Turma MP141 - Canto na Música Popular I - Turma A
MP141 A
Canto na Música Popular I
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Kelly Cristina Silva
16/12/2020 16:41
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo histórico e técnico do desenvolvimento da voz na canção popular brasileira, realizado a partir da escuta de fonogramas das décadas de 30 a 45, a época de ouro da música popular brasileira.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Enio, Lysias & Viera, Luis Fernando. Luiz Peixoto-pelo buraco da fechadura. 2002. Vieira & Lent Casa Editorial.
Garcia, Tânia. O “it verde e amarelo” de Carmen Miranda. 2004. Anablume/FAPESP
Máximo, João & Didier, Carlos. Noel Rosa – uma biografia. 1990. Editora UNB.
Mello, Zuza H. de e Severiano, Jairo. A canção no tempo. Vol.1 . 1998. Editora 34. São Paulo
Sandroni, Carlos. Feitiço Decente. 2001. Jorge Zahar Editor/UFRJ. Rio de Janeiro.
Severiano, Jairo. Uma história da música popular brasileira. Editora 34
Tatit, Luiz. O Cancionista. 1998. EDUSP. SP
Tinhorão, José Ramos. Música Popular- do gramofone ao rádio e TV. 1981. Editora Ática. São Paulo.
Veneziano, Neyde. O teatro de revista no Brasil. 1991. Editora da UNICAMP.
Viana, Hermano. O Mistério do Samba. 1995. Jorge Zahar Editor / UFRJ. Rio de Janeiro
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Possibilitar conhecimento das principais vozes que construíram a história do canto na música popular brasileira, compreendendo as referências estéticas da voz e o universo autoral.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação continua, considerando frequência, pontualidade, realização das tarefas propostas e participação em aula.
Cronograma (Plano de Aula)
AULA 1
Escuta das muitas vozes do Brasil – os cantos das diversas tradições
Texto: Escutatória (Rubem Alves)
AULA 2
Mario de Andrade e a Missão de Pesquisas Folclóricas
AULA 3
A Casa Edison – as vozes nas gravações mecânicas
AULA 4
Francsico Alves
Mario Reis
- características vocais e performativas
AULA 4
Araci Cortes
- escuta da voz e gesto vocal
AULA 5
Luiz Barbosa
Fala, ritmo e qualidades vocais
AULA 6
Aracy de Almeida
- gesto interpretativo e vocalidades
AULA 7
Carmen Miranda
- gesto vocal e enunciação (oralização)
AULA 8
Orlando Silva
- música e expressividade vocal
AULA 9
VASSOURINHA
- articulação rítmic
AULA 10
CIRO MONTEIRO
JORGE VEIGA
- o samba, a fala, o canto (vozes tematizadas)
Aula 11
Discussão sobre o texto: Dicção de Noel Rosa (in O Cancionista - Luiz Tatit)
Aula 12
Ademilde Fonseca
- choro cantado
AULA 13
Grupos Vocais da Época de Ouro
AULA 14
As irmãs Batista (Linda e Dircinha)
- voz passional
Metodologia (Plano de Aula)
Partindo da escuta de repertório, aplicação da Semiótica da Canção e da Análise do Comportamento Vocal como ferramentas para aprofundar o conhecimento sobre as vozes e o conteúdo cancional do período. Complementação analítica através da leitura de textos para compreensão do momento musical, político e social vivido no período estudado.