Turma AP399 - Atividades Artísticas - Culturais - Ensino III - Turma A
AP399 A
Atividades Artísticas - Culturais - Ensino III
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Karen Teodoro Menezes
16/12/2020 10:59
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Ampliação e enriquecimento da cultura em geral, bem como de experiências pontuais no circuito artístico vigente. Participação como organizador, assistente ou expositor em atividades artísticas, culturais, ensino e científicas, workshops orientados (produção cultural, cenografia, mostra individual e coletiva em instituições especializadas e afins; visitas monitoradas a ateliês, exposições e acervos; atividades de extensão como congressos e seminários em áreas de Artes Visuais, História da Arte, Arte e Ensino e afins). Critérios a serem definidos pela Comissão de Graduação.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
MATHIAS, Pérola. Arte contemporânea: do que se trata? Notas feitas através da leitura do livro The contingent object of contemporary art de Martha Buskirk. In: Revista VISUALIDADES, Goiânia v.13 n.2 p. 144-167, jul-dez 2015.
EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.
GABRIEL, Maria Alice Ribeiro. Os contadores de histórias na obra de Daniel Munduruku. iN: Revista Contexto, Vitória, n. 37, 2020/1. p. 137-158
ZUANON, Rachel et all. Memória, emoções e sentimentos: impactos na percepção espacial e afetiva da área urbana central de Campinas. In: DATJournal v.5 n.1 2020. P. 4 – 21.
BAUMAN, Zygmunt. A cultura é um campo de batalha e um parque de diversões. Disponível em: https://epoca.globo.com/ideias/noticia/2014/02/bzygmunt-baumanb-cultura-e-um-campo-de-batalha-e-um-parque-de-diversoes.
PIMENTEL, Lucia Gouveia. Fugindo da escola do passado: arte na vida. In: Revista Digital do LAV - Santa Maria. Vol. 8, n. 2 p. 5-17. maio-ago 2015
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
1. Propiciar conhecimentos teórico-práticos da área das artes a partir de vivências extracurriculares dos cursos de graduação em artes;
2. Aprofundar experiências estéticas relacionadas às diversas tematizações e práticas inerentes ao campo artístico, cultural e do ensino de artes;
3. Oportunizar espaços para reflexões sobre a possibilidade de incluir iniciativas pessoais direcionadas à autoformação;
4. Refletir sobre as ações entre arte, cultura e ensino como instâncias autoimplicadas.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação nas atividades da disciplina direcionadas à encontros síncronos;
Postagens de reflexões sobre vídeos e leituras especializadas disponibilizadas na plataforma Classroom;
Entrega de relatos de apreciação estética a partir das participações de eventos online.
Cronograma (Plano de Aula)
A formação, os conhecimentos da área de artes e as interfaces entre outras formas de conhecimento.
As variações socioculturais na multiplicidade de linguagens e discursos artístico-culturais e do ensino de artes.
Os domínios estéticos referentes à natureza, aos valores, à experiência e ao juízo artístico.
Metodologia (Plano de Aula)
Acompanhamento e supervisão relacionados às atividades teóricas e práticas desenvolvidas.
Leitura, devolutiva e orientação direcionadas à elaboração dos relatórios realizados.
Observação (Plano de Aula)
As estratégias e instrumentos metodológicos incluirão lives, atividades de leitura e escrita e propostas práticas poéticas postadas no ambiente Virtual de Aprendizagem CLASSROOM; videoaulas elaboradas através da finalização do Projeto Ensino Híbrido realizado com o apoio da GGTE; vídeos gravados pelo celular e webinares promovidos pela disciplina realizados pelo Google Meeting; Acompanhamento da elaboração dos relatos sobre as atividades desenvolvidas via WhatsApp e email.