Turma MP370 - Tópicos Especiais em Música III - Turma AM
MP370 AM
Tópicos Especiais em Música III
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Kelly Cristina Silva
A disciplina será oferecida através do ensino remoto.
16/12/2020 17:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo programado de assunto relevante em área específica da música.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
FERREIRA, Sueli (org.). Ensino das artes- construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001.
HENTSCHKE, Liane e DEL BEN, Luciana (orgs.). Ensino de Música- propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003
KRIEGER, Elisabeth. Descobrindo a música: idéias para a sala de aula. 2ª. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2007
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Ibpex, 2010.
PAZ, Ermelinda. Pedagogia musical brasileira no século XX- metodologias e tendências. Brasília: Musimed, 2000.
ZAGONEL, Bernadete. Brincando com música na sala de aula- jogos de criação musical usando a voz, o corpo e o movimento. Curitiba: Ibpex, 2011.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Preparar aulas de musicalização para crianças e adolescentes de 7 a 12 anos do curso de extensão ART0221.
Planejar aulas em equipe.
Refletir sobre a adequação de material pedagógico para essa faixa etária.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Os alunos deverão: a) participar semanalmente do planejamento em equipe realizado pelo Google Meet; b) preparar material didático audiovisual para atuar com as crianças e adolescentes inscritos nas "Oficinas de Musicalização" em situações reais de ensino-aprendizagem; c) confeccionar planos de aula e relatórios escritos sobre a avaliação das aulas; d) realizar a leitura de textos de apoio.
Cronograma (Plano de Aula)
Aula 1: apresentação do curso e divisão dos grupos
Aula 2: aspectos do planejamento: organização do cronograma de aulas das “Oficinas de Musicalização”
Aula 3: aspectos do planejamento: avaliação da aprendizagem musical
Aula 4: planejamento de aulas
Aula 5: planejamento de aulas e produção de material didático
Aula 6: observação e discussão sobre o desenvolvimento musical das crianças
Aula 7: planejamento de aulas e produção de videoaulas
Aula 8: planejamento de aulas e produção de videoaulas
Aula 9: planejamento de aulas e produção de videoaulas
Aula 10: aspectos do planejamento: avaliação da aprendizagem musical
Aula 11: observação e discussão sobre o desenvolvimento musical das crianças
Aula 12: preparativos para a aula aberta e encerramento do curso
Aula 13: preparativos para a aula aberta e encerramento do curso
Aula 14: avaliação da aula aberta e preparativos para a continuidade do curso de extensão
Aula 15: preparativos para a continuidade do curso de extensão e encerramento da disciplina
Metodologia (Plano de Aula)
A disciplina será desenvolvida às segundas-feiras, das 18 às 20 horas, pelo Google Meet, em forma de estudos e planejamento em grupo, sob a coordenação da professora responsável. Serão produzidas videoaulas, material virtual para ser apresentado sincronamente e gravações.
Durante todo o semestre, os alunos do curso de Licenciatura em Música irão interagir remotamente com crianças e adolescentes da comunidade de Campinas e região que frequentam as “Oficinas de Musicalização” às terças-feiras das 18 às 20 horas. Das 18 às 19 horas, todo o grupo de crianças e adolescentes fará atividades de música e exploração sonora coletivamente. E das 19 às 20 horas, os alunos de 7 a 9 anos farão aula de musicalização, enquanto os alunos de 10 a 12 anos estudarão violão, flauta ou teclado em conjunto.
Assim, os alunos da Licenciatura deverão preparar material para os grupos específicos durante o planejamento coletivo na disciplina “Tópicos Especiais em Música”. Deverão avaliar constantemente todo o processo e elaborar relatórios.