Turma AP110 - Modelagem I - Turma A
AP110 A
Modelagem I
Google Meet
Karen Teodoro Menezes
Disciplina prática oferecida remotamente em função da pandemia Civid-19
15/12/2020 17:57
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Modelagem e Moldagem em materiais diversos. Aplicação de escala para o projeto artístico. Elaboração de modelos maquetes em materiais diversos. Apresentação e elaboração de seminários e pesquisas de campo referentes ao universo próprio da criação artística.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
- ARGAN, Carlo Giulio. El Arte Moderna. Tomo II Valência, Ed. Ando Torres, 1975.
- ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção. São Paulo, EDUSP, 1980.
- BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço: In Os Pensadores. São Paulo. Abril Cultural, 1978.
- CHIARELLI, Tadeu. Amilcar de Castro: Corte e Dobra. São Paulo, Cosaac&Naify,
2003.
- CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna; trad. Walter Dutra - São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1988.|
- DAVAL, Jean-Luc. Avant-Gardens Journal des les années vingt et les années trente. Genebra. Ed. Skira, 1980.
- DONDES, D.A. La Sintaxis de la Imagen. Barcelona, Ed. Gustavo Gilli, 1976.
- FABRIS, Annateresa. Tridimensionalidade na arte brasileira. São Paulo: Cosac&Naify, 1997
- FERREIRA, Gloria e COTRIN Cecilia. Escritos de Artistas Anos 60/70. Rio de Janeiro. Ed. Zahar, 2009.
- FOCILLON, Henri- Vida das Formas. Ed. Zahar- Rio de janeiro 1983.
- FUSCO, Renato de. Historia da Arte Contemporânea. Lisboa. Ed.Presença.1988.
- GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro, Zahar, 1985.
- GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto: Sistema de leitura visual da forma. São Paulo, Escrituras Editora, 2000.
- KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998;
- KRAUSS, Rosalind A escultura no campo ampliado. Rio de Janeiro: Revista Gávea, 1984.
- MATISSE, Henri. Escritos e Reflexões sobre Arte. Lisboa, Ulisséia-1972.
- MICHELI, Mario de. Las Vanguardas Artísticas del siglo XX. Madri. Ed. Alianza Forma, 1985.
- POMPIDOU, Centre George. Qu‘est-ce que c‘est la Sculpture Moderne. Paris. Ed. Centre Pompidou, 1986
- OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processo de Criação. Rio de Janeiro, Vozes, 1984.
- READ, Herbert. Modern Sculpture – a concise history; Nova York: World of Art, 1998.
- RICKEY, George de. Construtivismo, Origens e Evolução. São Paulo, Cosac&Naify, 2002.
- TUCKER, William. A linguagem da escultura. São Paulo: Cosac&Naify, 1999.
- ZANINI, Walter. Tendências da Escultura Moderna. São Paulo: Cultrix, 1975
- WITTKOWER, Rudolf. Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
- WOLFE, Tom. Da Bauhaus ao nosso caos. Rio de Janeiro, Rocco, 1991.
- WONG, WUCIUS. Princípios da forma e desenho. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Desenvolver uma compreensão dos elementos espaciais a partir da análise de obras de artistas relevantes.
Adquirir um olhar sensível para o entendimento das construções tridimensionais e o seu fazer: o modelatto e os processos de fundição.
Abrir caminhos para uma pesquisa conceitual da tridimensionalidade com outros paradigmas e a investigação de novos materiais.
Estimular a vivência com os materiais, suas qualidades expressivas e técnicas.
Pesquisar e construir objetos estruturais, formais e informais, utilizando conceitos, materiais e ferramentas adequadas.
Estimular a capacidade expressiva, técnica e formal da representação tridimensional.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
O aluno será avaliado conforme as normas do regimento interno dando ênfase à assiduidade, reflexão participativa, adequação, sensibilidade e criatividade na resolução da pesquisa tridimensional proposta.
Outros critérios são avaliados: qualidade dos desenhos, desempenho nas aulas online, apresentação do seminário,
As propostas apresentadas serão verificados partir dos conteúdos desenvolvidos no semestre, (nota de 0,0 a 10,0).
Toda avaliação da disciplina está calcada na capacidade do aluno em articular as idéias propostas, sua participação nas aulas online, projeto elaborado, apresentação do seminário e execução final do trabalho junto com uma reflexão teórica.
Cronograma (Plano de Aula)
A abordagem conceitual da pesquisa explora de início o desenho, a composição, a representação geométrica e estrutural, com elementos da natureza, abstração e estudos de formas pertencentes às linguagens da escultura, arquitetura, cenografia e designer.
Módulo e sub-módulo
Objetos temáticos, modulares (Gestalt) - corte e dobradura- estudos diversos para pré-projeto, harmonia, dinâmica visual. Criação de um módulo visual a partir de figuras geométricas. Estudos de possibilidades construtivas por justaposição, sobreposição e intersecção. Trabalho em escala definitiva em diversos materiais: acrílico, papel, compensado, poliestireno, madeira balsa, chapa de zinco, cobre, latão e outros.
Formas Espaciais
Forma e expressão-Análise comparativa e compositiva 3D da representação do plano, da linha, da cor e da materialidade no espaço levando-se em consideração os atributos de contrastes, transparências, opacidades, proporção, escala, contornos, simetria, equilíbrio, associação e dissociação do fundo e figura e anamorfoses. Definição por uma unidade modular industrializada. Construção de uma forma visando a estrutura e qualidades expressivas do material. Ex.: textura, flexibilidade, rigidez, cor, opacidade, brilho etc.
Formas irregulares
Estudo de formas orgânicas e noções de tensões através das formas irregulares .
Luminoteca –Modularidade
Apropriações experimentais de elementos da “projeção-cor-luz”- pesquisa com diversos materiais (Chapas de metal, plásticos, papéis, policarbonato, acrílico, vidro, etc.) Referencia pedagógica: Moholli Nagy, Bruno Munari.
Metodologia (Plano de Aula)
Disciplina obrigatória de conteúdo reestruturado para ser ministrada quase que integralmente na forma online.
Aulas expositivas com abordagem teórica sobre a questão do conceito de moldar, modelar, modelagem e fundição artística numa pequena amostragem das obras mais relevantes para a historia da escultura e cerâmica; discussão com a participação dos discentes.
Uso de recursos visuais de livros de arte, slides, desenhos, fotografias, filmes para a plataforma do meet.google no classroom.
Indicação de download de livros, textos, reforçando a necessidade das consultas online à coleções/exposições em museus internacionais e nacionais.
Exercícios de construções tridimensionais, acompanhados de projeto via assessoria remota.
Acompanhamento por vídeo online dos exercícios desenvolvidos individualmente, trazendo discussões apoiadas em abordagens teóricas e sob a orientação do professor e um monitor PAD em laboratório.
Realização de desenhos de observação a partir dos projetos construídos.
Pesquisas para o seminário, dando subsídios às idéias propostas com escolha de um artista.