Turma AD013 - Ateliê de Prática e Ensino da Dança I - Turma A

Código / Turma

AD013 A

Nome

Ateliê de Prática e Ensino da Dança I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, WhatsApp, Outro
Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento

Nesta disciplina estaremos utilizando como canal de acompanhamento virtual da disciplina o sistema MOODLE. O WhatsApp será uma ferramenta apenas para comunicações e/ou necessidades emergenciais. Provavelmente faremos uso de um DRVE Compartilhado como espaçø de registro e trocas entre grupos das obserações e produções da turma.

Atualizado em
16/12/2020 10:13
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Marisa Martins Lambert

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolvimento teórico-prático de atividades de sensibilização, consciência e expressão corporal. Estudos da interação corpo-espaço e dos fundamentos estruturais e funcionais que organizam conhecimentos específicos na dança. Investigação e reflexão crítica sobre a contribuição dos princípios somáticos nas práticas pedagógicas da dança, considerando o contexto de ensino formal e não formal.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Bibliografia Básica:

ADCHIE, Ngozi Chimamanda. O Perigo de uma história única. Iª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação . n. 19, p.20-28, Jan/Fev/Mar/Abril 2002. 

CALAZANS, J., CASTILHO, J., GOMES, S. (coordenadores). Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003. 

COSTAS, Ana Maria Rodriguez. Educação somática e o desenvolvimento de novas sensibilidades nos treinamentos do intérprete-criador da dança. Anais do III Congresso ABRACE, Memória ABRACE VII, Florianópolis, 2003.

LAMBERT, Marisa Martins. Expressividade Cênica pelo Fluxo Percepção/Ação: O sistema Laban/Bartenieff para o desenvolvimento somático e a criação em dança. Tese de Doutorado, Deptº. de Pós-Graduação, Unicamp, São Paulo, 2010.

VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Summus, 2005.

 

 

 

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

  • Desenvolver recursos práticos de investigação dos sistemas do corpo e organização consciênte das estruturas de apoio ao movimento.
  • Conhecer princípios e conceitos básicos específicos da dança, entendendo desses conceitos como fundamentos que orientam a prática docente na dança.
  • Construir um saber das artes através da aprendizagem do sensível, ampliando a percepção de si e do outro para uma inteligência ecológica e intercultural do corpo e seus saberes. 
  • Discutir questões ligadas ao corpo e movimento relacionando esta visão com o a construção de si em relação ao contexto ou realidade contemporânea. Trazer esse aprendizado para uma reflexão educacional.
  • Educação somática e dança: aprofundar conhecimento dos processos somáticos do corpo em sua relação com princípios expressivos. Compreensão dessa interatividade na prática e ensino da dança. 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Frequência e participação nas aulas 

Realização das propostas investigativas individuais e coletivas (podendo envolver: mapa-memória do corpo; estudo ampliado de um segmento corporal; resenha-movimento, entre outras propostas a combinar com a turma)

Exercício de prática de ensino (aulas simuladas) sobre temática de pesquisa.

 

Cronograma (Plano de Aula)

. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Corpo como natureza - corpo-cosmo vivo e vibrante; nosso ecossistema para perceber sentir e agir.
  2. A observação e a sensibilidade como fundamento da percepção.
  3. Mundo Interno e Mundo Externo: Corpo e Sentidos, A educação dos sentidos - o ver, o ouvir, a percepção da pele, o toque.
  4. Corpo/Espaço - Mapa-memória do corpo - observação do nosso gesto alicerce (nosso modo deitar, ficar em pé, pisar, andar, sentar) como construção da história individual e coletiva, político, social e cultural de cada um.
  5. Suporte para mobilidade: Respiração, Tônus e Fluência, Pulsação Básica (expansão e recolhimento), Consciência do centro. 
  6. Pele, Musculo e Osso - Ossos e articulações: fundamentação anatômica; Apoios e Oposições; qualidades expressivas dos sistemas básicos do movimento.
  7. Experiência de relações entre as partes do corpo – exploração da mobilidade/estabilidade; estado de mudança x relaçoes fixas.
  8. O Corpo entre o céu e a terra  - Eixo/Centralização, Esqueleto Axial, Coluna Vertebral, As Três Esferas (cabeça, caixa
    torácica e bacia), Peso (centro de gravidade e leveza). Rolamento e enrolamento do eixo (movimento sequenciado).
  9. Seder, empurrar, se estender para o espaço.
  10. Unidade Inferior: Pés (tornozelo), Articulação coxofemoral, alinhamento calcanhares-isquios.
    Transferência do peso do torso para as pernas, Fundamentação anatômico e pedagógica sobre conteúdo.
  11. Prática pedagógica: pesquisa sobre  sobre a relação entre estrutura, funcionamento e expressividade
  12. Desenvolvimento de uma prática de ensino aliada a reflexão sobre modos de ensino - iniciação à princípios libertários, democráticos, decoloniais e valorização dos saberes não hegemônicos.

 

Metodologia (Plano de Aula)

 

METODOLOGIA DE ENSINO

A disciplina integra aulas práticas com conceitos básicos de Dança integrados os estudo anatomico, cinesiológico (sensório-motor) e à reflexão teóriica. Pauta-se em metodologias ativas e no aprendizado  experienciado, investigativo e dialogado, priorizando a exploração expressiva de movimento e o contato sensível com os sistemas do corpo. Como princípio de aprofundamento serão também discutidos textos de educação somática, dança contemporânea, e abordado temas envolvendo a construção pessoal e social do corpo. em busca da construção de um mapa corporal contextualizado. Serão também utilizados materiais pedagógicos (bolinhas, bambus, espaguetes, balões) que favoreçam a compreensão dos conteúdos propostos. Pretende-se a construção de um espaçø de autonomia e participação, de auto responsabilidade e protagonismo das/os alunas/os na pesquisa e descoberta do movimento consciênte, criativo, político e transformador.

Observação (Plano de Aula)

Nossos encontros serão iniciados de modo e contarão com aulas síncronas e momentos de estudo em grupos menores, compostos por tarefas coletivas do grupo e outras realizadas individualmente. O Moodle será nossa ferramente de comunicação oficial assim também como um grupo de WhatsApp para questões emergenciais. Trabalharemos com vídeos, áudios, como instrumentos de compartilhamento e criação, utilizando o celular principalmente como midia de troca de materiais e produção.