Turma AP763 - Pedagogia e Didática de Artes Visuais I - Turma A

Código / Turma

AP763 A

Nome

Pedagogia e Didática de Artes Visuais I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Criado por
Karen Teodoro Menezes
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/12/2020 11:05
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Selma Machado Simão

Ementa (Catálogo da DAC)

 Histórico do ensino de Artes Visuais no Brasil. Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Estudo do processo de aquisição de conhecimentos da criança e planejamento de propostas artísticas que tenham ressonância com suas particularidades. Estudo das principais linhas pedagógicas e conceitos de metodologia de ensino aplicada ao ensino de Artes Visuais. Questões e possibilidades de criação de propostas de intercâmbio em arte entre escolas e espaços museológicos, culturais e organizações não-governamentais. Escolha de temáticas possíveis para a realização de projetos. Elaboração de planejamento anual de ensino e planos de aula na área de Artes Visuais.

 

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

SEDUC - Secretaria de Estado da Educação. Educação Escolar Indígena. Orientações e Procedimentos para Interlocutores nas Diretorias de Ensino. São Paulo, 2020.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

FIOR, Neide; SILVA, Rossano. Experiência estética: o caminho para o ensino da arte. In: Narrativas estéticas, formação e ensino: trilhando rotas de pesquisas sobre educação estética. In: São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 33-50

ARRUDA,  Anne Caroline Pereira; GONÇALVES, Michelle Bocchi. Educação performativa, sentidos e sensibilidades: um diálogo sobre formação continuada para professores de educação infantil e anos iniciais.In: Narrativas estéticas, formação e ensino: trilhando rotas de pesquisas sobre educação estética. In: São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 51-64

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Tese de Doutorado, 2000.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

1. Ressaltar a importância da construção de um repertório representativo sobre as manifestações artísticas em Artes Visuais, tanto do passado quanto da atualidade;

2. Aprofundar a compreensão sobre o papel social do professor de artes no cotidiano escolar;

3. Conceituar e refletir criticamente o ensino de artes e verificar o percurso histórico das abordagens educativas no Brasil; 

4. Estudar as ações educacionais relacionadas aos fluxos da arte contemporânea amparando-se por leituras interdisciplinares e problematizações que reflitam sobre seus processos de criação e produção incluindo meios de comunicação e suportes tecnológicos;

5. Refletir sobre as possibilidades de criação de meios de acesso e intercâmbio de conhecimentos entre diferentes instituições que desenvolvem pesquisas, conteúdos, métodos e/ou atividades de artes;

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nas atividades da disciplina direcionadas à encontros síncronos;

Postagens de reflexões sobre vídeos e leituras especializadas disponibilizadas na plataforma Classroom;

Entrega de relatos de apreciação estética a partir das participações de eventos online.

Cronograma (Plano de Aula)

Histórico do ensino de Artes Visuais no Brasil.

Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Estudo do processo de aquisição de conhecimentos da criança e planejamento de propostas artísticas que tenham ressonância com suas particularidades.

Estratégias para a realização de projetos interdisciplinares e atividades específicas em Artes Visuais.

Escolha de temáticas possíveis para a realização de projetos.

Questões e possibilidades de criação de propostas de intercâmbio em arte entre escolas e espaços museológicos, culturais e organizações não-governamentais.

Planejamento de planos de aula.

Discussão sobre a bibliografia estudada e sua aplicabilidade no cotidiano educacional. 

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas de ensino remoto por meio de encontros síncronos; dinâmicas de classe; leituras e discussão de textos diversos: literários, informativos e de opinião.

Exercícios práticos a partir de leituras e apreciações vídeos e de imagens. 

Exercícios práticos de experimentação artística com aplicação de conceitos metodológicos que partem do campo artístico à prática educativa em artes.

 

Observação (Plano de Aula)

As estratégias e instrumentos metodológicos incluirão lives, atividades de leitura e escrita e propostas práticas poéticas postadas no ambiente Virtual de Aprendizagem CLASSROOM; videoaulas elaboradas através da finalização do Projeto Ensino Híbrido realizado com o apoio da GGTE; vídeos gravados pelo celular e webinares promovidos pela disciplina realizados pelo Google Meeting; Acompanhamento da elaboração dos relatos sobre as atividades desenvolvidas via WhatsApp e email.