Turma MP110 - Arranjo I - Turma A
MP110 A
Arranjo I
Google Meet, Google Classroom
Kelly Cristina Silva
16/12/2020 16:13
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Técnicas de escrita musical para formações instrumentais diversas. Prática de arranjo em música popular.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
ADLER, S. The Study of Orchestration. New York/London: W.W. Norton and Company, 1989.
ALMADA, C. Arranjo. Campinas: Ed. da Unicamp, 2000.
PISTON, W. Orchestration, Nova York: W.W.Norton, 1955.
GUEST, I. Arranjo. Rio de Janeiro: Ed. Lumiar, 1995
KENNAN, Kent; GRANTAHM, Donald. The Tecnique of Orquestration. 6ed. New Jersey: Prentice Hall, 2002.
TINÉ, Paulo José de S. Harmonia: Fundamentos de Arranjo e Improvisação. São Paulo: Rondó, 2ª Ed., 2014
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Adquirir os conhecimentos técnicos básicos para a realização de análise e a prática de arranjo, assim como para a realização de exercícios de instrumentação e orquestração
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Trabalhos semestrais sobre tópicos específicos do conteúdo.
Cronograma (Plano de Aula)
- A escrita coral: extensões e articulações vocais;
- A seção rítmico-harmônica: formas de escrita;
- Técnicas e fórmulas de acompanhamento;
- O arranjo vocal com seção rítmica;
- O 4way-close aplicado à melodia dada;
- Instrumentos de Cordas Arcadas: extensões, características e articulações ;
- Formação camerística I: o quarteto de cordas;
- O acabamento em cordas: possibilidades de aberturas de oitavações;
- O arranjo com cordas: seção rítmico-harmônica com cordas;
- A posição espalhada (Drops) aplicado à melodia dada: abordagem mecânica.
- Os instrumentos de madeira: extensões, características e articulações;
- O quinteto de madeiras: formação camerística característica;
- Possibilidades de dobramentos e oitavações no naipe de madeiras;
- Madeiras e cordas: a orquestra clássica;
- A técnica dos Spreads.
- - Técnicas contrapontísticas aplicadas ao arranjo;
- - O naipe de saxofones: extensões e características;
- - O Quarteto de saxofones.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, atividades analíticas, auditivas e construtivas.