Turma AD045 - Técnica V: Variação e Exploração - Turma A
AD045 A
Técnica V: Variação e Exploração
Google Meet
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Aulas práticas mas remotas inicialmente. De preferência gostaria de usar o Zoom que fornece uma visibilidade maior, tanto para os alunos quanto para a professora.
16/12/2020 11:22
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudos e ênfase no uso dos apoios no solo que propiciem um ativo suporte nas quedas e recuperação. Relação do peso, do tempo e do contratempo. Importância da respiração integrada ao movimento e a percepção do uso consistente da energia durante a aula. Exploração do espaço com ritmos variados e dinâmicos. Aprofundamento na dimensão artística considerando os aspectos prático-pedagógicos desse conteúdo curricular
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Básica:
BERNARD, Michel. Les nouveaux codes corporels de la danse contemporaine. In: PIDOUX, Jean-Yves (Org.). La danse, art du XX siècle. Lausane: Payot Lausanne, 1990, p. 68-76 (Traduzido para o Português pela professora).
ROCHA, Thereza. O que é dança contemporânea? A narrativa de uma impossibilidade. Ensaio Geral, Belém, v3, n.5, jan-jul. 2011.
SUQUET, Annie. Cenas. O corpo dançante: um laboratório de percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (dir.). História do Corpo Vol. 3: As mutações do olhar. Século XX. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008, p.509-539.
VELLOZO, Marila A.; PEES, Adriana A.; GERALDI, Silvia M. (Ed.). Dança, percepção e micropolíticas do corpo em experiências somáticas. Revista Científica/FAP, Curitiba, n.13, p. 1-128, jul./dez. 2015.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
OBJETIVOS
Trabalho pratica focado nas técnicas de dança moderna e linhas contemporâneas, aprofundando aspectos do aprendizado sensório-motor e dos processos de consciência pelo movimento. Dominar codificações e princípios técnicos estudados, sabendo utilizá-los para a investigação e elaboração de novos repertórios de movimento. Este semestre se concentrará predominantemente em como o corpo se organiza em relação ao peso, tempo e fluxo. Serão oferecidas sequências de dança básicas e complexas para dar ao aluno a chance de aplicar seus conhecimentos já adquiridos e aplicá-los à sua capacidade de lembrar e executar essas sequências, dando atenção à sua própria forma de expressão. O aluno começará a tomar consciência dos diferentes usos do espaço em seu movimento por meio da percepção dos planos e níveis verticais (baixo, médio e alto). Improvisações serão inseridas em vários momentos da aula.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Avaliação prática (peso 4)
Pesquisas teórico-práticas, resenhas de textos e reflexões conceituais (peso 3)
Auto-avaliação escrita, refletindo sobre o processo e resultado alcançado (peso 2)
Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas aulas e demais atividades didáticas (peso 1)
Cronograma (Plano de Aula)
1. Consicência do movimento, enfocando:
- Estrutura e função do movimento
- Integração entre respiração/movimento
- Diferenciação e conexão de unidades corporais
- Dinâmica do equilíbrio corporal
- Alinhamento e aspectos dinâmicos da postura
- Pontos de apoio, alavancas, simetria, tonicidade
- Percepção e escuta de si, do outro, do ambiente
2. Desenvolvimento de técnicas e linhas da dança contemporânea que enfoquem:
- Iniciação, sequenciamento e irradiação do movimento
- Peso e energia corporal
- Uso do torso: noção de eixo; mobilidade da coluna
- Relação centro/extremidades
- Relações espaciais do corpo em movimento: corpo no espaço / espaço no corpo; direções, planos, níveis, apoios, foco, amplitude, trajetórias
- Timing: ritmo interno e externo; velocidade/aceleração, pulso, pausa, acento
- Codificações específicas: bounce, rebound, suspension, body swings, arches, spirals, twist, turns
- Fluxo, presença e conectividade
3. Estudos de improvisação
Metodologia (Plano de Aula)
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas práticas - remotas inicialmente ou híbridas, dependendo na decorrência da Pandemia Covid-19
Leitura de textos e reflexões teóricas
Estudos dirigidos de performance e apreciação técnica