Turma AP304 - Desenho Artístico III - Turma A

Código / Turma

AP304 A

Nome

Desenho Artístico III

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Karen Teodoro Menezes
Observações Oferecimento

Híbrido: orientação remota do professor, possibilidade de realização prática nos ateliês.

Atualizado em
15/12/2020 18:11
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Sérgio Niculitcheff

Ementa (Catálogo da DAC)

Da observação à representação: os sistemas de representação dos primórdios da história da arte ao período moderno. O desenho como meio de conhecimento sensível. Aprofundamento das questões desenvolvidas na disciplina Desenho Artístico II.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

DERDYK, Edith (org.). Disegno.Desenho.Desígnio. São Paulo: Ed. Senac, 2007

HOLM, Anna Marie. Fazer e Pensar Arte. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2005

MOLINA, Juan José Gómez. Estratégias del dibujo en el arte contemporáneo. Madrid: Ed. Cátedra, 2006

MOLINA, Juan José Gómez; CABEZAS, Lino; COPÓN, Miguel. Los nombres del dibujo. Madrid: Cátedra, 2005

NOVAES, Adauto (org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1998

SIMBLET, Sarah. Desenho: uma forma inovadora e prática de desenhar o mundo que nos rodeia. Porto: Editora Civilização, 2005

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

O desenho como projeto e pensamento. Abordar questões da estruturação e do desenvolvimento do pensamento visual. Através de exercícios práticos, estimular os processos de criação poética que resultem desdobramentos nas pesquisas visuais. Apresentar o desenho como manifestação legitima da Arte Contemporânea. Instrumentalizar o aluno com técnicas e materiais pertinentes ao conteúdo.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Avaliação será continuada, na qual o aluno apresentará a produção desenvolvida durante todo o processo.

- Entrega de relatório final discorrendo sobre a proposta de trabalho individual.

- Será levada em consideração a participação do aluno e o envolvimento pessoal com o seu trabalho, demonstrando qualidades visuais, dedicação com a pesquisa e empenho na realização dos trabalhos.

Cronograma (Plano de Aula)

- Aspectos da história do desenho no desenvolvimento da arte, suas tangências e desdobramentos.

- Materiais e suportes, adequações de materiais expressivos, experimentos e investigações.

- Representações de luzes, sombras e penumbras no desenho.

- Cadernos de anotações: diários e cadernos de artistas.

- Construção de narrativas visuais, seqüencialidades.

- Introdução à representação da figura humana.

- Projeto final a partir de pesquisa poética individual.

Metodologia (Plano de Aula)

- Acompanhamento das pesquisas e projetos pessoais em sala de aula;

- Pesquisas de suportes e meios de representação;

- Indicação de exposições e bibliografia de acompanhamento ao curso;

- Exercícios em sala de aula, orientação coletiva e individual;

- Pesquisa teórica: leitura de textos e livros indicados no início do semestre.

Observação (Plano de Aula)

A dinâmica das aulas seguirá um esquema hibrido, admitira a presença de até 10 alunos em sala de aula e o restante trabalhando em seus locais de residência. O acompanhamento do professor de PEDs e PADs será feito de forma remota.