Turma AP398 - História da Arte III - Turma A

Código / Turma

AP398 A

Nome

História da Arte III

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, Outro
Criado por
Karen Teodoro Menezes
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/12/2020 10:58
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Luciana Benetti Marques Valio

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina acompanha e discute as transformações ocorridas na produção artística europeia, desde o surgimento do Neoclassicismo, seus desdobramentos na Academia, até o advento do Realismo no Século XIX. Leitura e análise críticas de textos pertinentes ao período. Desenvolvimento de Seminários.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Baumgarten, Alexander, Estética: a lógica da arte e do poema, Petrópolis: Vozes, 1993.

Bryson, Norman, Word and Image. French Painting of the Ancien Régime, Cambridge: Cambridge Univ. Press, 1981.

Burke, Edmund, Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas idéias do sublime e do belo. São Paulo: Papirus, 1993.

Crow, Thomas, Emulation. Making Artists for Revolutionary France, New Haven e Londres: Yale Univ. Press, 1995.

De Piles, Rogier, Cours de Peinture par Príncipes, Nîmes: Jacqueline Chambon, 1990.

Diderot, Denis, Ensaios sobre a Pintura, Campinas e São Paulo: Editora da Unicamp e Papirus, 1993.

Fried, Michael, Absorption and Theatricality, Chicago e Londres: Chicago Univ. Press, 1988.

Goethe, Johann Wolfgang, Ensaios sobre Arte, tradução Marco Aurélio Werle, São Paulo: Imprensa Oficial, 2005

_____, Viagem à Itália (1786-1788), tradução Sérgio Tellaroli, São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Honour, H. – Romanticism, N. York, Hagerstown, São Francisco, Londres, Icon Editions, Harper & Row, 1994

Irwin, D. – Neoclassicism, Londres, Phaidon, 1997

Kant, Immanuel, Crítica da Faculdade do Juízo, Lisboa: Imprensa Nacional e Casa da Moeda, s/d.

Lessing, Gotthold Ephraim, Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia, São Paulo: Iluminuras, 1998.

Levey, Michael, Rococó to Revolution. Major Trends in Eighteenth Century Painting, Londres: Thames and Hudson, 1995.

Mattos, Claudia Valladão, “Também eu na Arcádia”, in: Claudia Valladão de Mattos (org.) Goethe e Hackert. Quadros da Natureza na Europa e no Brasil, São Paulo: Ateliê, 2008.

Puttfarken, Thomas, Roger de Piles’ Theory of Art, New Haven and London: Yale Univ. Press, 1985.

Starobinski, Jean, 1789 Os Emblemas da Razão, São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

Winckelmann, Johann Joachim, Reflexão sobre a Imitação das obras gregas na pintura e na escultura, Porto Alegre: Movimento e URGS, 1975.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

O curso oferecerá uma introdução à arte do século XVIII e início do XIX na Europa, capacitando o aluno a expor e descrever claramente as principais características referentes ao tema abordado, e assim poder apresentar suas reflexões baseadas nas discussões teóricas apresentadas em aula e na bibliografia recomendada.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação será individual.

Instrumentos avaliatórios - Video-seminário e monografia ao final do semestre

Conteúdo da avaliação: conteúdo discutido em aula, e previamente acordado com o aluno.

 

Critérios para avaliação

Será considerada a capacidade do aluno em expor e descrever claramente as principais características referentes ao tema abordado, apresentando suas reflexões baseadas nas discussões teóricas apresentadas em aula e na bibliografia recomendada.

Cronograma (Plano de Aula)

Apresentação do Curso

A transição : fim do Barroco

O rococó francês: Boucher e Watteau

A arte na Inglaterra e França no século XVIII

A Estética de Alexander Baumgarten e a fundação de um novo campo de reflexão sobre arte

A crítica de arte de Denis Diderot

As academias e os museus

Neoclassicismo

Jacques Louis-David, a Revolução Francesa e o Império napoleônico

Goya e William Blake

O advento da fotografia

Edmund Burke e o conceito de Sublime

Início do Romantismo: William Turner, John Constable e Caspar D. Friedrich

Ingres e Delacroix

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas virtuais fundamentadas nas leituras previamente indicadas.

Apresentação de imagens e conteúdos a partir dos recursos disponíveis online.

Observação (Plano de Aula)

em branco