Turma MP541 - Canto na Música Popular V - Turma A

Código / Turma

MP541 A

Nome

Canto na Música Popular V

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/12/2020 17:22
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Regina Machado

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo progressivo e sistemático do repertório referente à música caipira e ao samba paulista.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Andrade de, Mário. Aspectos da Música Brasileira. Capítulo: Samba Rural Paulista pág.112 a 185. Editora Vila Rica. 1991

Prado, Bruna Q. A passagem de Geraldo Filme pelo samba paulista: narrativas de palavras e música Dissertação de Mestrado apresentada no IFCH. 2014

Candido, Antonio. Os Parceiros do Rio Bonito. Editora 34.10ª edição 2003.

Nepomuceno, Rosa. Música Caipira – da roça ao rodeio. Editora 34.1999

Tinhorão, Jose Ramos. Pequena História da Música Popular. Editora Vozes. 1974. Pág. 183 a 205 Os gêneros rurais urbanizados.

Vilela, Ivan. O caipira e a viola brasileira. In Sonoridades Luso-Afro-Brasileiras

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Possibilitar o contato com o universo da música caipira e do samba paulista, compreendendo os referenciais estéticos que vigoram no comportamento vocal e no contexto autoral.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação contínua, considerando frequência, pontualidade, realização das tarefas propostas e participação em aula.

Cronograma (Plano de Aula)

AULA 1                                                                                                                                                    

Escuta da tradição – festas religiosas e gêneros populares do interior paulista

São Paulo de corpo e alma (grupo cachoeira)                   

AULA 2

Escuta analítica das vozes dessas tradições

AULA 3

Discussões iniciais sobre o livro Cantando a Própria História

AULA 4                                                           

Escuta analítica de fonogramas do compositor e cantador João Pacífico

AULA 5                                                                          

Escuta analítica dos fonogramas do disco Canto dos Escravos (Selo Eldorado)

AULA 6                                                           

Escuta analítica de fonogramas do compositor e cantor Geraldo Filme

AULA 7                                                                          

Discussão de texto: A passagem de Geraldo Filme pelo samba paulista: narrativas de  palavras e música   Dissertação de Mestrado apresentada ao Depto de Antropologia para obtenção do título de Mestre no IFCH – UNICAMP  Orientação Profa Dra Rita Morelli

Discussão sobre o capítulo 4

AULA 8                                                                                         

Escuta analítica de fonogramas do compositor Paulo Vanzolini

AULA 9                                                                          

Escuta analítica de fonogramas da dupla Cascatinha e Inhana

AULA 10

Escuta analítica de fonogramas do cantor e compositor Adoniran Barbosa

AULA 11                                                                                       

Escuta analítica de fonogramas da dupla Tonico e Tinoco

AULA 12                                                                                      

Escuta analítica da obra fonográfica da cantora Inezita Barroso

AULA 13

Escuta analítica  de fonogramas de novos compositores e interpretes do samba de São Paulo: Douglas Germano, Kiko Di Nucci

AULA 14

Discussões finais, entrega de trabalhos

 

 

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

Através da escuta e análise, cancional e do comportamento vocal, compreender os dois universos musicais e suas relações de conteúdo.

Observação (Plano de Aula)

em branco