Turma MP741 - Canto na Música Popular VII - Turma A

Código / Turma

MP741 A

Nome

Canto na Música Popular VII

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

Esta disciplina contará com a participação da pesquisadora Maria Elisa Xavier de Miranda Pompeu, doutoranda no PPG Música.

Atualizado em
16/12/2020 17:23
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Regina Machado

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo progressivo e sistemático da canção popular produzida nos países da América Latina, com enfoque especial para Argentina, Chile, Cuba, Peru e México.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

 

Leituras obrigatórias

Os Campos Neutrais de Vitor Ramil: uma POEtica do Frio entre Nuvens, Borges e Bourdieu – artigo de Leandro Maia -  XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Pelotas – 2019

https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/29anppom/29CongrAnppom/paper/viewFile/5718/2372   

 

VELASCO, Fabiola. La Nueva Canción Latinoamericana: notas sobre su origen y definición. Repertorio Americano. Presente y Pasado, Revista de Historia. nº 23. Enero- Junio 2007. Disponível em:

https://biblat.unam.mx/hevila/Presenteypasado/2007/vol12/no23/9.pdf

 

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Possibilitar o contato com o universo da música latino-americana, com a finalidade de compreender a diversidade da canção latinoamericana, os gêneros foclóricos e de raiz foclórica,  o comportamento vocal e os elos estabelecidos com a canção popular brasileira.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliaçaõ contínua, considerando a frequência, pontualidade, participação em aula e realização dos trabalhos propostos.

Cronograma (Plano de Aula)

AULA 1 a 5 (Argentina)

Generos focloricos e os elos com os “nuevos cancioneiros”.

AULA 2                                                                                 

Mercedes Sosa – o simbolismo político na expressão de uma voz

Aula 3                                                           

Liliana Herrero – o que uma voz expressa para além das palavras

AULA 4                                                                                             

Margarita Palacios

Disco – Una vida para el canto

Atahualpa Yupanqui

AULA 5                                                                                 

De Carlos Gardel à Adriana Varela – o tango

AULA 6

Discussão sobre o texto La Nueva Canción Latinoamericana: notas sobre su origen y definición. Repertorio Americano. Presente y Pasado,  

AULA 7 e 8 (Mexico) 

Lila Downs                                                                            

AULA 8                                  

Chavela Vargas

AULA 9 (Peru)

A música negra Peruana

Indicação para que vejam o documentário “Sigo siendo”                                      

AULA 10 e 11 (Chile)

- sugestão para que assistam “Violeta foi para o céu”

Violeta Parra – a busca da tradição e a criação

Aula 11                                                         

Victor Jara

Quillapayun

 

AULA 12

Discussão sobre o texto Os Campos Neutrais de Vitor Ramil: uma POEtica do Frio entre Nuvens, Borges e Bourdieu

AULA 13 Colombia

Lucía Pulido

Shakira

Totó La Momposina

AULA 14 Cuba

Celia Cruz

Compay Segundo

Omara Portuondo

 

Metodologia (Plano de Aula)

A partir da escuta de fonogramas e das leituras realizadas, desenvolver competência analítica para compreender o comportamento vocal e autoral dentro da canção popular dos países estudados, bem como as ligações estabelecidas com a música popular brasileira.

Observação (Plano de Aula)

em branco