Turma AP515 - Escultura II - Turma A

Código / Turma

AP515 A

Nome

Escultura II

Criado por
Karen Teodoro Menezes
Observações Oferecimento

Oferecimento remoto

Atualizado em
16/12/2020 11:00
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Sylvia Helena Furegatti

Ementa (Catálogo da DAC)

Novas proposições para o espaço escultórico: conceitos de apropriação, instalação e intervenção nos processos de produção e pensamento da escultura contemporânea. Desdobramentos de pesquisa em seminários e visitas técnicas orientadoras do campo expandido da escultura.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

  • GERAL | Sobre Escultura

  • ASCHER, Michael. Arte Contemporânea. SP: Martins Fontes, 2001

  • BASBAUM, Ricardo (org.). Arte Contemporânea Brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Rios Ambiciosos, 2001.

  • BATCHELOR, David. Minimalismo, trad. Célia Euvaldo – São Paulo: Cosac&Naify Edições, 1999.

  • COLLINS, Judith. Sculpture today. Londres, Phaidon press, 2007.

  • CKLABIN, Vanda (org). Richard Serra, Rio de Janeiro: Centro de Arte Hélio Oiticica, 1997.

  • FABRIS, Anateresa et al. Tridimensionalidade: Arte Brasileira do Seculo XX. SP: Itaú cultural e Cosac & Naif, 1999.

  • KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna, São Paulo, Martins Fontes, 1998.

  • ______________. Sculpture in expanded field. In: October, MIT Press, 1979. pags. 31 a 44.

  • LIPPARD, Lucy. Six Years: The Desmaterialization of the Art Object from 1966 to 1972: a Cross Reference Book of Information on Some Esthetic Boundaries: Consisting of a Biblio, Paperback, 1997.

  • PECCININI, Daisy Valle Machado. Objeto na Arte Brasil Anos 60, São Paulo, Fundação Armando Álvares Penteado, 1978.

  • VALLE, Marco do. A Condição de Deserto, Revista Óculum n. 4, 1993.

  • BELLUZZO, Ana Maria. Carmela Gross. São Paulo, Cosac&Naify, 2000.

  • BOER, Alain. Joseph Beuys, São Paulo, Cosac&Naify, 2002.

  • FAVARETTO, Celso. A Invenção de Hélio Oiticica, São Paulo, Edusp, 2000.

  • MILLIET, Maria Alice. Lygia Clark: Obra-Trajeto, São Paulo, Edusp, 1992.

  • OITICICA, Helio. Aspiro ao Grande Labirinto, Rio de Janeiro, Rocco, 1986.

  • Sobre Apropriação

  • FOSTER, Hal. Recodificação. Arte, Espetáculo e Política Cultural. Trad. Duda Machado. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996.

  • WOOD, Paul. Arte Conceitual (coleção Movimentos da Arte Moderna), São Paulo, Cosac&Naify, 2004.

  • FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecilia. (org) Escritos de Artistas. Anos 60/70. RJ: Jorge Zahar Ed. , 2006.

  • Sobre Instalação

  • ARCHER, Michael. Installation Art. Paperback, 1996.

  • DUARTE, Paulo Sergio (org) Da Escultura a Instalação. SP Cosac & Naif, 2005.

  • O’DOHERTY, Brian. No interior do Cubo Branco. A ideologia do espaço da arte. SP: Martins Fontes, 2002.

  • KAYE, Nick. Site-Specific Art: Performance, Place and Documentation, London, New York, Routledge, 2000.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVO GERAL:

Dominar o instrumental, procedimentos, questões e conceitos da produção tridimensional.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Introduzir ao aluno a prática da apropriação, a criação de instalação e os processos de intervenção da escultura contemporânea.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

exercícios parciais: 20%
seminários: 30%
projeto final: 50%

Cronograma (Plano de Aula)

- Escultura na segunda metade do século XX: desenvolvimento histórico / aspectos formais, processuais e conceituais.

- Procedimentos na arte tridimensional ao longo do século XX: o objeto.

- Procedimentos na arte tridimensional ao longo do século XX: a apropriação.

- Procedimentos na arte tridimensional ao longo do século XX: a instalação.

Metodologia (Plano de Aula)

  • Exposição de conceitos das formas tridimensionais da obra artística da segunda metade do sec. XX intermediados por imagens;

  • Realização de Seminários sobre um repertório básico de escultores representativos desse período;

  • Elaboração de Projetos Práticos;

  • Elaboração de conteúdo de pesquisa para o site da disciplina;

Observação (Plano de Aula)

em branco