Turma MU056 - Tópicos Especiais em Música III - Turma AF2

Código / Turma

MU056 AF2

Nome

Tópicos Especiais em Música III

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

Disciplina oferecida juntamente com disciplina da pós-graduação

Atualizado em
16/12/2020 17:52
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Angelo José Fernandes

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo programado de assunto relevante em área específica da música.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALWES, C. L. A History of Western Choral Music: Romanticism through the Avant-garde Vol. 2. New York: Oxford University Press, 2016.

ALWES, C. L. Paul Hindemith’s Six Chansons: genesis and analysis. IN: Choral Journal, Vol. 32, No. 2, 1995.

ALWES, C. L. Words and Music: Benjamin Britten’s Evening Primrose. IN: Choral Journal, Vol. 45, No. 1, 2004. pp. 27-33

BERNAC, Pierre. The interpretation of French song. New York: Norton, 1978. 

BRITTEN, B. Five Flower Songs, Op. 47. 1 Partitura. Vozes. Londres: Boosey and Hawkes.

CHRISTIAN D. S. A Study of Britten’s unaccompanied choral cycles: A Boy was born (1933), A.M.D.G. (1939), The Five Flower Songs (1951), Sacred and Profane (1975). 2015. Tese (Doutorado) – University of Illinois at Urbana-Champaign.

CONTE, David. Ralph Vaughan Williams's Three Shakespeare Songs: an analytical guide for conductors and composers.  IN: The Choral Journal, Vol. 42, No. 9, 2002, pp. 9-23.

DEBUSSY, C. Trois chansons de Charles d’Orléans. 1 partitura. Vozes. Paris: A. Durand & Fills, 1908. 

DEBUSSY, C. Trois chansons de Charles d’Orléans. 1 partitura. Vozes. Paris: B. Schott ́s Söne, 1992. 

FLORY, P. J. Six chansons of Paul Hindemith: an analysis in relation to performance. 1970. Dissertação (Mestrado) – Butler University.

HINDEMITH, Paul. Six Chansons. 1 Partitura. Vozes. Mainz: Schott Music, 1971.

JACOBSON, J. R. Debussy’s Trois Chansons: an analysis. IN: Coral Journal, Vol. 29, No. 9, 1988.

LINCOLN, D. A. Francis Poulenc’s Sept Chansons (1936). IN: Choral Journal, 1974.

MARCHETTO, L. F. L. Chanson polifônica francesa: um estudo nas obras corais a capella de C. Debussy e M. Ravel. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo.

MECHEM, K. The Choral Cycle. IN: The Choral Journal, Vol. 10, No. 7, 1970, pp. 8-11.

ORENSTEIN, A. The vocal works of Maurice Ravel. 1968. Tese (Doutorado) – Columbia University.

POULENC, F. Intégrale de la musique pour choeur a cappella Vol. 1: musique profane pour chœur mixte. 1 Partitura. Vozes. Paris : Editions Salabert, 1994.

RAVEL, M. Trois chansons pour choeur mixte sans accompagnement. 1 partitura. Vozes. Paris: A. Durand, 1916. 

SCHÖENBERG, A. Fundamentos da composição musical. São Paulo: EDUSP, 1995. 

SHROCK, D. Choral Repertoire. New York: Oxford University Press, 2009.

STRIMPLE, N. Choral Music in the Twentieth Century. Portland, OR: Amadeus Press, 2002.

VAUGHAM WILLIAMS, R. Three Shakespeare Songs. 1 partitura. Vozes. Londres: Oxford University Press, 1951.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

O conteúdo da disciplina tem por objetivo a análise textual, musical e do binômio texto-música em seis ciclos de canções polifônicas da primeira metade do século XX, a saber: 1. C. Debussy - 3 Chansons; 2. M. Ravel - 3 Chansons; 3) F. Poulenc - 7 Chansons; 4) P. Hindemith - 6 Chansons; 5) R. Vaugham Williams - 3 Shakespeare Songs; 6) B. Britten - 5 Flower Songs.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação será feita a partir de um artigo escrito com foco na análise musical de determinada canção polifônica da primeira metade do séc. XX abordada ou não nas aulas. 

Cronograma (Plano de Aula)

O programa será disponibilizado na ocasião do oferecimento da disciplina.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas ministradas de forma remota pelos professores responsáveis pela disciplina.

Observação (Plano de Aula)

em branco