Turma MP340 - História e Linguagem da Música Popular III - Turma A
MP340 A
História e Linguagem da Música Popular III
Google Meet, Google Classroom, Outro
Kelly Cristina Silva
16/12/2020 17:05
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo da história da música popular brasileira das origens aos dias de hoje. Gêneros, estilos, artistas e movimentos.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
BRITO, Brasil Rocha (1960). “Bossa Nova”. In: Balanço da Bossa e outras Bossas. Augusto de Campos. 2a Edição. São Paulo: Editora Perspectiva. 1974, pp. 17-40.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Edu Lobo e Carlos Lyra: O Nacional e o Popular na Canção de Protesto (os anos 60). Revista Brasileira de História. 1998, vol. 18, no. 35, pp. 13-52.
COUTINHO, Carlos Nelson (1990). “O Nacional-Popular como alternativa à cultura “intimista””. In: Cultura e Sociedade no Brasil, Expressão Popular. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.
GOMES, Tiago de Melo. Formas e sentidos da identidade nacional: o malandro na cultura de massas (1884-1929). In: Revista de História (USP). N. 141 (1999): Dossiê – "Cinema brasileiro e História".
MAMMI, Lorenzo. João Gilberto e o projeto utópico da bossa nova. Novos Estudos CEBRAP. São Paulo, n. 34, p. 63-70, nov. 1992.
NAPOLITANO, Marcos. A síncope de idéias: a questão da tradição na música popular brasileira. SP, Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.
NAVES, Santuza Cambraia. O violão azul: modernismo e música popular. RJ, FGV Editora, 1998.
SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: Transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Ed. UFRJ/ Zahar, 2001.
SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo: 85 anos de músicas brasileiras (vol. 1: 1901-1957). São Paulo: Ed. 34, 1997.
_______________. A canção no tempo: 85 anos de músicas brasileiras (vol. 2: 1958-1985). São Paulo: Ed. 34, 1998.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
(a) Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre a história da música popular brasileira;
(b) estabelecer relações entre a produção musical e a formação sócio-cultural do país;
(c) estimular a leitura de textos de história da música popular brasileira e de outras áreas das ciências humanas que contribuam para a compreensão dessa manifestação cultural.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Leitura e discussão de textos; realização de trabalho individual escrito; apresentação de trabalho em grupo(s) em forma de seminário.
Cronograma (Plano de Aula)
- “Belle Époque” e a música popular feita no começo da indústria fonográfica brasileira.
- Primeira transição e “Época de Ouro”: o disco, o rádio e a fixação dos principais gêneros fonográficos.
- Segunda transição e Bossa Nova: baião, bolero, samba ‘de fossa’ e a moderna MP.
- Música instrumental, samba-jazz, Quarteto Novo e além.
- Música engajada, festivais e MPB.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, leitura de textos sobre história da música popular brasileira e escuta e análise de fonogramas.