Turma AD945 - Tópicos Especiais X - Turma A
AD945 A
Tópicos Especiais X
Google Meet
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Aulas práticas mas remotas inicialmente. De preferência gostaria de usar o Zoom que fornece uma visibilidade maior, tanto para os alunos quanto para a professora.
16/12/2020 15:59
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A ementa desta disciplina deverá ser definida por ocasião de seu oferecimento.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Bibliografia
BANES, Sally Terpsichore in Sneakers - Post-Modern Dance. Wesleyan University Press. 1987
BARBIERI, Donatella. Costume in Performance - Materiality, Culture, and the Body. London: Bloomsbury, 2017.
BRITTO, Fabiana Dultra, JACQUES, Paola Berenstein. Corpocidade. Editora da Universidade Feveral da Bahia, Salvador, 2017
BROCKETT, Oscar G. History of the Theatre. Needham Heights: Allyn & Bacon, 1999.
BRYAN-WILSON, Julia; ARDUI, Olivia. (org.) Histórias da dança: antologia. Volume 2. São Paulo: MASP, 2020.
CLARK, Mary; CRISP, Clement. Design for Ballet. London: Cassel & Collier Macmillan Publishers, 1978.
HUMPHREY, Doris. The Art of Making Dances. Princeton Book Company, Princeton, NJ.1959.
MORGENROTH, Joyce. Dance Improvisation, University of Pittsburgh Press, 1987.
NORA, Sigrid. (org.) Temas para a dança brasileira. São Paulo: Edições Sesc SP, 2010.
PEREIRA, Roberto, SOTER, Silvia, Licões de Dança 1, Editora Univercidade, Rio de Janeiro, 2006
PEREIRA, Roberto, SOTER, Silvia, ARAGAO, Vera. Licões de Dança, Editora Univercidade, Rio de Janeiro, 2000
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Esta aula incidirá sobre aspectos da estética na dança e abordará métodos práticos e teóricos. Ministrada por três professoras distintas, a disciplina oferecerá três diferentes pontos de vista e referências artísticas a respeito de espaço e tempo, peso, acumulação e repetição. O enfoque na visibilidade, composição em Dança, exercícios que instrumentalizem a percepção do aluno sobre os princípios acima mencionados e a discussão sobre o trabalho de um determinado artista ou movimento artístico serão fundamentais para a compreensão de cada princípio.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Três estudos em grupo após cada bloco e um trabalho final. Relatório final do curso.
Cronograma (Plano de Aula)
Conteúdo Programático
O programa será disponibilizado na ocasião do oferecimento da disciplina.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas remotas pelo Zoom de três horas semanais. Aulas serão divididas entre três professoras com cada professora dando uma aula cada semana por três semanas. O aluno deverá produzir um estudo em grupo após completar cada um dos três blocos, Obs: Na quarta semana teremos um encontro para conversar e analisar o trabalho feito pelo cada grupo. O estudo/trabalho final será de criar uma síntese de todos os três blocos.