Turma AP518 - Cerâmica I - Turma A

Código / Turma

AP518 A

Nome

Cerâmica I

Criado por
Karen Teodoro Menezes
Observações Oferecimento

oferecimento remoto a combinar com a docente.

Atualizado em
16/12/2020 11:00
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Marta Luiza Strambi

Ementa (Catálogo da DAC)

Histórico da cerâmica. Desenvolvimento técnico e seus processos criativos, instrumentos, equipamentos e materiais. Processo e uso de óxidos na cerâmica.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

LEACH, Bernard. “Manual Del Ceramista”. Ed. Blume, Barcelona, 1981.

“Ceramics”. Sunset Book, 1973. Iane Publisching Co.

GABBAI, Miriam B.B. “Cerâmica Arte da Terra”. São Paulo, Callis, 1987.

RANDAL, Ruth. “Ceramics and Pottry”.

OSBORNE, Harold. “Estética e Teoria da Arte”. São Paulo, Cultrix, 1974.

PRATS, Imma. “La Cerâmica”. Barcelona, Ed. De Vecchi, 1978.

HEAD, Herbert. “O sentido da arte”. 4a ed., São Paulo, Ibrasa, 1978.

CHITI, Jorge Fernandez. “Curso Prático de Cerâmica”. Ediciones Del Taller, Condorshuasi Torno 1, 2 e 3.

CHITI Jorge Fernandez. “Como esmaltar em cerâmica”.

DRAKE, K. “Cerâmica sim torno”. Editorial Kapelusz Coleccion como Hacer.

WOODY, Elsbeths. “Cerâmica a mano”. Ediciones Ceal.

GERALDINE Christy and SARA Pearch. “Cerâmics”. Hanlyn

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

  1. Estimular a imaginação e a criatividade dos alunos.

  2. Apresentar recursos técnicos que provoquem o desenvolvimento do aluno, facilitando sua expressão.

  3. Provocar a pesquisa artística para um resultado gratificante ao aluno.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Desenvolvimento de trabalhos práticos e entrega de relatório no final da disciplina, contendo uma análise do processo criativo.

Cronograma (Plano de Aula)

  1. Conhecimento artesanais da cerâmica:

    1. utilizar maquinário extrusora.

    2. Slab roller

    3. Suas aplicações

  2. Tipos de queima, tipos de forno:

    1. atmosféricas oxidante-redutora

    2. combustão calor, a gás, lenha, elétrico

    3. alta-média, baixa temperatura

  3. Esmaltes:

    1. composição

    2. esmaltação, banho, imusão, pincel, pulverizar

    3. propriedades – temperaturas

  4. Processo de criação:

    1. ampliação da peça

    2. dificuldades causadas pela dimensão

  5. Aplicação artesanais

    1. Produção individual

Aplicação industrial:

    1. aumento da produção

    2. proposta de trabalho em grupo

  1. Torno:

    1. centralizar amassa cerâmica

    2. abrir a peça

    3. arrematar a peça (ponto, couro)

Metodologia (Plano de Aula)

  1. Apresentação de filmes e dispositivos
  2. Orientação à pesquisa
  3. Estímulo à própria confecção de peças
  4. Visita a uma cerâmica (virtual)

Observação (Plano de Aula)

em branco