Turma AP303 - Pintura III - Turma A

Código / Turma

AP303 A

Nome

Pintura III

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Karen Teodoro Menezes
Observações Oferecimento

Híbrido: orientações remotas do professor e possibilidade de realização prática em ateliê.

Atualizado em
15/12/2020 18:10
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Sérgio Niculitcheff

Ementa (Catálogo da DAC)

Teorias da cor: aprofundamento e desenvolvimento dos estudos cromáticos considerando a pintura na História da Arte e a pesquisa de novos materiais e suportes.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALBERS, Josef. A interação da cor. São Paulo: Martins Fontes, 2009

ARGAN, G. C. Arte Moderna, SP: Companhia das Letras, 1992.

DOERNER, Max. Los materiales de pintura y su empleo em El arte. Paris: Ed. Reverté, 1959.

ITTEN, Johannes. The art of color. The subjective experience and objective racional of color. New York, 1997.

MAYER, Ralph. Manual do artista. SP: Martins Fontes, 1996.

MOTTA, Edison. Iniciação à Pintura. RJ: Nova Fronteira, 1976.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Introdução à investigação dos possíveis suportes tradicionais e contemporâneos aplicados ao estudo da pintura.

Estudos comparativos entre linguagens expressivas e experimentais, técnicas de pintura e suportes na construção de repertórios próprios do aluno.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Qualidade técnica e expressiva dos trabalhos práticos produzidos; Encaminhamentos de pesquisa teórica através de leituras realizados durante o semestre, bem como do formato de sua apresentação; Envolvimento e desempenho das propostas individuais apresentadas no período; Relatório final da disciplina.

Cronograma (Plano de Aula)

- As questões do suporte e das técnicas expressivas na pintura;

- O artista, o pintor e seu ateliê; estudos biográficos e depoimentos, apreensão de seus processos criativos, linguagens e técnicas, correlação entre vida e obra;

- A preparação e a seleção de materiais para o suporte da pintura;

- A construção de processos da criação artística e poética pessoal;

- O estudo da produção de artistas pertinentes aos objetivos do semestre e seus processos de criação;

- Introdução aos Materiais: tinta acrílica e óleo. Telas em diversos formatos e tecidos.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas e teóricas baseadas na leitura de textos específicos e gerais, imagens e conceitos de artistas sobre pintura. Orientação e analise crítica individual e coletiva dos trabalhos realizados em sala de aula. Reflexão crítica sobre a produção pictórica dos principais representantes pertinentes a esse programa.

Observação (Plano de Aula)

A dinâmica das aulas seguirá um esquema hibrido, admitirá a presença de até 10 alunos em sala de aula e o restante trabalhando em seus locais de residência. O acompanhamento do professor de PEDs e PADs será feito de forma remota.