Turma AP934 - Tópicos Especiais em Teorias das Artes IV - Turma A
AP934 A
Tópicos Especiais em Teorias das Artes IV
Google Meet
Karen Teodoro Menezes
16/12/2020 11:08
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
O programa da disciplina será estabelecido em função das pesquisas em curso no Departamento de Artes Plásticas.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Beiguelman, Gisela. Memórias da Amnésia.políticas do esquecimento. São Paulo: Editora Sesc. 2019
CHOAY, Françoise . A revolução francesa, in A alegoria do patrimônio. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2014 ( 5° edição) .
Danowski, Débora;Viveiros de Castro, Eduardo. Há um mundo por vir: Ensaio sobre os medos e fins. Florianopolis: Ed. Cultura e Bárbarie/Instituto Socioambiental.2017
( 2 °edição).
Levy, Hanna. Valor Artístico, Valor Histórico , in: Revista Sphan , número 4 , ano 1941, Rio de Janeiro
Marcondes, Maria José A. Arte Pública e Modernidade: outras narrativas. Lisboa: Faculdad de Bellas Artes.2019
Mignolo, Walter. História Locais /Projetos Globais: colonidade, saberes subalternos e pensamento limiar, Editora Humanitas, Belo Horizonte ,2003
Nora, Pierre .Les Lieux de Memoire , Paris: Editora Gallimard,1984, tradução publicada in Projeto História,10, dez 1993 , São Paulo: edições PUC , tradução autorizada pelo autor
Pinacoteca de São Paulo. Catálogo da Exposição Rosana Paulino: a costura da memóriia( curadoria Valéria Piccoli) .SÃO Paulo: Pinacoteca.2018
RIEGL, Alois. O Culto Moderno dos Monumentos: A sua Essência, sua origem. Editora Perspectiva, São Paulo,2014
Ricoeur, Pierre. A memória, a história e o esquecimento. Editora da Unicamp,2007
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para Além do Pensamento Global: das Linhas Globais a uma Ecologia dos Saberes. IN: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula. (orgs.) Epistemologias do Sul .Editora Cortez , São Paulo,2010
Seligmann Silva, Marcio. Antimonumentos. In: RevistaPsicologia USP, vol.27 no.1 São Paulo jan./abr. 2016, p. 49-60.
Catálogo Exposição Galeria Leme: Antimonumentos: usos da memória e da história , 2017
Stuart, Hall . Da diáspora : identidades e mediações culturais.Belo Horizonte: Editora UFMG,2003.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
O objetivo da disciplina é o de refletir sobre a arte pública urbana, especificamente as esculturas na esfera pública, na perspectiva da construção da memória e de seus apagamentos; enquanto inscrição no sistema hegemônico da arte e dos questionamentos e resistências na vertente historiográfica pós-colonial da arte e do patrimônio cultural. Serão abordados os conceitos de escultura na etapa moderna e contemporânea (entre os séculos XIX a XXI), os anti-monumentos e visões das histórias afro-atlânticas e indígenas expressas em artigos em catálogos de exposições e outros autores que buscam a afirmação de uma outra estética sedimentada fora dos sistemas hegemônicos da arte em perspectivas decoloniais. A disciplina contemplará artigos de autores que abordem conceitos da historiografia afro-atlânticas e indígenas e trabalhos artísticos de artistas selecionados
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A avaliação será resultante do cômputo da participação do aluno em cada uma das atividades programadas.
Será solicitado o desenvolvimento de uma monografia sobre tema concernente à disciplina e o desenvolvimento de seminário em grupo, a partir de bibliografia básica e material iconográfico.
Cronograma (Plano de Aula)
Aula 1- Apresentação da Disciplina , conteúdo programático, cronograma , metodologia e avaliação
Aula 2 – Aula Teórica : Arte Pública em uma perspectiva pós-colonial : principais referenciais teóricos
Aula 3 – Construção da Memória na época moderna ( colonização)
Aula 4: A memória, a história , o esquecimento : conceitos fundamentais
Aula 5 : Memórias do esquecimento : Exposição Gisela Beiguelmann ( 2017)
Aula 6 : Valor artístico, Valor histórico na história da arte europeia
Aula 7: A visão da história na perspectiva pós-colonial e decolonial : referenciais teóricos
Aula 8: Arte Pública e Modernidade : memória , apagamento e o conceito de esfera pública
Aula9: Anti-monumentos . Trabalho de Cildo Meireles
Aula 10: História negras e indígenas : a desconstrução da historiografia da arte
Aula 11: Memórias decoloniais : Exposição de Grada Kilomba ( Pinacoteca, 2019)
Aula 12: Memórias decoloniais : Exposição Rosana Paulino ( Pinacoteca,2018)
Aula 13: Arte Indígena Contemporânea : perspectivismo (Exposição Pinacoteca ,Véxoa,2020)
Aula 14 : Orientação Trabalho Final
Aula 15: Apresentação e Discussão Trabalhos Final
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, leituras programadas da fundamentação teórica , análise crítica de artistas, obras e exposições e mostras referenciais e seminários.