Turma AP198 - História da Arte I - Turma A

Código / Turma

AP198 A

Nome

História da Arte I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Karen Teodoro Menezes
Observações Oferecimento
Atualizado em
15/12/2020 18:06
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paulo Mugayar Kühl

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina terá como tema as manifestações artísticas do Renascimento, estabelecendo suas ligações e rupturas com a visualidade da Idade Média e examinando suas relações com a cultura clássica da Antiguidade. Estudos teóricos de textos fundamentais para esse campo de conhecimento. Desenvolvimento de Seminários.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALBERTI, L. B., Da Pintura, trad.: Antonio da Silveira Mendonça, Campinas, Editora da Unicamp, 1992

ARGAN, G. C., Clássico Anticlássico, trad.: Lorenzo Mammì, São Paulo, Cia. das Letras, 1999

ARGAN, G. C., Storia dell'Arte Italiana, Vols. 2 e 3, Florença, Sansoni Editore, 1988

BAXANDALL, M., O olhar renascente - Pintura e Experiência Social na Itália da Renascença, trad.: Maria Cecília Preto R. Almeida, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991

BAXANDALL, M., Patterns of Intention - On the Historical Explanation of Pictures, New Haven e Londres, Yale University Press, 1985

BURCKHARDT, J., A cultura do Renascimento na Itália - um ensaio, trad.: Sérgio Tellaroli, São Paulo, Cia. das Letras, 1991

BURKE, P., O Renascimento Italiano: Cultura e sociedade na Itália, trad.: J. R. Siqueira, São Paulo, Nova Alexandria, 1999

DAMISCH, H., L'Origine de la Perspective, Paris, Flammarion, 1993

FEBVRE, L., Michelet e a Renascença, trad.: Renata M. P. Cordeiro, São Paulo, Scritta, 1994

FOCILLON, H., A vida das formas, trad.: F. C. da Silva, Lisboa, Edições 70, 1988

FRANCASTEL, P., Pintura e Sociedade, trad.: Elcio Fernandes, São Paulo, Martins Fontes, 1990

FUMAROLI, M., L'âge de l'éloquence, Paris, Albin Michel, 1994

GARIN, E., Idade Média e Renascimento, Lisboa, Editorial Estampa, 1994

GARIN, E., O Renascimento, história de uma revolução cultural, Porto, 1972

GASKELL, I., História das Imagens. In BURKE, P., A escrita da História - novas perspectivas, trad. Magda Lopes, São Paulo, Ed. da Unesp, 1992

GOMBRICH, E. H., Norma e Forma - Estudos sobre a arte da Renascença, trad.: Jefferson Luiz Viera, São Paulo, Martins Fontes, 1990

HALE, J. R. (org.), Dicionário do Renascimento Italiano, trad.: Álvaro Cabral, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1988

HAUSER, A., História Social da Arte e da Literatura, trad.: Álvaro Cabral, Martins Fontes, São Paulo, 1995

HAUSER, A., Maneirismo, trad.: J. Guinsburg e M. França, São Paulo, Perspectiva, 1993, 2ª edição

HIBBERT, C., Ascensão e queda da casa dos Medici - O Renascimento em Florença, trad.: Hildegard Feist, São Paulo, Cia. das Letras, 1993

HOLT, E. G., A Documentary History of Art, Princeton, Princeton University Press, 1984

KEMP, M., The Science of Art: Optical themes in western art from Brunelleschi to Seurat, New Haven e Londres, Yale University Press, 1990

KOSSOVITCH, L., Contra a idéia de Renascimento. In NOVAES, A. (org.) - Artepensamento, São Paulo, Cia. das Letras, 1994

KOSSOVITCH, L., A emancipação da cor. In NOVAES, A. (org.) - O Olhar, São Paulo, Cia. das Letras, 1988

LARIVAILLE, P., A Itália no tempo de Maquiavel (Florença e Roma), trad.: J. B. Neto, São Paulo, Cia. das Letras, 1988

MATEER, D. (ed.), The Renaissance in Europe: a Cultural Inquiry. Courts, Patrons and Poets, New Haven e Londres, Yale University Press, 2000

MURRAY, P., Renaissance Architecture, Nova York, Electa/Rizzoli, 1978

MURRAY, P. e MURRAY, M., The Art of the Renaissance, Thames and Hudson, 1986

PÄCHT, O., Van Eyck and the founders of early Netherlandish painting, trad.: D. Britt, Londres, Harvey Miller, 1994

PANOFSKY, E., Estudos de Iconologia - temas humanísticos na arte do renascimento, trad.: Olinda Braga de Souza, Lisboa, Editorial Estampa, 1982

PANOFSKY, E., Idea: a evolução do conceito de belo, São Paulo, Martins Fontes, 1994

PANOFSKY, E., A Perspectiva como forma simbólica, trad.: Elisabete Nunes, Lisboa, Edições 70, 1993

PANOFSKY, E., Significado nas artes visuais, trad.: M. Clara F. Kneese e J. Guinsburg, São Paulo, Perspectiva, 1979

PANOFSKY, E., What is baroque? In Three Essays on Style, Cambridge, MA, Londres, MIT Press, 1995

Roettgen, S., Italian Frescoes: The Early Renaissance, 1400-1470, trad.: R. Stockman, N. York, Paris, Londres, Abbeville Press, 1996

Roettgen, S., Italian Frescoes: The Flowering of the Renaissance, 1470-1510, N. York, Paris, Londres, Abbeville Press, 1996

SCHAPIRO, M., Style (1953). In SCHAPIRO, M. - Theory and Philosophy of Art: Style, Artist, and Society, N. York, George Braziller, 1994

SHEARMAN, J., Mannerism, s/l, Penguin Books, 1990

VAN MANDER, C., Das Leben der niederländischen und deutschen Maler (von 1400 bis ca. 1615) [1617], trad.: H. Floerke, Worms, Wernersche Verlagsgesellschaft, 1991

VASARI, G., Le Vite dei più eccellenti pittori, scultori e architetti, Roma, Grandi Tascabili Economici Newton, 1993

VECCHI, P. de & COLALUCCI, G. - Michelangelo - The Vatican Frescoes, trad.:D. Stanton e A. Lewis, N. York, Paris, Londres, Abbeville Press, 1996

WITTKOWER, R. & M., Born under Saturn, N. York e Londres, W. W. Norton, s/d

WÖLFFLIN, H., A arte classica, trad.: M. Fleischer, São Paulo, Martins Fontes, 1990

WÖLFFLIN, H., Conceitos Fundamentais da História da Arte, trad.: João Azenha Jr., São Paulo, Martins Fontes, 1989, 2ª edição

WÖLFFLIN, H., Renascença e barroco:estudo sobre a essência do estilo barroco e a sua origem na Itália, trad.: M. A. Leite de Barros e A. Steffen, São Paulo, Perspectiva, 1989

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Familiarizar os alunos com o repertório visual do período e discutir questões conceituais sobre o Renascimento.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Entrega de uma resenha de um textos e um trabalho escrito final.

Cronograma (Plano de Aula)

Introdução ao conceito de Renascimento. A função da pintura: educação e comoção. A Arquitetura no Renascimento e as proporções: a relação do homem com o espaço. Construção de um novo espaço narrativo: Brunelleschi, Masaccio e O Da Pintura de Alberti. As proporções humanas e a representação do corpo. Um outro tipo de representação: a pintura flamenga. Retrato e caricatura. Leonardo, Rafael e Michelangelo e a virada para o século XVI: anatomia, beleza, perfeição do corpo, perfeição da arte. Outras maneiras de representação da figura humana. Discussão e histórico do conceito de Maneirismo. Os diversos “maneirismos” na Itália. O estabelecimento de um ideal “clássico”: os Carracci, Domenichino e Poussin.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, discussões de textos e análises das imagens apresentadas.

Observação (Plano de Aula)

em branco