Turma AD601 - História da Dança no Brasil - Turma A

Código / Turma

AD601 A

Nome

História da Dança no Brasil

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Outro
Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento

Moodle

Atualizado em
16/12/2020 15:42
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Maria Claudia Alves Guimarães

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo da dança e de sua história no Brasil, do Brasil e sobre o Brasil. Atualização dos saberes pré-adquiridos sobre nação e folclore, dança e nação, as questões do nacional-popular. Pré-românticos, balé romântico e nação, dança moderna e contemporânea: o século XX no Brasil. O mundial e o topológico: o Brasil na rede da dança.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BIBLIOGRAFIA

BOURCIER, P. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes,1987.

NAVAS, C. & DIAS, L.  Dança Moderna. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.

PEREIRA. R. A formação do balé brasileiro. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

SUCENA, Eduardo. A Dança Teatral no Brasil. Rio de Janeiro: MINC/FUNDACEN, 1988.

VICENZIA, Ida. Dança no Brasil. Rio de Janeiro: FUNARTE/ Atração Produções Ilimitadas, 1997.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

 

OBJETIVOS

Introdução ao estudo da história da dança no país, relacionando-a a nossa história sócio-cultural-econômica e política. Instigar os alunos a uma reflexão sobre essa história: suas questões e suas transformações ao longo do século XX a contemporaneidade. Incentivá-los a realização de pesquisas bibliográficas e de campo sobre alguns temas do conteúdo programático.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • Leitura e capacidade de articulação dos textos indicados
  • Acesso ao material disponibilizado no Moodle
  • Exercícios e relatórios teóricos
  • Trabalhos e Seminários
  • Além disso, serão considerados aspectos referentes à participação nas aulas.

 

Cronograma (Plano de Aula)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Danças do Brasil, no Brasil e sobre o Brasil;
  2. A dança no Brasil-Colônia e no período imperial. A dança dos povos indígenas. A dança dos povos de origem africana.Heranças portuguesas.
  3. Reflexos do romantismo na dança. O Caso Maria Baderna. 
  4. A dança nas primeiras décadas do séc. XX. O ensino e o status do balé na educação. O desenvolvimento das artes de espetáculo após a 1ª. Guerra Mundial (teatros, público, turnês, gênero de espetáculos).
  5. A criação da 1ª. Escola Oficial de Balé. Criação de outras escolas.
  6. A profissionalização da dança (As décadas de 1940 e de 1950). Aspirações de um balé brasileiro.
  7. O modernismo e a dança. O início da dança moderna no Brasil.
  8. Os anos 70 e as transformações na história da dança no Brasil.
  9. Particularidades do desenvolvimento da dança nas diversas regiões do país. 
  10. O contemporâneo.

Metodologia (Plano de Aula)

METODOLOGIA DE ENSINO

Os conteúdos desta disciplina serão abordados e trabalhados de forma alternada, através de aulas online, da leitura e escrita de textos, de exibição de vídeos, de discussões com os alunos, salas de aula invertidas, quizzes, lives, etc.

Os recursos didáticos a serem utilizados serão: apresentação de imagens em power-point, vídeos, assistência de espetáculos, leitura e discussão de textos teóricos disponibilizados através de links ou em PDF no Moodle,  trabalhos dirigidos, salas de aula invertidas, quizzes, lives, etc.

Os recursos didáticos a serem utilizados serão: apresentação de power-points, vídeos sobre os artistas estudados, vídeos captados na internet; debates com artistas (quando possível), assistência e discussão de espetáculos de dança, leitura de textos teóricos.

Observação (Plano de Aula)

em branco