Turma AP898 - Tópicos Especiais em Processos Criativos XV - Turma A
AP898 A
Tópicos Especiais em Processos Criativos XV
Google Meet, Google Classroom
Karen Teodoro Menezes
16/12/2020 11:07
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
O programa da disciplina será estabelecido em função das pesquisas em curso no Departamento de Artes Plásticas. Prevê como sua estrutura geral a ampliação dos conhecimentos da práxis artística bem como enriquecimento cultural.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
BENSON, Richard. The Printed Picture. New York: The Museum of Modern Art, 2008.
CARRIÓN, Ulises. A Nova Arte de Fazer Livros. Belo Horizonte: C/Arte, 2011.
CHAPON, François. Le peintre et el livre. L’agêor di livre ilustre en France, 1870-1970. Ed. Flammarions
CHARTIER, Roger. Do codex à tela: as trajetórias do escrito. In: A ordem dos livros. Brasília: Editora universitária, 1998.
DOCTORS, Marcio. Livro-objeto: a fronteira dos vazios. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1994.
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra. São Paulo: EDUSP, 1977.
GREGORY, Danny. An Illustrated Life. Ohio: How Bokks, 2008.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify. 2010.
LAUF, Conelia; PHILLPOT, Clive. Artist/Author: Contemporary Artists’ Books. New York: D.A.P., 1998.
LINDEN, Sophie Van Der. Para ler o livro-ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
LYONES, Martyn. Livro: uma história viva. São Paulo: Ed. Senac, 2011.
MAFFEI, Giorgio; DEHÓ, Valéria; CORRAINI, Marzia. Children’s Corner: artist’s books for children. Italy: Edizione Corraini, 2007.
MATISSE, Henry. Escritos e reflexes sobre arte. Editora Ulisseia, 1972.
MUNARI, Bruno. A arte como ofício. Lisboa: Coleções Dimensões, Editorail Presença, 1984.
MUNARI, Bruno. Desiño y Comunicación Visual. Barcelona: Colecciónb Visual GG, 1973.
MUNARI, Bruno. Um livro ilegível. In: Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT,Carde. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
PHILLIPOT, Clive. Artforum. Books, Book object, Bookworks, Artists’s Books. Maio, 1982.
PLAZA, Julio. O livro como forma de arte I. In: Arte em São Paulo, n.6, abril, 1982.
PLAZA, Julio. O livro como forma de arte II. In: Arte em São Paulo, n.6, abril, 1982.
POWERS, Alan. Era uma vez uma capa. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
SALGADO, Renata (org.). Imagem Escrita. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1999.
SALISBURY, Martin. Ilustración de libros infantiles. Barcelona: Ed. Acanto, 2005.
VALE, Paulo Pires do. Preâmbulo. Catálogo Clouste Gulbenkian.
WYE, Deborah. Thinking prints. Books to Billboards, 1980-1995. The Museum of Modern Art – MOMA New York, 1996.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Por meio de pesquisas práticas e teóricas aprofundar questões na área da elaboração de livro de artista, livros ilustrados envolvendo questões da narrativa visual.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação da produção teórico-prática desenvolvida durante a disciplina.
Seminário de apresentação das pesquisas teóricas abordando aspectos teóricos.
Cronograma (Plano de Aula)
- Aspectos da História da ilustração de livros em âmbito nacional e internacional;
- Desenvolvimento de projetos gráficos, aprofundando as narrativas visuais;
- Design gráfico, desenho, projetos de ilustração de livros relacionando imagem e texto;
- Livros infanto-juvenis: aproximações com livros-objetos e livros de artista;
- A ilustração de livros e a gravura: relações e diálogos;
- O livro ilustrado e o livro de artista: aproximações e diferenças.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas programadas no modo on-line: utilização de apresentação em Power Point, videos e palestras com artistas convidados;
- Desenvolvimento de Projetos Individuais discutidos e acompanhados em aula;
- Pesquisas teóricas, indicação de leituras e textos;
- Apresentação de seminários com pesquisa finalizada no modo on-line.