Turma AD083 - Trabalho de Conclusão de Curso I: Licenciatura em Dança - Turma A

Código / Turma

AD083 A

Nome

Trabalho de Conclusão de Curso I: Licenciatura em Dança

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Outro
Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento

Drive e Moodle.

Atualizado em
16/12/2020 14:47
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Marisa Martins Lambert

Jussara Corrêa Miller

Mariana Baruco Machado Andraus

Ana Maria Rodriguez Costas

Ementa (Catálogo da DAC)

Orientação específica para o desenvolvimento de monografia, onde haja uma reflexão sobre a realidade sociocultural dos alunos, o papel da arte no seu desenvolvimento educacional e a relação entre arte, educação e sociedade. Aprimoramento dos estudos de língua portuguesa. Será indicada bibliografia pertinente e serão realizados grupos de estudo para o debate sobre estes temas.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BIBLIOGRAFIA

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Disponível em: www.abnt.org.br 

CEREJA, W. R., MAGALHÃES, T. R. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. 4.ed. São Paulo: Atual, 2013.

HOOKS Bell. Ensinando a transgredir: A Educação como Prática de Liberdade. 2ª Ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Tradução de Rute Costa. 1a Edição Portuguesa. Lisboa: Orfeu Negro, 2012. 

PERROTTA, Cláudia. Um texto para chamar de seu. São Paulo: Martins Editora, 2004.

SANTOS, Boaventura de Souza. O Fim do Império Cognitivo.: A afirmação das Epistemologias do Sul. 1ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019

STRAZZACAPPA, M. & MORANDI, C. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas: Papirus, 2006.

WOSNIACK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. (Org.). O avesso do avesso do corpo - educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011. p. 163-184.

WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. (Org.). Seminários de Dança 3 - Algumas Perguntas Sobre Dança e Educação. Joinville: Nova Letra, 2010.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

Ao final do semestre, o aluno deverá estar apto a:

 

- Refletir criticamente sobre a experiência prática de estágio, enfocando o desenvolvimento de uma visão crítica da ação docente, a ser aprofundada no semestre seguinte;

- Sistematizar aprendizagens, relacionar vivência acadêmica com experiência real no campo educacional de trabalho na área da dança;

- Discorrer sobre as relações entre textos artísticos, técnicos e históricos, bem como a experiência prática nas disciplinas anteriormente cursadas, rumo a uma análise aprofundada de um ensino de dança que envolva a articulação de processos de criação, preparação técnica, interpretação, procedimentos metodológicos e pedagógicos;

- Desenvolver monografia final individual a partir do plano elaborado ao longo do semestre mediante orientação em sala de aula, com temática escolhida pelo aluno e sob a orientação do professor.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

- Entrega dos trabalhos solicitados ao longo do semestre, como redações feitas em casa ou registro escrito das discussões em grupo realizadas em sala (somadas, resultarão em uma nota de 0 a 10, que terá peso 1 na composição da média).

- Entrega de um plano de monografia contendo a estrutura dos capítulos já esboçados (nota de 0 a 10, com peso 2 na composição da média).

- Aspectos atitudinais: interesse e participação nas aulas e demais atividades didáticas (nota de 0 a 10, com peso 1 na composição da média).

 

O aluno será considerado aprovado se obtiver média final igual ou superior a 5,0 e frequência mínima de 75%.

 

Cronograma (Plano de Aula)

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ordenados em quatro eixos, os conteúdos programados estão pautados pelo propósito de apresentar e relacionar temáticas relevantes à dança e seu ensino na contemporaneidade, nos âmbitos artístico, educacional e sociocultural, considerando-se o propósito da disciplina de propiciar ao aluno a elaboração de um projeto para o desenvolvimento de seu Trabalho de Conclusão de Curso. 

1. A dança e seu ensino

  • Concepções filosóficas, políticas, pedagógicas, éticas, estéticas e artísticas
  • Didática da dança: eixos e processos de ensino-aprendizagem 
  • Interlocução entre apreciação estética, análise de obras, criação e produção artística, difusão cultural 

2. A docência em dança: reflexões sobre as práticas de estágio

-  A produção artística e a relação com a arte/dança na educação formal e não formal (conceito de transposição didática e entendimento das relações socioculturais em interlocução com o ensino de dança)

-  Projetos artístico-pedagógicos na educação formal e não formal

-  Relatos e reflexões sobre as atividades de estágio, avaliação e registro das práticas de observação, assistência e docência; reconhecimento sobre o papel da documentação do trabalho docente para a produção de conhecimento sobre ensino de dança

-  O conhecimento do desenho curricular nos contextos de ensino e o papel do educador de arte/dança na instituição escolar: relações com a equipe de trabalho, pais, alunos, coordenadorias e diretorias de ensino, instituições culturais, escolas e academias de dança, entre outras

-  Planejamento educacional: elaboração de planos de ensino e planos de aula

3. A prática artística, a pesquisa e o ensino: transposições pedagógicas e investigações metodológicas em diferentes contextos de ensino

-  A dança na educação básica 

  • A iniciação artística em dança nos projetos socioculturais
  • A formação do artista da dança: dimensões técnicas, expressivas e inventivas
  • Diversidade, inclusão e comunidades especiais

4.   Estudo de materiais, recursos e fontes de pesquisa para o ensino e mediação da dança

-  Análise crítica de materiais didáticos, paradidáticos e outros materiais de natureza pedagógica (na área de dança)

-  Análise de livros voltados para arte-educadores e licenciados em dança (documentos institucionais, materiais oferecidos por museus, parâmetros e livros dirigidos à formação de educadores e professores de arte/dança)

-   Análise de materiais, produção bibliográfica e instrumentos legais voltados para pessoas com necessidades especiais

-     Análise de registros de obras de arte, vídeos e sites de arte/dança

Metodologia (Plano de Aula)

 METODOLOGIA DE ENSINO

  • Avaliação diagnóstica: elaboração de redação sobre o percurso percorrido nas disciplinas anteriores do curso de Licenciatura em Dança para verificação de pré-requisitos; 
  • Aulas expositivas dialogadas, que levem a discussões sobre as leituras indicadas para problematização de conteúdos;
  • Estudos dirigidos em grupos para identificação dos eixos temáticos;
  • Apresentação de vídeos e materiais didáticos sobre ensino de dança aos alunos, bem como de referenciais e documentos oficiais que legislam sobre o campo da Educação, especificamente no que concerne ao ensino de artes/dança.

Observação (Plano de Aula)

em branco