Turma MP741 - Canto na Música Popular VII - Turma A
MP741 A
Canto na Música Popular VII
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Kelly Cristina Silva
Esta disciplina contará com a participação da pesquisadora Maria Elisa Xavier de Miranda Pompeu, doutoranda no PPG Música.
16/12/2020 17:23
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo progressivo e sistemático da canção popular produzida nos países da América Latina, com enfoque especial para Argentina, Chile, Cuba, Peru e México.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Leituras obrigatórias
Os Campos Neutrais de Vitor Ramil: uma POEtica do Frio entre Nuvens, Borges e Bourdieu – artigo de Leandro Maia - XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Pelotas – 2019
https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/29anppom/29CongrAnppom/paper/viewFile/5718/2372
VELASCO, Fabiola. La Nueva Canción Latinoamericana: notas sobre su origen y definición. Repertorio Americano. Presente y Pasado, Revista de Historia. nº 23. Enero- Junio 2007. Disponível em:
https://biblat.unam.mx/hevila/Presenteypasado/2007/vol12/no23/9.pdf
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Possibilitar o contato com o universo da música latino-americana, com a finalidade de compreender a diversidade da canção latinoamericana, os gêneros foclóricos e de raiz foclórica, o comportamento vocal e os elos estabelecidos com a canção popular brasileira.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliaçaõ contínua, considerando a frequência, pontualidade, participação em aula e realização dos trabalhos propostos.
Cronograma (Plano de Aula)
AULA 1 a 5 (Argentina)
Generos focloricos e os elos com os “nuevos cancioneiros”.
AULA 2
Mercedes Sosa – o simbolismo político na expressão de uma voz
Aula 3
Liliana Herrero – o que uma voz expressa para além das palavras
AULA 4
Margarita Palacios
Disco – Una vida para el canto
Atahualpa Yupanqui
AULA 5
De Carlos Gardel à Adriana Varela – o tango
AULA 6
Discussão sobre o texto La Nueva Canción Latinoamericana: notas sobre su origen y definición. Repertorio Americano. Presente y Pasado,
AULA 7 e 8 (Mexico)
Lila Downs
AULA 8
Chavela Vargas
AULA 9 (Peru)
A música negra Peruana
Indicação para que vejam o documentário “Sigo siendo”
AULA 10 e 11 (Chile)
- sugestão para que assistam “Violeta foi para o céu”
Violeta Parra – a busca da tradição e a criação
Aula 11
Victor Jara
Quillapayun
AULA 12
Discussão sobre o texto Os Campos Neutrais de Vitor Ramil: uma POEtica do Frio entre Nuvens, Borges e Bourdieu
AULA 13 Colombia
Lucía Pulido
Shakira
Totó La Momposina
AULA 14 Cuba
Celia Cruz
Compay Segundo
Omara Portuondo
Metodologia (Plano de Aula)
A partir da escuta de fonogramas e das leituras realizadas, desenvolver competência analítica para compreender o comportamento vocal e autoral dentro da canção popular dos países estudados, bem como as ligações estabelecidas com a música popular brasileira.