Turma AD047 - Técnica VII: Expressão e Integração - Turma A
AD047 A
Técnica VII: Expressão e Integração
Google Meet, Outro
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
16/12/2020 11:51
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Fluência em variações elaboradas. Ênfase no domínio do movimento e a capacidade de responder a sequências, que integrem além de complexidade técnica, o expressividade e desempenho performático. Apropriação da dimensão artística considerando os aspectos prático-pedagógicos desse conteúdo curricular.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Básica:
CAVRELL, H. Dando Corpo à História. Curitiba: Prismas, 2015. (CDP-VI) (PCC)
FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento: exercícios fáceis de fazer, para melhorar a postura, visão, imaginação e percepção de si mesmo. 3. ed. [São Paulo, SP]: Summus, [1977.]. 224 p. (Novas buscas em psicoterapia, v.5).
FORTIN, Sylvie; LONG, Warwick. Percebendo diferenças no ensino e na aprendizagem de técnicas de dança contemporânea. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p.9-29, maio/agosto de 2005.
HUMPHREY, Doris. The art of making dances. Edited by Barbara Pollack. Princeton: Dance Horizons: Princeton Book, c1987. 189p. : il.
LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990. (CDP-VI) (PCC)
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
OBJETIVOS
- Familiarizar o aluno com conceitos da dança moderna (espaço, tempo e peso) e como eles se transformaram na dança contemporânea;
- Propiciar a integração entre métodos somáticos (Moishe Feldenkrais) e as técnicas de dança moderna (Doris Humphrey, Jose Limon e Martha Graham);
- Vivenciar o corpo dançante como dramaturgia;
- Aprimorar a percepção e presença corporal no espaço cênico.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Presença e participação nas aulas, Duas auto-avaliações.
Cronograma (Plano de Aula)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Desconstrução de movimentos;
- Estudos das relações com a gravidade;
- Espirais;
- Trabalho de chão,
- Estudos de seqüências de movimento nos diferentes níveis, planos e direções espaciais;
- Trabalho com a consciência e integração da respiração na experiência de frases de movimentos mais complexas.
Exercicios de Yoga e seus conceitos também são elementos que serão apresentados para auxiliar a ligação dos movimentos, a respiração e a compreensão do corpo como um todo.
Metodologia (Plano de Aula)
METODOLOGIA DE ENSINO
- Aulas praticas três vezes por semana.
- Clinicas onde os alunos trabalham em pares para estudo do movimento dançante.