Turma AR301 - Psicologia do Desenvolvimento Aplicado às Artes I - Turma A

Código / Turma

AR301 A

Nome

Psicologia do Desenvolvimento Aplicado às Artes I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, Outro
Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/12/2020 16:19
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Jussara Corrêa Miller

Ementa (Catálogo da DAC)

A compreensão do desenvolvimento do ser humano em relação aos aspectos da habilidade motora, da ampliação do conhecimento e da capacidade criadora, levando-se em conta a expressão lúdica e o aprofundamento da percepção corporal, visual e auditiva do indivíduo. A experiência do fenômeno da arte, tanto em sua aproximação do material concreto quanto na realização de composições mais elaboradas, permitindo a compreensão do processo criativo e evidenciando a necessidade da expressão individual, experiência essa adequada às diversas fases evolutivas e variadas formas de aprendizagem.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

 

6. BIBLIOGRAFIA 

Básica:

ARNHEIM, R. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 1980. pp..154-205 

BEE, Helen L. e MITCHELL, Sandra K. A pessoa em desenvolvimento. Harbra, 1986 

BIAGGIO, Angela M. B. Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis,RJ, Ed. Vozes, 2015. 

ERIKSON, Erik. O Ciclo de Vida Completo. Porto Alegre, Artmed, 1998 

GELEWSKI, Rolf. Estruturas Sonoras I – Uma percepção elementar da música à serviço da educação. Salvador, BA: Nós Editora, 1973. 

LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990 

PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forence Universitária,1998. 

TOURRETTE, Catherine, GUIDETTI, Michèle. Introdução à Psicologia do Desenvolvimento do nascimento à adolescência. Petrópolis, RJ, Vozes, 2012. 

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1991 

ZIMMERMANN, Elisabeth B.(org). Corpo e Individuação. Petrópolis, Vozes, 2009 

 A bibliografia poderá ser complementada durante o curso. 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

 

3. OBJETIVOS

  • Oferecer ao estudante de artes, recursos de análise e compreensão dos conteúdos expressivos e simbólicos em relação às diversas fases do desenvolvimento humano.
  • Favorecer o melhor desempenho profissional do futuro artista-docente, assim como proporcionar-lhe auto- conhecimento e domínio em seu caminho pessoal.
  • Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar, organizar e estruturar seus conhecimentos, suas fundamentações de base e suas habilidades e competências desenvolvidas durante a formação acadêmica, enfocando sua futura ação como artista-docente. 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

 

 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • Presença e participação em sala de aula.
  • Trabalhos intermediários.
  • Trabalho final. 

Cronograma (Plano de Aula)

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Estudos sobre as fases do desenvolvimento humano. 

- O ciclo vital. 

- A relação entre as diversas etapas do desenvolvimento da personalidade e o ensino da Arte na escola. 

- Principais etapas do desenvolvimento da criança.


- Estudos da Percepção, Memória e Imaginação.


- O desenvolvimento cognitivo da criança e do adolescente.


- Símbolo e signo; imagens simbólicas no processo de criação.


- O desenvolvimento continuado do indivíduo (processo de Individuação); relações entre consciência e inconsciente.


- Qualidades do movimento expressivo e a relação com o desenvolvimento humano.

- Vivências arquetípicas na formação do indivíduo: sonhos, imaginação, desenhos, narrativas.


- Dinâmicas direcionadas a escuta e amadurecimento da visão do aluno sobre corpo, arte, e educação, com especial atenção ao diálogo entre as linguagens: dança, música e artes visuais.

- Reflexão  sobre o papel do artista-docente na contemporaneidade. 

 

Metodologia (Plano de Aula)

 

5. METODOLOGIA DE ENSINO

As aulas compõem-se de estudos teóricos e propostas práticas com ocasionais apresentações de vídeos artísticos e pedagógicos. Ao final de cada tema, haverá propostas, por escrito e práticas, com o objetivo de verificar a assimilação dos conteúdos apresentados. 

Além disso, serão propostas as seguintes atividades: leitura de livros e artigos; discussão de filmes e documentários; audição de músicas selecionadas e jogos de atenção e presença. 

 

Observação (Plano de Aula)

em branco