Turma AD535 - Dança do Brasil V - Turma A
AD535 A
Dança do Brasil V
Google Classroom, Outro
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Esta disciplina caracteriza-se por práticas de laboratório de dança e outros aprendizados corporais. Ela será iniciada online, mas espera-se que possa tornar-se presencial o quanto antes, respeitando-se os protocolos de higienização e segurança. Enquanto for online será utilizada a plaraforma ZOOM
16/12/2020 15:37
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Pesquisa de campo, continuidade do desenvolvimento do processo criativo e reflexão crítica e teórica para a elaboração de relatório. Sistematização do material das pesquisas de campo e dos resultados do processo criativo em trabalho de expressividade do intérprete.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
BIBLIOGAFIA BÁSICA
MELCHERT, A.C.L. O desate criativo: estruturação da personagem a partir do método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). 158p. Dissertação (Mestrado em Artes) –Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em:
http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/285036
RODRIGUES, G. E. F. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Campinas, SP: [s.n.], 2003. Tese (Doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes (IA). Disponível em:
http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/284769/1/Rodrigues_Graziela_D.pdf
RODRIGUES, G.E.F. Corpo para receber Iabá. In: Anais... VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Porto Alegre, RS: ABRACE, 2012. Disponível em:
http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/pesquisadanca/Graziela_Rodrigues_-__Corpo_para_receber_Iab__3.pdf
RODRIGUES, G. O lugar da pesquisa. Conceição-Conception. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cena, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, n.1, v.1, 2012. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647726
RODRIGUES, G. E. F.; TURTELLI, L. S. Umbanda e método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): confluências. Revista Urdimento, v.1, n.28, p. 139-158, jul. 2017. Disponível em:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017139/6930
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
OBJETIVOS
Desenvolver um processo de criação artística em dança deflagrado pelas pesquisas de campo em Dança do Brasil, tendo como foco aquilo que é mobilizado no corpo do intérprete a partir desses encontros. Refletir sobre o lugar do intérprete como agente do processo criativo. Propiciar que o aluno tenha um aprendizado básico sobre processos emocionais relacionados ao fazer artístico. Possibilitar aos alunos melhor clareza e ferramentas para o desenvolvimento de projetos na área de Dança do Brasil.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Frequência e assiduidade
- Empenho na realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre
- Trabalho final
Cronograma (Plano de Aula)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Estabelecer um processo criativo individualizado e contínuo;
- Estudo de noções básicas da psicologia, sobre imagem corporal, mecanismos de defesa e outros que se fizerem necessários.
- A Estruturação da Personagem no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete;
- A Estrutura Física e Anatomia Simbólica no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete;
- A Técnica dos sentidos no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete;
- A pesquisa de campo como aspecto fundamental para o desenvolvimento da área de Dança do Brasil;
- O trabalho de laboratórios dirigidos: dojos;
- O trabalho com objetos e pontos cantados;
- O diário de bordo a partir do fluxo dos sentidos;
- As sínteses individualizadas da técnica dos sentidos;
- Criação de sínteses do processo vivenciado;
- Desenvolvimento e articulação com os processos individualizados de principais temas brasileiros tais como orixás, folias, festejos de boi, entre outros;
- O campo das relações;
- O trabalho de grupo.
Metodologia (Plano de Aula)
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas práticas, teóricas, laboratórios dirigidos e pesquisa de campo.