Turma AD045 - Técnica V: Variação e Exploração - Turma A

Código / Turma

AD045 A

Nome

Técnica V: Variação e Exploração

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet
Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento

Aulas práticas mas remotas inicialmente. De preferência gostaria de usar o Zoom que fornece uma visibilidade maior, tanto para os alunos quanto para a professora. 

Atualizado em
16/12/2020 11:22
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Holly Elizabeth Cavrell

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudos e ênfase no uso dos apoios no solo que propiciem um ativo suporte nas quedas e recuperação. Relação do peso, do tempo e do contratempo. Importância da respiração integrada ao movimento e a percepção do uso consistente da energia durante a aula. Exploração do espaço com ritmos variados e dinâmicos. Aprofundamento na dimensão artística considerando os aspectos prático-pedagógicos desse conteúdo curricular

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Básica:

BERNARD, Michel. Les nouveaux codes corporels de la danse contemporaine. In: PIDOUX, Jean-Yves (Org.). La danse, art du XX siècle. Lausane: Payot Lausanne, 1990, p. 68-76 (Traduzido para o Português pela professora).

ROCHA, Thereza. O que é dança contemporânea? A narrativa de uma impossibilidade. Ensaio Geral, Belém, v3, n.5, jan-jul. 2011.

SUQUET, Annie. Cenas. O corpo dançante: um laboratório de percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (dir.). História do Corpo Vol. 3: As mutações do olhar. Século XX. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008, p.509-539.

VELLOZO, Marila A.; PEES, Adriana A.; GERALDI, Silvia M. (Ed.). Dança, percepção e micropolíticas do corpo em experiências somáticas. Revista Científica/FAP, Curitiba, n.13, p. 1-128, jul./dez. 2015.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 6
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

Trabalho pratica focado nas técnicas de dança moderna e linhas contemporâneas, aprofundando aspectos do aprendizado sensório-motor e dos processos de consciência pelo movimento. Dominar codificações e princípios técnicos estudados, sabendo utilizá-los para a investigação e elaboração de novos repertórios de movimento. Este semestre se concentrará predominantemente em como o corpo se organiza em relação ao peso, tempo e fluxo. Serão oferecidas sequências de dança básicas e complexas para dar ao aluno a chance de aplicar seus conhecimentos já adquiridos e aplicá-los à sua capacidade de lembrar e executar essas sequências, dando atenção à sua própria forma de expressão. O aluno começará a tomar consciência dos diferentes usos do espaço em seu movimento por meio da percepção dos planos e níveis verticais (baixo, médio e alto). Improvisações serão inseridas em vários momentos da aula.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Avaliação prática (peso 4)

Pesquisas teórico-práticas, resenhas de textos e reflexões conceituais (peso 3)

Auto-avaliação escrita, refletindo sobre o processo e resultado alcançado (peso 2)

Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas aulas e demais atividades didáticas (peso 1)

Cronograma (Plano de Aula)

1. Consicência do movimento, enfocando:

  • Estrutura e função do movimento
  • Integração entre respiração/movimento
  • Diferenciação e conexão de unidades corporais
  • Dinâmica do equilíbrio corporal
  • Alinhamento e aspectos dinâmicos da postura
  • Pontos de apoio, alavancas, simetria, tonicidade
  • Percepção e escuta de si, do outro, do ambiente

2. Desenvolvimento de técnicas e linhas da dança contemporânea que enfoquem:

  • Iniciação, sequenciamento e irradiação do movimento
  • Peso e energia corporal
  • Uso do torso: noção de eixo; mobilidade da coluna
  • Relação centro/extremidades
  • Relações espaciais do corpo em movimento: corpo no espaço / espaço no corpo; direções, planos, níveis, apoios, foco, amplitude, trajetórias
  • Timing: ritmo interno e externo; velocidade/aceleração, pulso, pausa, acento
  • Codificações específicas: bounce, rebound, suspension, body swings, arches, spirals, twist, turns
  • Fluxo, presença e conectividade

3. Estudos de improvisação

Metodologia (Plano de Aula)

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas práticas - remotas inicialmente ou híbridas, dependendo na decorrência da Pandemia Covid-19

Leitura de textos e reflexões teóricas

Estudos dirigidos de performance e apreciação técnica

 

Observação (Plano de Aula)

em branco