Turma AP301 - Elementos da Prática de Pesquisa - Turma A

Código / Turma

AP301 A

Nome

Elementos da Prática de Pesquisa

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, WhatsApp
Criado por
Karen Teodoro Menezes
Observações Oferecimento

A disciplina requer dedicação à prática das atividades propostas de organização e elaboração de projetos de pesquisa, com atividades semanais como etapas desse desenvolvimento.

Atualizado em
15/12/2020 18:10
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Jurema Luzia de Freitas Sampaio

Ementa (Catálogo da DAC)

A investigação científica: lógica, linguagem e método. Estruturas formais e funcionais do discurso científico de distintos tipos de Pesquisa voltados para o grande campo das Artes e Humanidades. Subsídios para a leitura, produção e interpretação de textos científicos. O projeto de pesquisa: a pergunta condutora, a delimitação do problema, a hipótese, os objetivos, o embasamento teórico, metodológico e empírico. A investigação científica como prática social.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. Informação e documentação - Referências (NBR6023). Rio de Janeiro: IBBD, 2002. 
________. Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa (NBR6022). Rio de Janeiro: IBBD, 2003.
________. Numeração progressiva das seções de um documento (NBR6024). Rio de Janeiro: IBBD, 1989.
________. Informação e documentação - Sumário (NBR6027). Rio de Janeiro: IBBD, 2003.
________. Informação e documentação - Índice (NBR6034). Rio de Janeiro: IBBD, 2004.
________. Informação e documentação – Citações em documentos (NBR10520). Rio de Janeiro: IBBD, 2002. 
________. Informação e documentação – Lombada (NBR 12225). Rio de Janeiro: IBBD, 2004.
________. Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos (NBR 14724). Rio de Janeiro: IBBD, 2002.
________. Informação e documentação — Projeto de pesquisa (NBR 15287). Rio de Janeiro: IBBD, 2011.
ALBINO, Sirlei de Fátima; FAQUETI, Marouva Fallgatter. Como elaborar um Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica. Biblioteca do Instituto Federal de Santa Catarina. 2014.
Disponível em: https://biblioteca.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/9/2014/07/Como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-de-Inicia%c3%a7%c3%a3o-Cient%c3%adfica.pdf 
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Editora Plano, 2002. 
LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2001.
MEDEIROS, J. B. Redação Científica: A prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2004. 
NASCIMENTO-E-SILVA. Manual de Redação para Trabalhos Acadêmicos: position paper, ensaios teóricos, artigos científicos e questões discursivas. SP: Ed. Atlas, 2012.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer: projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. PP.77-91.
ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Editora Autores Associados, Campinas, SP, 1998.
 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 3
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

• Compreender a problemática Científica: noções básicas.
• Relacionar e diferenciar os elementos da pesquisa científica e da pesquisa em arte.
• Trabalhar Abordagem e Instrumentos relacionados à Prática de Pesquisa.
• Exercitar Técnicas de Redação e Pesquisa Bibliográfica e Projeto de Pesquisa.
• Conhecer e aplicar a NBR (Normas da ABNT) na pesquisa em arte.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Participação em aula;

- Seminários (em duplas/trios);

- Projeto de Pesquisa (individual);

- Exercícios em sala.

Cronograma (Plano de Aula)

A teoria e a observação: as bases do conhecimento científico;
Ciência: uma questão de método. Pesquisa: a aplicação do método científico; Relações entre Arte e
Ciência;
Delineando um estudo científico: o projeto de pesquisa. Sua condução, difusão e desdobramentos
nos variados campos da sociedade;
Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos;
Fundamentos da redação e normalização do trabalho científico;
Citações e Referências bibliográficas;
Conhecimento e aplicação das novas tecnologias da informação para a produção científica;
Principais modalidades do Trabalho científico: Resumo, Fichamento, Resenha Crítica, Relatório,
Projetos de Pesquisa, Artigo Científico, Ensaio e Trabalhos Monográficos (Trabalho de Conclusão de
Curso, Dissertação, Tese)

Metodologia (Plano de Aula)

- Aulas expositivas com discussão dos conteúdos apresentados;
- Realização de Seminários em Grupo;
- Exercícios individuais em sala;
- Oficinas para elaboração de projetos de pesquisa;
- Indicação de Leituras para discussão em sala e fichamento.

Observação (Plano de Aula)

Não é uma disciplina exclusivamente teórica, pelo contrário: A disciplina se configura como uma oficina de prática de redação de projetos de pesquisa e, dessa forma, requer intensa participação ativa dos alunos, no sentido de obter resultados consistentes.