Turma AR101 - Fundamentos Filosóficos da Arte Educação - Turma A
AR101 A
Fundamentos Filosóficos da Arte Educação
Google Meet, Google Classroom, Outro
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
16/12/2020 16:07
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
O processo do conhecimento humano: vivências e significações. O conhecimento inteligível e o saber sensível. Linguagem e conhecimento conceitual (inteligível). Os signos estéticos como simbolização do saber sensível. A dimensão educacional da arte. Atualização dos saberes pré-adquiridos sobre a temática da disciplina.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
6. BIBLIOGRAFIA
ANDRADE, Erika Natasha Fernandes; CUNHA, Marcus Vinícius. A contribuição de John Dewey ao ensino da arte no Brasil. Espacio, Tiempo y Educación, v. 3, n. 2, July-December 2016, pp. 301-319.
BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-educação: leitura no subsolo. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005, p.42-55.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
DEWEY, John. A criatura viva. In: DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 59-84.
EFLAND, Arthur D. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. In: GUINSBURG, J.; BARBOSA, Ana Mae. O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005, p.173-188.
FERREIRA, Sueli (org.). O ensino das artes-construindo caminhos. Campinas, SP: Papirus, 2001.
MARQUES, Isabel. Corpo, dança e educação contemporânea. Pro-Posições, Vol. 9 N° 2 (26) Junho de 1998, p. 70-78.
NASSIF, Silvia C. Algumas questões sobre a significação musical e suas implicações para o ensino da música.
PENNA, Maura. Ensino de arte: um momento de transição. Pro-Posições, Campinas, v. 10, n.3 [30], p.57-66, 1999.
PORCHER, Louis. Educação artística-luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1973.
Revista Música Hodie, Goiânia, V.15 - n.2, 2015, p. 106-121.
RICHTER, Ivone Mendes. Multiculturalidade e Interdisciplinaridade. In: BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003.
STRAZZACAPPA, M.; NASSIF-SCHROEDER, S.C.; SCHROEDER, J. A construção do conhecimento em Arte. In: OLIVEIRA Jr., W.M.; BITTENCOURT, A.B. Estudo, pensamento e criação. Campinas: Graf. FE, p. 75-82, 2005.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009. Cap. 1 e 2 (p. 11-42)
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
3. OBJETIVOS
- despertar os alunos para as diferentes formas de conhecimento humano, enfatizando as peculiaridades inerentes ao conhecimento artístico ;
- levar os alunos a refletir a respeito da importância da arte na formação do indivíduo;
- apresentar diferentes visões sobre o papel da arte dentro da sociedade;
- promover a reflexão no licenciando sobre seu papel dentro do processo de democratização do ensino de arte.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados a partir de :
- leitura de textos, participação nos debates e propostas de aula (2,0);
- apresentação de seminário (4,0);
- trabalho escrito individual (4,0);
Cronograma (Plano de Aula)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- As várias abordagens para o ensino de arte e suas concepções de educação e de arte implícitas
- A arte como conhecimento
- Arte, cultura e educação
- Arte e significação: a percepção estética
- Arte-educação e criação
- Funções da arte na educação: essencialistas x contextualistas
Metodologia (Plano de Aula)
METODOLOGIA DE ENSINO
A disciplina será desenvolvida em forma de aulas expositivas e interativas, com a utilização de recursos multimídia.