Turma MP130 - Harmonia I - Turma A

Código / Turma

MP130 A

Nome

Harmonia I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/12/2020 16:16
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paulo José de Siqueira Tiné

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo dos conceitos e procedimentos harmônicos característicos da música popular. Prática de escrita harmônica.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALMADA, Carlos. Harmonia Funcional. Campinas: Ed. UNICAMP, 2009.

TINÉ, Paulo José de S. Harmonia: Fundamentos de Arranjo e Improvisação. São Paulo: Rondó, 2ª Ed., 2014.

__________________. Harmonia no Contexto da Música Popular, in Vitedur – Letras, Vol.6. São Paulo: Vilnius. 2002.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Tornar o aluno apto a realizar e analisar, através dos conceitos básicos da harmonia, a estilística e o repertório ligado à música popular;

Introduzir conceitos de arranjo (harmonia em bloco) e improvisação (relação escala-acorde).

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Prova sobre o conteúdo dado e trabalho sobre tópicos específicos do conteúdo ou apresentação de trabalho composicional a partir dos mesmos tópicos.

Cronograma (Plano de Aula)

  • Campo harmônico maior e o sistema de notas evitadas para cada grau;
  • Classificação dos movimentos harmônicos: fortes, fracos e superfortes;
  • Realização de exercícios através da técnica de bloco 4way-close;
  • Campo menor harmônico e o sistema de notas evitadas para cada grau;
  • Dominantes secundárias (DS);
  • Relação escala-acorde no contexto das DS com os modos derivados apenas da escala maior e menor harmônica;
  • A cadência II-V e as cadências secundárias II-V para cada grau do campo;
  • O Blues Maior e o Blues Menor.
  • Modulçações às Tonalidades Vizinhas e Relativas no Círcula das Quintas;
  • A técnica dos Drops a partir do 4-way-close;
  • Moduçações às tonalidades Homônimas no Círculo das Quintas

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, atividades analíticas, auditivas e construtivas.

Observação (Plano de Aula)

em branco