ed. Skira, 1980. 

- DONDES, D.A. La Sintaxis de la Imagen. Barcelona, Ed. Gustavo Gilli, 1976.

- FABRIS, Annateresa. Tridimensionalidade na arte brasileira. São Paulo: Cosac&Naify, 1997

- FERREIRA, Gloria e COTRIN Cecilia. Escritos de Artistas Anos 60/70. Rio de Janeiro. Ed. Zahar, 2009.

- FOCILLON, Henri-  Vida das Formas.  Ed. Zahar- Rio de janeiro 1983.

- FUSCO, Renato de. Historia da Arte Contemporânea. Lisboa. Ed.Presença.1988.

- GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro, Zahar, 1985. 

- GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto: Sistema de leitura visual da forma. São Paulo,         Escrituras Editora, 2000.

- KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998;

- KRAUSS, Rosalind A escultura no campo ampliado. Rio de Janeiro: Revista Gávea, 1984.

 - MATISSE, Henri. Escritos e Reflexões sobre Arte. Lisboa, Ulisséia-1972.

- MICHELI, Mario de. Las Vanguardas Artísticas del siglo XX. Madri. Ed. Alianza Forma, 1985.

- POMPIDOU, Centre George. Qu‘est-ce que c‘est la Sculpture Moderne. Paris. Ed. Centre Pompidou, 1986

- OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processo de Criação. Rio de Janeiro, Vozes, 1984.

- READ, Herbert. Modern Sculpture – a concise history; Nova York: World of Art, 1998.

- RICKEY, George de. Construtivismo, Origens e Evolução. São Paulo, Cosac&Naify, 2002. 

- TUCKER, William. A linguagem da escultura. São Paulo: Cosac&Naify, 1999. 

- ZANINI, Walter. Tendências da Escultura Moderna. São Paulo: Cultrix, 1975

- WITTKOWER, Rudolf. Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 

- WOLFE, Tom. Da Bauhaus ao nosso caos. Rio de Janeiro, Rocco, 1991.

- WONG, WUCIUS. Princípios da forma e desenho. São Paulo, Martins Fontes, 2001.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver uma compreensão dos elementos espaciais a partir da análise de obras de artistas relevantes.
Adquirir um olhar sensível para o entendimento das construções tridimensionais e o seu fazer: o modelatto e os processos de fundição. 
Abrir caminhos para uma pesquisa conceitual da tridimensionalidade com outros paradigmas e a investigação de novos materiais.
Estimular a vivência com os materiais, suas qualidades expressivas e técnicas. 
Pesquisar e construir objetos estruturais, formais e informais, utilizando conceitos, materiais e ferramentas adequadas. 
Estimular a capacidade expressiva, técnica e formal da representação tridimensional.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

O aluno será avaliado conforme as normas do regimento interno dando ênfase à assiduidade, reflexão participativa, adequação, sensibilidade e criatividade na resolução da pesquisa tridimensional proposta. 
Outros  critérios são avaliados: qualidade dos desenhos, desempenho nas aulas online, apresentação do seminário, 
As propostas apresentadas serão verificados partir dos conteúdos desenvolvidos no semestre, (nota de 0,0 a 10,0).
Toda avaliação da disciplina está calcada na capacidade do aluno em articular as idéias propostas, sua participação nas aulas online, projeto elaborado, apresentação do seminário e execução final do trabalho junto com uma reflexão teórica.

Cronograma (Plano de Aula)

A abordagem conceitual da pesquisa explora de início o desenho, a composição, a representação geométrica e estrutural, com elementos da natureza, abstração e estudos de formas pertencentes às linguagens da escultura, arquitetura, cenografia e designer.

Módulo e sub-módulo

Objetos temáticos, modulares (Gestalt) - corte e dobradura- estudos diversos para pré-projeto, harmonia, dinâmica visual. Criação de um módulo visual a partir de figuras geométricas. Estudos de possibilidades construtivas por justaposição, sobreposição e intersecção. Trabalho em escala definitiva em diversos materiais: acrílico, papel, compensado, poliestireno, madeira balsa, chapa de zinco, cobre, latão e outros.

Formas Espaciais

Forma e expressão-Análise comparativa e compositiva 3D da representação do plano, da linha, da cor e da materialidade no espaço levando-se em consideração os atributos de contrastes, transparências, opacidades, proporção, escala, contornos, simetria, equilíbrio, associação e dissociação do fundo e figura e anamorfoses. Definição por uma unidade modular industrializada. Construção de uma forma visando a estrutura e qualidades expressivas do material. Ex.: textura, flexibilidade, rigidez, cor, opacidade, brilho etc.

Formas irregulares

Estudo de formas orgânicas e noções de tensões através das formas irregulares .

Luminoteca –Modularidade

Apropriações experimentais de elementos da “projeção-cor-luz”- pesquisa com diversos materiais (Chapas de metal, plásticos, papéis, policarbonato, acrílico, vidro, etc.) Referencia pedagógica: Moholli Nagy, Bruno Munari.

Metodologia (Plano de Aula)

Disciplina obrigatória de conteúdo reestruturado para ser ministrada quase que integralmente na forma online. 
Aulas expositivas com abordagem teórica sobre a questão do conceito de moldar, modelar, modelagem e fundição artística numa pequena amostragem das obras mais relevantes para a historia da escultura e cerâmica; discussão com a participação dos discentes.
Uso de recursos visuais de livros de arte, slides, desenhos, fotografias, filmes para a plataforma do meet.google no classroom. 
Indicação de download de livros, textos,  reforçando a necessidade das consultas online à coleções/exposições em museus internacionais e nacionais. 
Exercícios de construções tridimensionais, acompanhados de projeto via assessoria remota.
Acompanhamento por vídeo online dos exercícios desenvolvidos individualmente, trazendo discussões apoiadas em abordagens teóricas e sob a orientação do professor e um monitor PAD em laboratório.
Realização de desenhos de observação a partir dos projetos construídos.
Pesquisas para o seminário, dando subsídios às idéias propostas com escolha de um artista.

Observação (Plano de Aula)

em branco