Turma MU035 - Acústica Musical I - Turma A

Código / Turma

MU035 A

Nome

Acústica Musical I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

EMENTA: Noções de matemática e física, propagação do som, percepção do som, acústica arquitetural, controle de ruído, timbre, altura e intensidade musicais, microfones, planejamento básico de sistemas de sonorização, acústica de salas e tratamento do sinal de áudio.

DINÂMICA: Atividades Coletivas: Seminários ; Atividades Individuais: Pesquisa individual, Aprofundamento no tema individual de investigação, Peparação e realização de Seminários Integrados 2a2; Monografia individual

Atualizado em
16/12/2020 17:23
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

José Augusto Mannis

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo de acústica aplicada à música e instrumentos musicais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

•BENADE, Arthur H., Fundamentals of Musical Acoustics, Mineola, NY: Dover Publications, 1990.

•BERANEK, Leo L. Concert and opera halls: how they sound. New York: Acoustical Society of America, 1996. 643 p.

•______. Music, acoustics & architecture. 2. ed. New York: Springer, 2004. 661 p.

•BISTAFA, Sylvio R. Acústica aplicada ao controle de ruído. São Paulo: Edgard Blücher, 2006. 368 p.

•______. Difusão sonora em salas: paradigmas do passado e estado da arte. In: SEMINÁRIO MUSICA CIENCIA E TECNOLOGIA: ACUSTICA MUSICAL, 1., 2004, São Paulo. Anais… Disponível em: http://gsd.ime.usp.br/acmus/publi/seminario2004.htm. Acesso em: 30 dez. 2006.

•BLAUERT, Jens. Spatial hearing : the psychoacoustics of human sound localization. Ed. rev. Cambridge (EUA): MIT Press, 1997. 494 p.

•CONDAMINES, Roland. Stéréophonie : cours de relief sonore théorique et appliqué. Paris : Masson, 1978. 301 p.

•COOPER, Jeff. Building a recording studio. 5. ed. Los Angeles (EUA): Synergy, 1996. 209 p.

•COX, Trevor. The sound book: the science of ther sonic wonders of the world. New York: W. w. Norton & Co., 2014. 311p.

•DAVIS, Don; DAVIS, Carolyn. Sound system engineering. 2. ed. Indianapolis (EUA): Howard W. Sams & Co., 1987. 665 p.

•DE MARCO, Conrado Silva. Elementos de acústica arquitetônica. São Paulo: Nobel, 1982. 129 p.

•DICKREITER, Michael. Tonmeister technology : recording environments, sound sources and microphone techniques. Tradução: Stephen F. Temmer. New York: Temmer enterprises, 1989. 141 p.

•EVEREST, F. Alton; SHEA, Mike. How build a small budget recording studio. 2. ed. New York (EUA): TAB Books (division of McGraw-Hill), 1988a. 295 p.

•EVEREST, F. Alton; SHEA, Mike. Sound studio construction on a budget. New York (EUA): McGraw-Hill, 1997. 298 p.

•FLETCHER, N.H., ROSSING, T.D.,  The Physics of Musical Instruments, New York, NY: Springer-Verlag, 1998.

•GERGES, Samir N. Y. Ruído : fundamentos e controle. Florianópolis: S. N. Y. Gerges, 1992. 600 p.

•HAAS, H. The Influence of a single echo on the audibility of speech. Journal of AES, v. 20, n. 2, p. 146-159, March, 1972.

•JAFFE, J. Christopher. The acoustics of performance halls: spaces for music from Carnegie Hall to the Hollywood Bowl. New York: W. W. Norton & Co.,2010. 208p.

•JEANS, James. Science & Music. New York: Dover,1968.  258p.

•JORDAN, V. L. Acoustical design of concert halls and theaters. Applied Science: London, 1980.

•KINSLER, Lawrence E.; FREY, Austin R. Fundamentals of acoustics. 3. ed. New York : John Wiley & Sons, 1982. 480 p.

•KNUDSEN, Vern O.; HARRIS, Cyril M. Acoustical design in architecture. 2. ed. New Yok : Acoustical Society of America, 1978. 408 p. KUTTRUFF, Heinrich. Room acoustics. 4. ed. London: Elsevier Science Publisher, 2000.

•LEIPP, Emile. Acoustique et musique. 4. ed. rev. Paris : Masson, 1984. 376 p.

•LEIPP, Emile. La machine à écouter: essai de psycho-acoustique. Paris : Masson, 1977. 260 p.

•MANNIS, José A. Design de difusores sonoros a partir de processo serial: adequação acústica de pequenas salas à performance e audição musical. 2008. 396p. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

•______. Análise modal bidimensional de salas com superfícies seriais difusoras. In: CONGRESSO DE ENGENHARIA DE ÁUDIO, 6., 2008, São Paulo; CONVENÇÃO NACIONAL AES BRASIL, 12, 2008, São Paulo. Anais... p. 30-37.

•______. L’électroacoustique dans la musique d’aujourd’hui. 1987. 189p. Dissertação (Mestrado em Música) - Université de Paris VIII, Paris, 1987.

•______. Intérprete do som: Bases interdisciplinares da performance eletroacústica: Tomada e projeção do som. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE ÁUDIO, 1., 2002, Belo Horizonte. Anais... p.10 ISBN:85-89029-01-8 (acompanha CD-ROM com texto completo)

•______. Acústica arquitetural & música: José Augusto Mannis at TEDxUnicamp2013. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BDoTEA9mw2c&feature=youtu.be  Acesso em: 16 Mar. 2014.

•MANNIS, J. A.; MANZOLLI, J. Introdução aos difusores de Schroeder e análise comparativa com a organização serial na técnica de composição com 12 notas de Schoenberg. Acústica e vibrações, n. 37, p. 15-27, Dez., 2006.

•MEYER, Jürgen. Akustik und musikalishe aufführungspraxis. Frankfurt: Verlag das musikinstrument, 1980. 259 p.

•OLSON, Harry F. Acoustical engineering. New York: Dover, 1967. 718 p.

•_____. Music, physics and engineering. New York : D. Van Nostrand Company, 1957. 460 p.

•PRADO, L. Cintra do. Acústica arquitetônica. São Paulo: USP, 1962. 128 p.

•ROSSING, Thomas D. The Science of sound. 2.ed. New York: Addison Wesley, 1990. 686 p.

•SEARS, Francis; ZEMANSKY, Mark W.; YOUNG, Hugh D. Física: mecânica dos fluidos, calor, movimento ondulatório. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1984. v. 2.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Instrumentar os alunos com noções básicas de acústica, compreendendo os fenômenos elementares envolvidos em diferentes atividades musicais.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

•Frequência mínima de acordo com as determinações da Unicamp;

•Justificativas de Ausência somente serão avaliadas com encaminhamento por escrito acompanhadas de documentação circunstanciada e comprovação;

•Avaliação de desempenho no Seminário

•Avaliação de Forma e Conteúdo da Monografia, incluindo, consistência, suficiência, normatização do trabalho, redação, clareza de pensamento e argumentação

 

 

Cronograma (Plano de Aula)

1.Princípios da propagação sonora

2.Princípios matemáticos, Lei de Fechner, Bel & dB,

3.Dimensionamento de PA

4.Propagação na atmosfera, camadas térmicas

5.O Ouvido Humano – Percepção do som

6.Critical Listening

7.Irradiação sonora, Captação sonora, Ambientes de Imersão

8.Modos de vibração – Cordas, Tubos, Membranas - Série Harmônica 1

9.Acústica Subjetiva – Intensidades, Alturas,

10.Intervalos musicais, Microtons – Série Harmônica 2 - Escalas e Temperamentos

11.Princípios de Sonorização

12.Acústica de Salas – Auditórios – Estúdios

13.Acústica no processamento de sinais – Restauração de áudio

14.Seminários || ou MONOGRAFIA + REALIZAÇÂO PRATICA LABORATORIAL VIRTUAL

 

Metodologia (Plano de Aula)

•Informação – Assimilação – Síntese: Aulas expositivas, atividades praticas experimentais, leitura de textos recomendados, elaboração de trabalho com foco em assunto musical de interesse do(a) discente, acompanhamento da elaboralçao do trabalho, apresentação em seminário virtual.

Observação (Plano de Aula)

em branco