Turma AP515 - Escultura II - Turma A
AP515 A
Escultura II
Karen Teodoro Menezes
Oferecimento remoto
16/12/2020 11:00
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Novas proposições para o espaço escultórico: conceitos de apropriação, instalação e intervenção nos processos de produção e pensamento da escultura contemporânea. Desdobramentos de pesquisa em seminários e visitas técnicas orientadoras do campo expandido da escultura.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
-
GERAL | Sobre Escultura
-
ASCHER, Michael. Arte Contemporânea. SP: Martins Fontes, 2001
-
BASBAUM, Ricardo (org.). Arte Contemporânea Brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Rios Ambiciosos, 2001.
-
BATCHELOR, David. Minimalismo, trad. Célia Euvaldo – São Paulo: Cosac&Naify Edições, 1999.
-
COLLINS, Judith. Sculpture today. Londres, Phaidon press, 2007.
-
CKLABIN, Vanda (org). Richard Serra, Rio de Janeiro: Centro de Arte Hélio Oiticica, 1997.
-
FABRIS, Anateresa et al. Tridimensionalidade: Arte Brasileira do Seculo XX. SP: Itaú cultural e Cosac & Naif, 1999.
-
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna, São Paulo, Martins Fontes, 1998.
-
______________. Sculpture in expanded field. In: October, MIT Press, 1979. pags. 31 a 44.
-
LIPPARD, Lucy. Six Years: The Desmaterialization of the Art Object from 1966 to 1972: a Cross Reference Book of Information on Some Esthetic Boundaries: Consisting of a Biblio, Paperback, 1997.
-
PECCININI, Daisy Valle Machado. Objeto na Arte Brasil Anos 60, São Paulo, Fundação Armando Álvares Penteado, 1978.
-
VALLE, Marco do. A Condição de Deserto, Revista Óculum n. 4, 1993.
-
BELLUZZO, Ana Maria. Carmela Gross. São Paulo, Cosac&Naify, 2000.
-
BOER, Alain. Joseph Beuys, São Paulo, Cosac&Naify, 2002.
-
FAVARETTO, Celso. A Invenção de Hélio Oiticica, São Paulo, Edusp, 2000.
-
MILLIET, Maria Alice. Lygia Clark: Obra-Trajeto, São Paulo, Edusp, 1992.
-
OITICICA, Helio. Aspiro ao Grande Labirinto, Rio de Janeiro, Rocco, 1986.
-
Sobre Apropriação
-
FOSTER, Hal. Recodificação. Arte, Espetáculo e Política Cultural. Trad. Duda Machado. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996.
-
WOOD, Paul. Arte Conceitual (coleção Movimentos da Arte Moderna), São Paulo, Cosac&Naify, 2004.
-
FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecilia. (org) Escritos de Artistas. Anos 60/70. RJ: Jorge Zahar Ed. , 2006.
-
Sobre Instalação
-
ARCHER, Michael. Installation Art. Paperback, 1996.
-
DUARTE, Paulo Sergio (org) Da Escultura a Instalação. SP Cosac & Naif, 2005.
-
O’DOHERTY, Brian. No interior do Cubo Branco. A ideologia do espaço da arte. SP: Martins Fontes, 2002.
-
KAYE, Nick. Site-Specific Art: Performance, Place and Documentation, London, New York, Routledge, 2000.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
OBJETIVO GERAL:
Dominar o instrumental, procedimentos, questões e conceitos da produção tridimensional.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Introduzir ao aluno a prática da apropriação, a criação de instalação e os processos de intervenção da escultura contemporânea.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
exercícios parciais: 20%
seminários: 30%
projeto final: 50%
Cronograma (Plano de Aula)
- Escultura na segunda metade do século XX: desenvolvimento histórico / aspectos formais, processuais e conceituais.
- Procedimentos na arte tridimensional ao longo do século XX: o objeto.
- Procedimentos na arte tridimensional ao longo do século XX: a apropriação.
- Procedimentos na arte tridimensional ao longo do século XX: a instalação.
Metodologia (Plano de Aula)
-
Exposição de conceitos das formas tridimensionais da obra artística da segunda metade do sec. XX intermediados por imagens;
-
Realização de Seminários sobre um repertório básico de escultores representativos desse período;
-
Elaboração de Projetos Práticos;
-
Elaboração de conteúdo de pesquisa para o site da disciplina;