Turma MP541 - Canto na Música Popular V - Turma A
MP541 A
Canto na Música Popular V
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Kelly Cristina Silva
16/12/2020 17:22
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo progressivo e sistemático do repertório referente à música caipira e ao samba paulista.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Andrade de, Mário. Aspectos da Música Brasileira. Capítulo: Samba Rural Paulista pág.112 a 185. Editora Vila Rica. 1991
Prado, Bruna Q. A passagem de Geraldo Filme pelo samba paulista: narrativas de palavras e música Dissertação de Mestrado apresentada no IFCH. 2014
Candido, Antonio. Os Parceiros do Rio Bonito. Editora 34.10ª edição 2003.
Nepomuceno, Rosa. Música Caipira – da roça ao rodeio. Editora 34.1999
Tinhorão, Jose Ramos. Pequena História da Música Popular. Editora Vozes. 1974. Pág. 183 a 205 Os gêneros rurais urbanizados.
Vilela, Ivan. O caipira e a viola brasileira. In Sonoridades Luso-Afro-Brasileiras
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Possibilitar o contato com o universo da música caipira e do samba paulista, compreendendo os referenciais estéticos que vigoram no comportamento vocal e no contexto autoral.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação contínua, considerando frequência, pontualidade, realização das tarefas propostas e participação em aula.
Cronograma (Plano de Aula)
AULA 1
Escuta da tradição – festas religiosas e gêneros populares do interior paulista
São Paulo de corpo e alma (grupo cachoeira)
AULA 2
Escuta analítica das vozes dessas tradições
AULA 3
Discussões iniciais sobre o livro Cantando a Própria História
AULA 4
Escuta analítica de fonogramas do compositor e cantador João Pacífico
AULA 5
Escuta analítica dos fonogramas do disco Canto dos Escravos (Selo Eldorado)
AULA 6
Escuta analítica de fonogramas do compositor e cantor Geraldo Filme
AULA 7
Discussão de texto: A passagem de Geraldo Filme pelo samba paulista: narrativas de palavras e música Dissertação de Mestrado apresentada ao Depto de Antropologia para obtenção do título de Mestre no IFCH – UNICAMP Orientação Profa Dra Rita Morelli
Discussão sobre o capítulo 4
AULA 8
Escuta analítica de fonogramas do compositor Paulo Vanzolini
AULA 9
Escuta analítica de fonogramas da dupla Cascatinha e Inhana
AULA 10
Escuta analítica de fonogramas do cantor e compositor Adoniran Barbosa
AULA 11
Escuta analítica de fonogramas da dupla Tonico e Tinoco
AULA 12
Escuta analítica da obra fonográfica da cantora Inezita Barroso
AULA 13
Escuta analítica de fonogramas de novos compositores e interpretes do samba de São Paulo: Douglas Germano, Kiko Di Nucci
AULA 14
Discussões finais, entrega de trabalhos
Metodologia (Plano de Aula)
Através da escuta e análise, cancional e do comportamento vocal, compreender os dois universos musicais e suas relações de conteúdo.