Turma AD023 - Ateliê de Criação III - Turma A

Código / Turma

AD023 A

Nome

Ateliê de Criação III

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Outro
Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento

As aulas serão realizadas em sistema remoto (Moodle, Google Meet/Zoom). Aulas presenciais podem acontecer, dependendo da evolução da pandemia COVID-19 e atendendo estritamente às normas sanitárias institucionais vigentes.

Atualizado em
16/12/2020 10:45
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Silvia Maria Geraldi

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina tem por objetivo fornecer subsídios para o desenvolvimento criativo de estudos coreográficos, através da improvisação com ênfase na investigação de focos, relação entre as partes do corpo e a interação deste com o outro. Aprofundamento e desenvolvimento do Ateliê de Criação II. Estudos prático-teóricos mediados por tecnologias de informação e comunicação.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. Revista Contrapontos - Eletrônica, vol. 10 – nº 3, p. 321-326 / set-dez 2010. Disponível em:<https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2256>. Acesso em: 07 jan. 2021.

MONTEIRO DE BARROS, E. F. Improvisação em Dança: 3 perspectivas em diálogo. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 5, n. 1, 3 jan. 2018. Disponível em:<http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/39777>. Acesso em: 07 jan. 2021.

SILVA, L.; SANTOS, I. F. dos. Colonialidade na dança e as formas africanizadas de escrita de si: perspectivas sul-sul através da técnica Germaine Acogny. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 162–173, 2017. Disponível em:<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648597>. Acesso em: 7 jan. 2021.

SILVA, Patrícia Chavarelli Vilela da; RAMOS, Jarbas Siqueira. A improvisação em dança como ato político. Rascunhos. Uberlândia, v. 2, n. 2, p. 140-154, jul./dez. 2015. Disponível em:<http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32463>. Acesso em: 07 jan. 2021.

Vídeos selecionados disponíveis na biblioteca, no YouTube, Vimeo ou outras plataformas virtuais.

Site para consulta: http://museudadanca.com.br.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Aprofundar as práticas improvisacionais e compositivas vivenciadas nos Ateliês de Criação anteriores, contextualizando-as a partir da apreciação e experimentação de alguns dos elementos coreográficos utilizados por criadores da dança ocidental, com ênfase na relação corpo-espaço. Desenvolver elaborações criativas integradas a ações de análise, sendo capaz de refletir sobre o que foi produzido. Realizar improvisos e estudos coreográficos individuais e/ou grupais.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Produções práticas nos laboratórios de criação (peso 4).

- Resenhas de textos selecionados (peso 2).

- Autoavaliação do processo em sala ao fim do 1º. Bimestre (peso 1.0); e autoavaliação final escrita, refletindo sobre o processo e resultado alcançado, tendo como base a bibliografia trabalhada durante o semestre (peso 2.0).

- Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas aulas e demais atividades didáticas (peso 1)

Cronograma (Plano de Aula)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Artistas, obras e seus contextos – a dança como produção inserida num contexto histórico-cultural; análise de obras coreográficas e da produção contemporânea da dança.

Improvisação, composição e escrita em dança – conceito e distinções terminológicas.

As formas de improvisação em dança – abordagens, técnicas e recursos.

Estudos do corpo e do movimento com relação:

  • aos sistemas (pele, músculos,  ossos, órgãos, líquidos, respiração etc);
  • ao peso, forma e expressividade; 
  • aos aspectos espaciais (ênfase)  –  foco, distância, direções, níveis, planos, trajetórias;
  • aos aspectos temporais (ritmo, duração, velocidade, pulsação, pausa);
  • a outros corpos (estudos de relações com parceiros – duetos, trios e grupos);
  • ao espaço cênico;
  • a diferentes sonoridades.

Estruturação de improvisos, considerando:

  • Seleção de estímulos e procedimentos com foco na interação corpo-espaço;
  • Desenvolvimento de etapas do processo criativo;
  • Elaboração de planos de composição;
  • Realização de exercícios de performance e análise de movimento.

Metodologia (Plano de Aula)

Experimentação prática em laboratórios criativos.

Leitura e análise de textos de autores/as selecionados/as.

Análise de obras coreográficas de criadores/as da dança cênica nacional e internacional; e de exercícios coreográficos próprios.

Elaboração de registros da criação

Observação (Plano de Aula)

em branco