Turma MP470 - Tópicos Especiais em Música IV - Turma SN

Código / Turma

MP470 SN

Nome

Tópicos Especiais em Música IV

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/12/2020 17:20
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Silvia Cordeiro Nassif

Klesley Bueno Brandão

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo programado de assunto relevante em área específica da música.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

A ser definida na ocasião do oferecimento da disciplina.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Proposta de curso de prática de música popular voltado para alunos de graduação em música, com foco em repertório de música brasileira que visa propiciar um contato prático/reflexivo com alguns dos variados gêneros de música popular presentes nas cinco regiões do Brasil. São eles: Norte: boi e carimbó; Nordeste: frevo, baião e maracatu; Sul: chamamé e milonga; Sudeste: samba, jongo; Centro Oeste: rasqueado, siriri e cururu.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação será processual e levará em conta a participação em cada aula e a gravação coletiva final de um arranjo desenvolvido na disciplina.

Cronograma (Plano de Aula)

O programa será disponibilizado na ocasião do oferecimento da disciplina.

Metodologia (Plano de Aula)

Nesse primeiro semestre serão trabalhadas a interpretação e improvisação a partir do frevo, baião e maracatu, através da confecção de arranjos elaborados considerando as possibilidades técnicas de cada aluno.

Para se pensar as especificidades que compõe os gêneros musicais a serem trabalhados, serão realizadas aproximações com a teoria enunciativa discursiva proposta por autores de círculo de Bakhtin. 

Propõe-se também utilizar a perspectiva da psicologia histórico cultural de Vigotski, seus colaboradores e continuadores, como base para a elaboração de estratégias pedagógicas para o ensino e aprendizagem de práticas de repertórios de gêneros de música popular brasileira.

Observação (Plano de Aula)

Essa disciplina está sendo oferecida como parte de um projeto de doutorado e será ministrada na sua integralidade pelo doutorando Klesley Bueno Brandão. Estão previstos 4 semestres sequenciais, sendo que cada semestre abordará alguns gêneros musicais específicos.