Turma AD047 - Técnica VII: Expressão e Integração - Turma A

Código / Turma

AD047 A

Nome

Técnica VII: Expressão e Integração

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Outro
Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/12/2020 11:51
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Daniela Gatti

Ementa (Catálogo da DAC)

Fluência em variações elaboradas. Ênfase no domínio do movimento e a capacidade de responder a sequências, que integrem além de complexidade técnica, o expressividade e desempenho performático. Apropriação da dimensão artística considerando os aspectos prático-pedagógicos desse conteúdo curricular.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Básica: 

CAVRELL, H. Dando Corpo à História. Curitiba: Prismas, 2015. (CDP-VI) (PCC)

FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento: exercícios fáceis de fazer, para melhorar a postura, visão, imaginação e percepção de si mesmo. 3. ed. [São Paulo, SP]: Summus, [1977.]. 224 p. (Novas buscas em psicoterapia, v.5). 

FORTIN, Sylvie; LONG, Warwick. Percebendo diferenças no ensino e na aprendizagem de técnicas de dança contemporânea. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p.9-29, maio/agosto de 2005.

HUMPHREY, Doris. The art of making dances. Edited by Barbara Pollack. Princeton: Dance Horizons: Princeton Book, c1987. 189p. : il.

LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990. (CDP-VI) (PCC)

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 6
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

  • Familiarizar o aluno com conceitos da dança moderna (espaço, tempo e peso) e como eles se transformaram na dança contemporânea;
  • Propiciar a integração entre métodos somáticos (Moishe Feldenkrais) e as técnicas de dança moderna (Doris Humphrey, Jose Limon e Martha Graham);
  • Vivenciar o corpo dançante como dramaturgia;
  • Aprimorar a percepção e presença corporal no espaço cênico. 

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Presença e participação nas aulas, Duas auto-avaliações.

Cronograma (Plano de Aula)

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Desconstrução de movimentos;
  • Estudos das relações com a gravidade;
  • Espirais; 
  • Trabalho de chão, 
  • Estudos de seqüências de movimento nos diferentes níveis, planos e direções espaciais; 
  • Trabalho com a consciência e integração da respiração na experiência de frases de movimentos mais complexas. 

 

Exercicios de Yoga e seus conceitos também são elementos que serão apresentados para auxiliar a ligação dos movimentos, a respiração e a compreensão do corpo como um todo. 

Metodologia (Plano de Aula)

 METODOLOGIA DE ENSINO

  • Aulas praticas três vezes por semana. 
  • Clinicas onde os alunos trabalham em pares para estudo do movimento dançante.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco