Turma AP217 - Desenho Industrial II: Introdução ao Projeto de Produto - Turma A
AP217 A
Desenho Industrial II: Introdução ao Projeto de Produto
Google Meet, Google Classroom
Karen Teodoro Menezes
15/12/2020 18:09
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
História, teoria e estética do design de produto. Terminologia e conceitos fundamentais. Identidades e dessemelhanças entre design e arquitetura. Áreas de atuação em projeto de produto. Método clássico de desenvolvimento de projetos e design aplicado ao projeto de produto. Ergonomia do produto. Semântica do produto. Ética do design de produto.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
BAXTER, Mike. Projeto de produto, São Paulo, Edgard Blucher Ltda, 1998.
BOMFIM Gustavo Amarante. Metodologia para desenvolvimento de projeto. Campina Grande: Editora Gráfica Rodier Ltda, 1984.
BONSIEPE, Gui (1977) Design: do material ao digital - FIESC, Santa Catarina, p. 17.
BÜRDEK, Bernhard E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo, Edgard Blücher, 2006.
CARDOSO, Rafael . Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.
FERRARA, L. D’Aléssio. Design em espaços. São Paulo, Rosari, 2002.
FIELL, Charlotte & Peter. Design do século XX. Köln, Taschen, 2000.
FORTY, A. Objetos De Desejo. Editora Cosac Naify, 2007.
LÖBACH, Bernd. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
MALDONADO, Tomas. El diseño reconsiderado. Barcelona: G. Gili, 1974.
MUNARI, B. Das coisas nascem coisas. Lisboa, Edições 70, 1981.
NORMAN, Donald A, The design of everyday things. New York, Doubleday/Currency, 1990.
PAPANEK, V. Design for a real world. London, Thames & Hudson, 2000.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
OBJETIVOS GERAIS
Esse curso tem o objetivo principal de permitir aos alunos o contato com o universo do design de produto, através:
-
da construção do conhecimento dos aspetos históricos, técnicos dessa atividade;
-
do desenvolvimento de competências projetuais inerentes ao projeto de produto;
-
do estabelecimento de valores éticos que conduzam a atividade profissional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Criar condições para que o aluno possa:
-
Reconhecer o campo do design em geral.
-
Identificar as diferentes áreas de aplicação do projeto de produto.
-
Apontar as diferentes funções dos produtos.
-
Vivenciar o exercício da prática projetual de design de produto.
-
Conhecer os materiais e processos utilizados na produção industrial;
-
Apresentar e justificar seu projeto, tanto em texto como em apresentação oral;
-
Ampliar a capacidade de crítica e autocrítica nessa área, utilizando a terminologia profissional.
-
Identificar fatores cognitivos, sociais, culturais, técnicos e econômicos que conduzem esse tipo de projeto.
-
Perceber as relações existentes entre os seres humanos, os produtos e os os lugares por eles ocupados.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A final do curso cada aluno e aluna deverá apresentar um portfólio, entendido como instrumento de avaliação, que deve conter todo material relacionado com a disciplina: rascunhos, anotação, experiencias, Pesquisa efetuadas, assim como um relatório da vivência projetual nessa área , visando o a compreensão de sua própria aprendizagem (metacognição).
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Os conteúdos teóricos serão trabalhados em aulas com dinâmicas de leitura e discussão de texto e/ ou seminários, assim como trabalhos de análise de imagem. Serão propostos exercícios de projeto de produto buscam oferecer uma vivência projetual articulada com os conceitos discutidos.