Turma AP898 - Tópicos Especiais em Processos Criativos XV - Turma A

Código / Turma

AP898 A

Nome

Tópicos Especiais em Processos Criativos XV

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Karen Teodoro Menezes
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/12/2020 11:07
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Luise Weiss

Ementa (Catálogo da DAC)

O programa da disciplina será estabelecido em função das pesquisas em curso no Departamento de Artes Plásticas. Prevê como sua estrutura geral a ampliação dos conhecimentos da práxis artística bem como enriquecimento cultural.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BENSON, Richard. The Printed Picture. New York: The Museum of Modern Art, 2008.

CARRIÓN, Ulises. A Nova Arte de Fazer Livros. Belo Horizonte: C/Arte, 2011.

CHAPON, François. Le peintre et el livre. L’agêor di livre ilustre en France, 1870-1970. Ed. Flammarions

CHARTIER, Roger. Do codex à tela: as trajetórias do escrito. In: A ordem dos livros. Brasília: Editora universitária, 1998.

DOCTORS, Marcio. Livro-objeto: a fronteira dos vazios. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1994.

FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra. São Paulo: EDUSP, 1977.

GREGORY, Danny. An Illustrated Life. Ohio: How Bokks, 2008.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify. 2010.

LAUF, Conelia; PHILLPOT, Clive. Artist/Author: Contemporary Artists’ Books. New York: D.A.P., 1998.

LINDEN, Sophie Van Der. Para ler o livro-ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

LYONES, Martyn. Livro: uma história viva. São Paulo: Ed. Senac, 2011.

MAFFEI, Giorgio; DEHÓ, Valéria; CORRAINI, Marzia. Children’s Corner: artist’s books for children. Italy: Edizione Corraini, 2007.

MATISSE, Henry. Escritos e reflexes sobre arte. Editora Ulisseia, 1972.

MUNARI, Bruno. A arte como ofício. Lisboa: Coleções Dimensões, Editorail Presença, 1984.

MUNARI, Bruno. Desiño y Comunicación Visual. Barcelona: Colecciónb Visual GG, 1973.

MUNARI, Bruno. Um livro ilegível. In: Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT,Carde. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

PHILLIPOT, Clive. Artforum. Books, Book object, Bookworks, Artists’s Books. Maio, 1982.

PLAZA, Julio. O livro como forma de arte I. In: Arte em São Paulo, n.6, abril, 1982.

PLAZA, Julio. O livro como forma de arte II. In: Arte em São Paulo, n.6, abril, 1982.

POWERS, Alan. Era uma vez uma capa. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

SALGADO, Renata (org.). Imagem Escrita. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1999.

SALISBURY, Martin. Ilustración de libros infantiles. Barcelona: Ed. Acanto, 2005.

VALE, Paulo Pires do. Preâmbulo. Catálogo Clouste Gulbenkian.

WYE, Deborah. Thinking prints. Books to Billboards, 1980-1995. The Museum of Modern Art – MOMA New York, 1996.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Por meio de pesquisas práticas e teóricas aprofundar questões na área da elaboração de livro de artista, livros ilustrados envolvendo questões da narrativa visual.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação da produção teórico-prática desenvolvida durante a disciplina.

Seminário de apresentação das pesquisas teóricas abordando aspectos teóricos.

 

Cronograma (Plano de Aula)

- Aspectos da História da ilustração de livros em âmbito nacional e internacional;

- Desenvolvimento de projetos gráficos, aprofundando as narrativas visuais;

- Design gráfico, desenho, projetos de ilustração de livros relacionando imagem e texto;

- Livros infanto-juvenis: aproximações com livros-objetos e livros de artista;

- A ilustração de livros e a gravura: relações e diálogos;

- O livro ilustrado e o livro de artista: aproximações e diferenças.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas programadas no modo on-line: utilização de apresentação em Power Point, videos e palestras com artistas convidados;

- Desenvolvimento de Projetos Individuais discutidos e acompanhados em aula;

- Pesquisas teóricas, indicação de leituras e textos;

- Apresentação de seminários com pesquisa finalizada no modo on-line.

Observação (Plano de Aula)

em branco