Turma AP707 - Gestão de Espaços de Arte / Educação - Turma A

Código / Turma

AP707 A

Nome

Gestão de Espaços de Arte / Educação

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Karen Teodoro Menezes
Observações Oferecimento

A disciplina será oferecida em formato gamificado nesta edição, como forma de experimentação metodológica de exploração de recursos digitais e espaços virtuais de aprendizagem

Atualizado em
16/12/2020 11:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Jurema Luzia de Freitas Sampaio

Ementa (Catálogo da DAC)

Gestão de espaços da Educação Formal e não formal nos quais a Arte se insere como elemento unificador das atividades.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 1997.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. São Paulo: Brasiliense, 1986.
CANCLINI, N. G. Consumidores e Cidadãos - Conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1995.
CASTELLS, M. et. al. Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
BOLAÑO, C, GOLIN, Cida e BRITTOS, Valério (org.). Economia da arte e da cultura. São Paulo: Itaú Cultural; São Leopoldo: Cepos/Unisinos; Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS; São Cristóvão: Obscom/UFS, 2010.
BOTELHO, Isaura & OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos. Centros Culturais e a Formação de Novos Públicos. In Percepções : cinco questões sobre políticas culturais. São Paulo, Itaú Cultural, 2010.
BOUDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2009.
CALÔBA, Guilherme e KLAES, Mario Klaes. Gerenciamento de Projetos com PDCA. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.
CARVALHO, N.V. Autogestão - O Nascimento das ONGs. Editora Brasiliense. 2ª ed. rev. 1995.193p.
CARVALHO, M.M RABCHINI, R. Construindo competências para gerenciar projetos – teoria e casos. São Paulo: Ed. Atlas, 2006.
COELHO, Simone de Castro. Terceiro Setor: Um Estudo Comparado Entre Brasil e Estados Unidos. São Paulo: Editora Senac, 2000. 223p.
COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. São Paulo, Iluminuras, 1997.
COSTA, Cristina (org.), OLIVIERI, Cristiane, CASTRO, Gisela, SOARES, Ismar de Oliveira, FERRAZ, Luci, KISIL, Marcos, MOTTER, Maria de Lourdes, FÍGARO, Roseli. Gestão da Comunicação: Terceiro Setor, Organizações Não Governamentais, Responsabilidade Social e Novas Formas de Cidadania. Editora Atlas, 2007. 102p.
DRUCKER, Peter. Administração de Organizações Sem fins Lucrativos. São Paulo: Pioneira, 1995. 166p.
ESPAÇOS CULTURAIS – Anais do 2. Seminário Internacional de Gestão Cultural, Belo Horizonte 2010. Disponível em: http://inspirebr.com.br/uploads/midiateca/179d78fb211617b7c542c396517a6e6a.pdf
GENTILI, Pablo A SILVA, Tomaz Tadeuda (orgs). Neoliberalismo, qualidade total e educação Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
GOHN, Maria da Glória. Educação Não-Formal e Cultura Política. Impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Editora alternativa,2001.
MORATO, Miren Martin e IGLESIA, Roberto Gomez.  Projetos e Processos Emblemáticos: o caso Bilbao, in FONSECA, Ana Carla. Cidades Criativas, São Paulo Garimpo de Soluções, 2012. P. 203-279 http://garimpodesolucoes.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Cidades-CriativasSolu%C3%A7%C3%B5es-Inventivas-final2.pdf 
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. 1. ed. São Paulo: Ed. ática, 2007.
PORTO, Marta. Cultura e Desenvolvimento em um quadro de desigualdades. Coleção Cultura é o que é, volume 2. Salvador: Fundação Pedro Calmon / SECBA, 2009.\
________. As Sandálias de Perseu, in Políticas Culturais: reflexões sobre gestão. São Paulo: Observatório Itaú Cultural, 2010.
REIS, Ana Carla Fonseca. Economia da cultura e desenvolvimento sustentável: o caleidoscópio da cultura. Barueri: Manole, 2007.
REY, German. As bibliotecas como emblemas: as redes de bibliotecas públicas de Bogotá e Medellín, in FONSECA, Ana Carla. Cidades Criativas, Garimpo de Soluções 2012, páginas 281-330. http://garimpodesolucoes.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Cidades-Criativas-Solu%C3%A7%C3%B5es-Inventivas-final2.pdf
SEBRAE. Negócios sociais: diretrizes para a atuação do sistema SEBRAE no mercado de negócios sociais. 2013. Acesso em: 10.mar.2016. Disponível em: http://gestaoportal.sebrae.com.br/customizado/negocios-sociais-sebraenos-negocios-sociais/diretrizes-e-estrategias
TOMMASI, L. de. WARDE, M. J. e HADDAD, S. (Org.) O Banco Mundial e as Políticas Educacionais. São Paulo: Cortez/Ação Educativa/ PUC-SP, 1996.
 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 3
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Conhecer os modelos atuais de organização e gestão de espaços artísticos e educativos formais e não formais que atuam na promoção da aprendizagem e da expressão artística de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano, considerando os fundamentos legais específicos e seus principais aspectos de sustentabilidade. Análise de estratégias pontuais, nacionais e internacionais e pesquisas que contribuam para a compreensão e realização dessas práticas.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Frequência às Visitas Técnicas (relatórios).

Participação nos debates.

Elaboração de resenhas de recursos.

Trabalho final: Artigo para publicação.

Cronograma (Plano de Aula)

- Relações entre Política, Educação e Cultura na contemporaneidade;

- Gestão de espaços da Escola, Ateliê, ONGs: formatos, legislações, leis e editais de fomento;

- Indicadores oficiais, Mapeamentos e demais Estudos sobre os espaços informais de educação e de arte no Brasil;

- Organização e gestão escolar: teoria e prática;

- Organização e gestão de espaços artísticos: prática e teoria;

- Arte / Educação como curadoria;

- Elementos pedagógicos da gestão e produção cultural;

- A instituição escolar, suas distintas formas de constituição e contribuição para a formação do artista hoje.

Metodologia (Plano de Aula)

- Aulas teóricas com discussão sobre os temas abordados;

- Realização de Debates e Seminários;

- Visitas a campo para reconhecimento dos espaços.

Observação (Plano de Aula)

Disciplina gamificada, com avaliação continuada baseada em ação/interação dos participantes, com resolução de "enigmas" para progração.