Turma MP140 - História e Linguagem da Música Popular I - Turma A
MP140 A
História e Linguagem da Música Popular I
Google Meet, Google Classroom
Kelly Cristina Silva
16/12/2020 16:18
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Abordagem analítica sobre a evolução estética e sociocultural da música popular nacional e internacional, do início do século até os dias de hoje.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
ANDRADE, Mário de. Ensaios sobre a Música Brasileira. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1922.
________. Modinhas Imperiais. Prefácio. São Paulo: Casa Chiarato, 1930.
________. Aspectos da Música Brasileira, São Paulo/Brasília: Ed., Martins/INL,1975.
________. Música Doce Música. São paulo: Livraria Martins Fontes,1963.
________. Dicionário musical brasileiro. Belo Horizonte: Itatiáia; Brasília (DF): Ministério da Cultura; São Paulo: IEB-USP/EDUSP, 1989.
________. Danças dramáticas do Brasil. Belo Horizonte: Itatiáia Editora 2002.
CABRAL, Sérgio. A MPB na Era do Rádio. São Paulo, SP: Ed. Moderna, 1996.
FRANCESCHI, Humberto Moraes. A Casa Edison e seu tempo. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Sarapuí, 2002.
MACHADO, Cacá. O enigma do homem célebre - ambição e vocação de Ernesto Nazareth. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2007.
MORAES, José Geraldo Vinci e SALIBA, Elias Thomé (orgs.) História e Música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010.
________.“aquarela do Brasil”. in: Arthur Nestroviski (org.). Lendo Canções. São Paulo: publifolha, 2007, pp. 119-39.
TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. Lisboa: Editorial Caminho, 1990.
_______. Pequena História da Música Popular. são paulo: Art ED., 1991.
TATIT, luiz. O Século da Canção. são paulo, ateliê, 2004.
_______. O cancionista. São Paulo: Edusp, 1996
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
(a) Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre a história da música popular brasileira;
(b) Estabelecer relações entre a produção musical e a formação sócio-cultural do país;
(c) Estimular a leitura de textos de história da música popular brasileira e de outras áreas das ciências humanas que contribuam para a compreensão dessa manifestação cultural.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
1. Prova I (35%)
2. Prova II (35%)
3. Resenha (livre escolha) de duas leituras obrigatórias (20%)
4. Participação em aula (10%)
Cronograma (Plano de Aula)
AULA 01 – Apresentação do Curso
AULA 02 – Primeiras escutas
AULA 03 – Música popular urbana: modinhas, polcas, valsas e maxixes
AULA 04 – A síncopa brasileira: Ernesto Nazareth (1963-1934)
AULA 05 – Pelo Telefone: a autoria
AULA 06 – Rádio e disco: a era da canção popular nacional
AULA 08 – Desde que o samba é samba
AULA 09 – O samba, a prontidão e outras Bossas: Noel Rosa (1910-1937)
AULA 10 – Entre o erudito e o popular
AULA 11 – Mário de Andrade I (Itinerário)
AULA 12 – Mário de Andrade II (Ensaio sobre música brasileira)
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, leitura e análise de textos sobre História e cultura da Música Popular Brasileira.