Turma AP213 - Desenho III: Plástica Aplicada - Turma A

Código / Turma

AP213 A

Nome

Desenho III: Plástica Aplicada

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Karen Teodoro Menezes
Observações Oferecimento
Atualizado em
15/12/2020 18:08
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Claudio Lima Ferreira

Ementa (Catálogo da DAC)

Plástica aplicada à Arquitetura. Relação: figura, espaço e forma. Espaço bi e tridimensional. Linguagem visual, comunicação gráfica. Meios de expressão. Exercícios de projeto.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARNHEIM, Rudolf. A Dinâmica da Forma Arquitectónica. Lisboa: Presença, 1988.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003
OSTROWER, F. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

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Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

  • Proporcionar conhecimentos teóricos básicos para que o aluno compreenda a atividade plástica enquanto procedimento sensível fundamental na expressão, linguagem e comunicação da arquitetura.

  • Capacitar o aluno a entender os elementos de sintaxe visual na criação artística e arquitetônica.

  • Instigar o desenvolvimento da gestualidade e expressão individual para aplicação em espaços arquitetônicos.

  • Auxiliar o aluno no uso adequado da plástica em arquitetura, desenvolvendo e ampliando os limiares perceptivos e artísticos através de exercícios práticos.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Projeto - Espaço de Inovação Educacional – Estudos plásticos, Partido Arquitetônico e projeto final valor  6 pontos divididos em:

 

Etapa 1 

Projeto - 1,0 pontos – Briefing e prancha conceito

Projeto - 1,0 ponto – Estudo Plástico por desenho – Croquis de evolução e estudo volumétrico

Projeto - 1,0 ponto – Estudos plásticos – modelos e maquetes (físico)


 

Etapa 2 

Projeto - 1,0 ponto - Partido Arquitetônico – Programa de necessidades, organograma, fluxograma, materiais e técnicas construtivas, estudo do entorno.

Projeto - 2,0 Ponto – Planta; 0,5 Ponto Cortes; 0,5 Ponto Elevações; 1 Pontos Plástica e Volumetria – Maquete física ou digital

 

  • Espaço de Inovação Educacional - para alunos FEC
  • Local : Estacionamento FEC- Campinas
  • Projeto 4 alunos


Atividades Específicas: 4 atividades durante o semestre – valor 1,00 - Atividade em duplas. (Pré-aula, Aula e Feedback)

Cronograma (Plano de Aula)

Semana 1

Aula  – Apresentação Disciplina, Atividades. Aula expositiva – Introdução à Plástica - Apresentar Atividade 1. 

Semana 2 

Aula – Aula Expositiva/ Orientação de Projeto- Etapa 1 

24/09/20 -  leitura texto/ material - para atividade especial 1

Semana 3 

Aula – Atividade Especial 1 - Designer Tonny Barbosa

02/10/20 - Prazo para entrega Atividade Especial 1

Semana 4 

 feedback para a atividade especial 1

Aula  –  Aula Expositiva/ Orientação de Projeto - Etapa 1 

 leitura texto/ material - para atividade especial 2

Semana 5

Aula  – Atividade Especial 2 - Arquiteta Larissa Lima

 Prazo para entrega Atividade Especial 2

Semana 6 

 feedback para a atividade especial 2

Aula  – Aula Expositiva/ Orientação de Projeto- Etapa 1 

Semana 7

Aula  - Orientação complementar - Arq. Larissa Lima - Projeto - Etapa 1 (combinar horário)

 Entrega do Projeto - Etapa 1 

Semana 8 

Aula  – Aula Expositiva/ Orientação de Projeto- Etapa 2 

 leitura texto/ material - para atividade especial 2

Semana 9

Aula  – Atividade Especial 3 - Arquiteta Rosana Vieira

 -Prazo para entrega Atividade Especial 3

Semana 10 

- feedback para a atividade especial 3

Aula  – Aula Expositiva/Orientação de projeto - Etapa 2

 - leitura texto/ material - para atividade especial 4

Semana 11

– Semana da Arquitetura 

Semana 12 

Aula – Atividade Especial 4 - Arquiteta Ana Caprini

-Prazo para entrega Atividade Especial 4

Semana 13 

 feedback para a atividade especial 4

 - 09/12/20 – Orientação de Projeto - Etapa 2

Semana 14

 – Orientação de Projeto- Etapa 2

 - Orientação Complementar de Projeto- Etapa 2 - Arq. Larissa (combinar horário)

Semana 15 

  Entrega Projeto - Etapa 2 (classroom)

 

Metodologia (Plano de Aula)

O curso se desenvolve por atividades semanais, utilizando de aulas teóricas - síncronas e assíncronas com a discussão de textos escolhidos e de aulas práticas. Os exercícios são propostos e produzidos durante o horário da aula ou extraclasse com a exposição e discussão sistemática da produção dos alunos, tanto individual como coletiva. 

- Aulas teóricas expositivas (síncronas e assíncronas) com apoio de material ilustrativo (repertório)

- Pré-aula, Aula e Feedback

- Atividade prática por meio de exercícios plásticos visando a aplicação dos conceitos teóricos apresentados. 

- Pesquisa e leituras dirigidas. 

- Apresentação dos exercícios e debates.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco