Turma AP934 - Tópicos Especiais em Teorias das Artes IV - Turma A

Código / Turma

AP934 A

Nome

Tópicos Especiais em Teorias das Artes IV

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet
Criado por
Karen Teodoro Menezes
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/12/2020 11:08
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Maria José de Azevedo Marcondes

Ementa (Catálogo da DAC)

O programa da disciplina será estabelecido em função das pesquisas em curso no Departamento de Artes Plásticas.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

 

Beiguelman, Gisela. Memórias da Amnésia.políticas do esquecimento. São Paulo: Editora Sesc. 2019

CHOAY, Françoise . A revolução francesa, in A alegoria do patrimônio. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2014 ( 5° edição) .

Danowski, Débora;Viveiros de Castro, Eduardo. Há um mundo por vir: Ensaio sobre os medos e fins. Florianopolis: Ed. Cultura e Bárbarie/Instituto Socioambiental.2017

( 2 °edição).

Levy, Hanna. Valor Artístico, Valor Histórico , in:  Revista Sphan , número 4 , ano 1941, Rio de Janeiro

Marcondes, Maria José A. Arte Pública e Modernidade: outras narrativas. Lisboa: Faculdad de Bellas Artes.2019

Mignolo, Walter. História Locais /Projetos Globais: colonidade, saberes subalternos e pensamento limiar, Editora Humanitas, Belo Horizonte ,2003

Nora, Pierre .Les Lieux de Memoire , Paris: Editora Gallimard,1984, tradução publicada in  Projeto História,10, dez 1993 , São Paulo: edições PUC , tradução autorizada pelo autor

Pinacoteca de São Paulo. Catálogo da Exposição Rosana Paulino: a costura da memóriia( curadoria Valéria Piccoli)  .SÃO Paulo:  Pinacoteca.2018

RIEGL, Alois. O Culto Moderno dos Monumentos: A sua Essência, sua origem. Editora Perspectiva, São Paulo,2014

Ricoeur, Pierre. A memória, a história e o esquecimento. Editora da Unicamp,2007

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para Além do Pensamento Global: das Linhas Globais a uma Ecologia dos Saberes. IN: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula. (orgs.) Epistemologias do Sul .Editora Cortez , São Paulo,2010

Seligmann Silva, Marcio. Antimonumentos. In: RevistaPsicologia USP, vol.27 no.1 São Paulo jan./abr. 2016, p. 49-60.

Catálogo Exposição Galeria Leme: Antimonumentos: usos da memória e da história , 2017

 Stuart, Hall . Da diáspora : identidades e mediações culturais.Belo Horizonte: Editora UFMG,2003.

 

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 4
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

O objetivo da disciplina é o de refletir sobre a arte pública urbana, especificamente as esculturas na esfera pública, na perspectiva da construção da memória e de seus apagamentos; enquanto inscrição  no sistema hegemônico da arte e dos questionamentos e resistências na vertente historiográfica pós-colonial da arte e do patrimônio cultural. Serão abordados os conceitos de escultura na etapa  moderna e contemporânea (entre os séculos XIX a XXI),  os anti-monumentos e visões das histórias afro-atlânticas e indígenas expressas em artigos em catálogos de exposições e outros autores que buscam  a afirmação  de uma outra  estética sedimentada fora dos  sistemas hegemônicos da arte em perspectivas decoloniais. A disciplina contemplará artigos de autores que abordem conceitos da historiografia afro-atlânticas e indígenas e trabalhos artísticos  de artistas selecionados

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação será resultante do cômputo da participação do aluno em cada uma das atividades programadas.

Será solicitado o desenvolvimento de uma monografia sobre tema concernente à disciplina e o desenvolvimento de seminário em grupo,  a partir de bibliografia básica e material iconográfico.

Cronograma (Plano de Aula)

Aula 1- Apresentação da Disciplina , conteúdo programático, cronograma , metodologia e avaliação

Aula 2 –  Aula Teórica : Arte Pública em uma perspectiva pós-colonial : principais referenciais teóricos

Aula 3 – Construção da Memória na época moderna ( colonização)

Aula 4: A memória, a história , o esquecimento : conceitos fundamentais

Aula 5 : Memórias do esquecimento :  Exposição Gisela Beiguelmann ( 2017)

Aula 6 : Valor artístico, Valor histórico na história da arte europeia

Aula 7: A visão da história na perspectiva pós-colonial e decolonial : referenciais teóricos

Aula 8: Arte Pública e Modernidade : memória , apagamento e o conceito de esfera pública 

Aula9: Anti-monumentos . Trabalho de Cildo Meireles

Aula 10: História negras e  indígenas : a desconstrução da historiografia da arte 

Aula 11: Memórias decoloniais : Exposição  de Grada Kilomba ( Pinacoteca, 2019)

Aula 12:  Memórias decoloniais : Exposição  Rosana Paulino ( Pinacoteca,2018)

Aula 13: Arte Indígena Contemporânea : perspectivismo (Exposição Pinacoteca ,Véxoa,2020)

Aula 14 : Orientação Trabalho Final

Aula 15:  Apresentação e Discussão Trabalhos Final

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, leituras programadas da fundamentação  teórica , análise crítica de artistas, obras e exposições e mostras  referenciais e seminários.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco