Turma AP304 - Desenho Artístico III - Turma A
AP304 A
Desenho Artístico III
Google Meet, Google Classroom
Karen Teodoro Menezes
Híbrido: orientação remota do professor, possibilidade de realização prática nos ateliês.
15/12/2020 18:11
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Da observação à representação: os sistemas de representação dos primórdios da história da arte ao período moderno. O desenho como meio de conhecimento sensível. Aprofundamento das questões desenvolvidas na disciplina Desenho Artístico II.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
DERDYK, Edith (org.). Disegno.Desenho.Desígnio. São Paulo: Ed. Senac, 2007
HOLM, Anna Marie. Fazer e Pensar Arte. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2005
MOLINA, Juan José Gómez. Estratégias del dibujo en el arte contemporáneo. Madrid: Ed. Cátedra, 2006
MOLINA, Juan José Gómez; CABEZAS, Lino; COPÓN, Miguel. Los nombres del dibujo. Madrid: Cátedra, 2005
NOVAES, Adauto (org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1998
SIMBLET, Sarah. Desenho: uma forma inovadora e prática de desenhar o mundo que nos rodeia. Porto: Editora Civilização, 2005
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
O desenho como projeto e pensamento. Abordar questões da estruturação e do desenvolvimento do pensamento visual. Através de exercícios práticos, estimular os processos de criação poética que resultem desdobramentos nas pesquisas visuais. Apresentar o desenho como manifestação legitima da Arte Contemporânea. Instrumentalizar o aluno com técnicas e materiais pertinentes ao conteúdo.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- Avaliação será continuada, na qual o aluno apresentará a produção desenvolvida durante todo o processo.
- Entrega de relatório final discorrendo sobre a proposta de trabalho individual.
- Será levada em consideração a participação do aluno e o envolvimento pessoal com o seu trabalho, demonstrando qualidades visuais, dedicação com a pesquisa e empenho na realização dos trabalhos.
Cronograma (Plano de Aula)
- Aspectos da história do desenho no desenvolvimento da arte, suas tangências e desdobramentos.
- Materiais e suportes, adequações de materiais expressivos, experimentos e investigações.
- Representações de luzes, sombras e penumbras no desenho.
- Cadernos de anotações: diários e cadernos de artistas.
- Construção de narrativas visuais, seqüencialidades.
- Introdução à representação da figura humana.
- Projeto final a partir de pesquisa poética individual.
Metodologia (Plano de Aula)
- Acompanhamento das pesquisas e projetos pessoais em sala de aula;
- Pesquisas de suportes e meios de representação;
- Indicação de exposições e bibliografia de acompanhamento ao curso;
- Exercícios em sala de aula, orientação coletiva e individual;
- Pesquisa teórica: leitura de textos e livros indicados no início do semestre.
Observação (Plano de Aula)
A dinâmica das aulas seguirá um esquema hibrido, admitira a presença de até 10 alunos em sala de aula e o restante trabalhando em seus locais de residência. O acompanhamento do professor de PEDs e PADs será feito de forma remota.