Turma AD023 - Ateliê de Criação III - Turma A
AD023 A
Ateliê de Criação III
Google Meet, Outro
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
As aulas serão realizadas em sistema remoto (Moodle, Google Meet/Zoom). Aulas presenciais podem acontecer, dependendo da evolução da pandemia COVID-19 e atendendo estritamente às normas sanitárias institucionais vigentes.
16/12/2020 10:45
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina tem por objetivo fornecer subsídios para o desenvolvimento criativo de estudos coreográficos, através da improvisação com ênfase na investigação de focos, relação entre as partes do corpo e a interação deste com o outro. Aprofundamento e desenvolvimento do Ateliê de Criação II. Estudos prático-teóricos mediados por tecnologias de informação e comunicação.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. Revista Contrapontos - Eletrônica, vol. 10 – nº 3, p. 321-326 / set-dez 2010. Disponível em:<https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2256>. Acesso em: 07 jan. 2021.
MONTEIRO DE BARROS, E. F. Improvisação em Dança: 3 perspectivas em diálogo. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 5, n. 1, 3 jan. 2018. Disponível em:<http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/39777>. Acesso em: 07 jan. 2021.
SILVA, L.; SANTOS, I. F. dos. Colonialidade na dança e as formas africanizadas de escrita de si: perspectivas sul-sul através da técnica Germaine Acogny. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 162–173, 2017. Disponível em:<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648597>. Acesso em: 7 jan. 2021.
SILVA, Patrícia Chavarelli Vilela da; RAMOS, Jarbas Siqueira. A improvisação em dança como ato político. Rascunhos. Uberlândia, v. 2, n. 2, p. 140-154, jul./dez. 2015. Disponível em:<http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32463>. Acesso em: 07 jan. 2021.
Vídeos selecionados disponíveis na biblioteca, no YouTube, Vimeo ou outras plataformas virtuais.
Site para consulta: http://museudadanca.com.br.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Aprofundar as práticas improvisacionais e compositivas vivenciadas nos Ateliês de Criação anteriores, contextualizando-as a partir da apreciação e experimentação de alguns dos elementos coreográficos utilizados por criadores da dança ocidental, com ênfase na relação corpo-espaço. Desenvolver elaborações criativas integradas a ações de análise, sendo capaz de refletir sobre o que foi produzido. Realizar improvisos e estudos coreográficos individuais e/ou grupais.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- Produções práticas nos laboratórios de criação (peso 4).
- Resenhas de textos selecionados (peso 2).
- Autoavaliação do processo em sala ao fim do 1º. Bimestre (peso 1.0); e autoavaliação final escrita, refletindo sobre o processo e resultado alcançado, tendo como base a bibliografia trabalhada durante o semestre (peso 2.0).
- Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas aulas e demais atividades didáticas (peso 1)
Cronograma (Plano de Aula)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Artistas, obras e seus contextos – a dança como produção inserida num contexto histórico-cultural; análise de obras coreográficas e da produção contemporânea da dança.
Improvisação, composição e escrita em dança – conceito e distinções terminológicas.
As formas de improvisação em dança – abordagens, técnicas e recursos.
Estudos do corpo e do movimento com relação:
- aos sistemas (pele, músculos, ossos, órgãos, líquidos, respiração etc);
- ao peso, forma e expressividade;
- aos aspectos espaciais (ênfase) – foco, distância, direções, níveis, planos, trajetórias;
- aos aspectos temporais (ritmo, duração, velocidade, pulsação, pausa);
- a outros corpos (estudos de relações com parceiros – duetos, trios e grupos);
- ao espaço cênico;
- a diferentes sonoridades.
Estruturação de improvisos, considerando:
- Seleção de estímulos e procedimentos com foco na interação corpo-espaço;
- Desenvolvimento de etapas do processo criativo;
- Elaboração de planos de composição;
- Realização de exercícios de performance e análise de movimento.
Metodologia (Plano de Aula)
Experimentação prática em laboratórios criativos.
Leitura e análise de textos de autores/as selecionados/as.
Análise de obras coreográficas de criadores/as da dança cênica nacional e internacional; e de exercícios coreográficos próprios.
Elaboração de registros da criação