Turma AP198 - História da Arte I - Turma A
AP198 A
História da Arte I
Google Meet, Google Classroom
Karen Teodoro Menezes
15/12/2020 18:06
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina terá como tema as manifestações artísticas do Renascimento, estabelecendo suas ligações e rupturas com a visualidade da Idade Média e examinando suas relações com a cultura clássica da Antiguidade. Estudos teóricos de textos fundamentais para esse campo de conhecimento. Desenvolvimento de Seminários.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
ALBERTI, L. B., Da Pintura, trad.: Antonio da Silveira Mendonça, Campinas, Editora da Unicamp, 1992
ARGAN, G. C., Clássico Anticlássico, trad.: Lorenzo Mammì, São Paulo, Cia. das Letras, 1999
ARGAN, G. C., Storia dell'Arte Italiana, Vols. 2 e 3, Florença, Sansoni Editore, 1988
BAXANDALL, M., O olhar renascente - Pintura e Experiência Social na Itália da Renascença, trad.: Maria Cecília Preto R. Almeida, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991
BAXANDALL, M., Patterns of Intention - On the Historical Explanation of Pictures, New Haven e Londres, Yale University Press, 1985
BURCKHARDT, J., A cultura do Renascimento na Itália - um ensaio, trad.: Sérgio Tellaroli, São Paulo, Cia. das Letras, 1991
BURKE, P., O Renascimento Italiano: Cultura e sociedade na Itália, trad.: J. R. Siqueira, São Paulo, Nova Alexandria, 1999
DAMISCH, H., L'Origine de la Perspective, Paris, Flammarion, 1993
FEBVRE, L., Michelet e a Renascença, trad.: Renata M. P. Cordeiro, São Paulo, Scritta, 1994
FOCILLON, H., A vida das formas, trad.: F. C. da Silva, Lisboa, Edições 70, 1988
FRANCASTEL, P., Pintura e Sociedade, trad.: Elcio Fernandes, São Paulo, Martins Fontes, 1990
FUMAROLI, M., L'âge de l'éloquence, Paris, Albin Michel, 1994
GARIN, E., Idade Média e Renascimento, Lisboa, Editorial Estampa, 1994
GARIN, E., O Renascimento, história de uma revolução cultural, Porto, 1972
GASKELL, I., História das Imagens. In BURKE, P., A escrita da História - novas perspectivas, trad. Magda Lopes, São Paulo, Ed. da Unesp, 1992
GOMBRICH, E. H., Norma e Forma - Estudos sobre a arte da Renascença, trad.: Jefferson Luiz Viera, São Paulo, Martins Fontes, 1990
HALE, J. R. (org.), Dicionário do Renascimento Italiano, trad.: Álvaro Cabral, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1988
HAUSER, A., História Social da Arte e da Literatura, trad.: Álvaro Cabral, Martins Fontes, São Paulo, 1995
HAUSER, A., Maneirismo, trad.: J. Guinsburg e M. França, São Paulo, Perspectiva, 1993, 2ª edição
HIBBERT, C., Ascensão e queda da casa dos Medici - O Renascimento em Florença, trad.: Hildegard Feist, São Paulo, Cia. das Letras, 1993
HOLT, E. G., A Documentary History of Art, Princeton, Princeton University Press, 1984
KEMP, M., The Science of Art: Optical themes in western art from Brunelleschi to Seurat, New Haven e Londres, Yale University Press, 1990
KOSSOVITCH, L., Contra a idéia de Renascimento. In NOVAES, A. (org.) - Artepensamento, São Paulo, Cia. das Letras, 1994
KOSSOVITCH, L., A emancipação da cor. In NOVAES, A. (org.) - O Olhar, São Paulo, Cia. das Letras, 1988
LARIVAILLE, P., A Itália no tempo de Maquiavel (Florença e Roma), trad.: J. B. Neto, São Paulo, Cia. das Letras, 1988
MATEER, D. (ed.), The Renaissance in Europe: a Cultural Inquiry. Courts, Patrons and Poets, New Haven e Londres, Yale University Press, 2000
MURRAY, P., Renaissance Architecture, Nova York, Electa/Rizzoli, 1978
MURRAY, P. e MURRAY, M., The Art of the Renaissance, Thames and Hudson, 1986
PÄCHT, O., Van Eyck and the founders of early Netherlandish painting, trad.: D. Britt, Londres, Harvey Miller, 1994
PANOFSKY, E., Estudos de Iconologia - temas humanísticos na arte do renascimento, trad.: Olinda Braga de Souza, Lisboa, Editorial Estampa, 1982
PANOFSKY, E., Idea: a evolução do conceito de belo, São Paulo, Martins Fontes, 1994
PANOFSKY, E., A Perspectiva como forma simbólica, trad.: Elisabete Nunes, Lisboa, Edições 70, 1993
PANOFSKY, E., Significado nas artes visuais, trad.: M. Clara F. Kneese e J. Guinsburg, São Paulo, Perspectiva, 1979
PANOFSKY, E., What is baroque? In Three Essays on Style, Cambridge, MA, Londres, MIT Press, 1995
Roettgen, S., Italian Frescoes: The Early Renaissance, 1400-1470, trad.: R. Stockman, N. York, Paris, Londres, Abbeville Press, 1996
Roettgen, S., Italian Frescoes: The Flowering of the Renaissance, 1470-1510, N. York, Paris, Londres, Abbeville Press, 1996
SCHAPIRO, M., Style (1953). In SCHAPIRO, M. - Theory and Philosophy of Art: Style, Artist, and Society, N. York, George Braziller, 1994
SHEARMAN, J., Mannerism, s/l, Penguin Books, 1990
VAN MANDER, C., Das Leben der niederländischen und deutschen Maler (von 1400 bis ca. 1615) [1617], trad.: H. Floerke, Worms, Wernersche Verlagsgesellschaft, 1991
VASARI, G., Le Vite dei più eccellenti pittori, scultori e architetti, Roma, Grandi Tascabili Economici Newton, 1993
VECCHI, P. de & COLALUCCI, G. - Michelangelo - The Vatican Frescoes, trad.:D. Stanton e A. Lewis, N. York, Paris, Londres, Abbeville Press, 1996
WITTKOWER, R. & M., Born under Saturn, N. York e Londres, W. W. Norton, s/d
WÖLFFLIN, H., A arte classica, trad.: M. Fleischer, São Paulo, Martins Fontes, 1990
WÖLFFLIN, H., Conceitos Fundamentais da História da Arte, trad.: João Azenha Jr., São Paulo, Martins Fontes, 1989, 2ª edição
WÖLFFLIN, H., Renascença e barroco:estudo sobre a essência do estilo barroco e a sua origem na Itália, trad.: M. A. Leite de Barros e A. Steffen, São Paulo, Perspectiva, 1989
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Familiarizar os alunos com o repertório visual do período e discutir questões conceituais sobre o Renascimento.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Entrega de uma resenha de um textos e um trabalho escrito final.
Cronograma (Plano de Aula)
Introdução ao conceito de Renascimento. A função da pintura: educação e comoção. A Arquitetura no Renascimento e as proporções: a relação do homem com o espaço. Construção de um novo espaço narrativo: Brunelleschi, Masaccio e O Da Pintura de Alberti. As proporções humanas e a representação do corpo. Um outro tipo de representação: a pintura flamenga. Retrato e caricatura. Leonardo, Rafael e Michelangelo e a virada para o século XVI: anatomia, beleza, perfeição do corpo, perfeição da arte. Outras maneiras de representação da figura humana. Discussão e histórico do conceito de Maneirismo. Os diversos “maneirismos” na Itália. O estabelecimento de um ideal “clássico”: os Carracci, Domenichino e Poussin.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, discussões de textos e análises das imagens apresentadas.